sábado, 17 de novembro de 2018

Não sede conformadas com este mundo!







 “E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus”. (Romanos 12:2)


Irª. Luciana dos Santos Macedo Costa

Queridas irmãs diante de tantas inversões de valores morais e princípios, principalmente os Bíblicos, evidenciados nos últimos dias, me veio a seguinte pergunta: Como estará o mundo nas próximas décadas se nós mulheres crentes nos conformarmos ou nos moldarmos como o mundo? Como nossos filhos e netos viverão em um mundo tão corrompido e perverso? A resposta veio através da palavra de Deus que nos exorta a não sermos conformadas com o mundo apesar de vivermos nele, mas, sermos transformadas pela renovação do entendimento bíblico para que possamos experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus  “E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus” (Romanos 12:2). Deus nos incumbiu com uma grande responsabilidade de refletirmos a sua glória “Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor”.  (II Coríntios 3:18) e o representarmos diante dos homens e o nosso testemunho poderá honrá-lo ou não. Ele nos chama de sal da terra porque somos a conserva do mundo, astros, embaixadores, o bom perfume de Cristo “Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens” (Mateus 5:13), “Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo”. (Filipenses 2:15), “De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus” (II Coríntios 5:20),  “Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem” (II Coríntios 2:13); então irmãs nos é imputado uma responsabilidade de não sermos iguais aos ímpios praticando e se conformando com  o que há no mundo e suprimindo a vontade de Deus que é de sermos luz e não trevas “Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte”(Mateus 5:14).
Antes de sermos resgatadas por Cristo éramos criaturas de Deus e estávamos conformadas em nossa ignorância pela falta de conhecimento bíblico, apresentávamos comportamentos iguais ao do mundo, tínhamos gostos, pensamentos, atitudes e até nos vestíamos semelhantemente as outras mulheres e vivíamos segundo as nossas concupiscências carnais nos vangloriando, mas, depois que Cristo nos recebeu como filhas a nossa relação agora é de filiação somos “filhas de Deus” e recebemos o seu Santo Espírito e devemos nos deixar ser guiadas por ele em obediência, como é maravilhosa uma relação de obediência entre filhos e Pai, é o que Deus espera de nós “Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância” (I Pedro 1:14); “Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência” (Efésios 2:2). Agora que somos filhas e não mais criaturas de Deus, devemos alcançar a renovação do entendimento e sermos transformadas pelo conhecimento bíblico que deverá ocorrer ao longo da nossa peregrinação e alguns pontos são necessários para acompanhar essa transformação o primeiro ponto que deve ser refletido é nos deixar ser guiada pelo Espírito Santo de Deus e não pelo nosso coração pois ele é enganoso e perverso, todas as vezes que nos deixamos ser guiadas por ele só encontraremos sofrimento “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? (Jeremias 17:9), depois devemos desejar o leite racional que é a palavra de Deus como recém-nascidos pelo peito da mãe, pois não há crescimento espiritual se não nos alimentarmos da palavra de Deus “Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo”(I Pedro 2:2), e esse alimento deve ter razão de costume não apenas só na igreja ou nos encontros mais diariamente devemos nos deleitar com a palavra de Deus “Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal” (Hebreus 5:14) acredito irmãs, que o maior entendimento que deve ser pedido a Deus é de não esperarmos em Cristo apenas nesta vida pois se assim for seremos as mais miseráveis pecadoras “Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens”. (I Coríntios 15:19) Esse entendimento fará com que nossa esperança esteja depositada nos céus e não na terra, nas promessas gloriosas de Cristo para os seus filhos,  mansões celestiais, Rio da vida, refrigério da alma e amor em abundância, sem dor, lágrimas e nenhum sofrimento e um corpo incorruptível.

             Um versículo que me chamou muita atenção no livro de Efésios está escrito assim devemos aprovar o que for agradável ao Senhor, “Aprovando o que é  ao Senhor” (Efésios 5:10); “Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor” (Efésios 5:17). Vem-nos a seguinte pergunta o que será agradável ao Senhor?  Que o nosso corpo seja usado para ser um culto racional “Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional” (Romanos 12:1). Se Deus nos exorta a apresentar o nosso corpo em sacrifício devemos começar a entender que o nosso vestuário também faz parte desta apresentação aí vem a seguinte pergunta as nossas roupas nos diferenciam das demais mulheres do mundo? Ou nos vestimos conforme o que elas usam? O que Deus aprova é que o nosso vestir seja um traje honesto e com pudor “Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos”. (I Timóteo 2:9). Nos dias atuais, percebemos que o vestuário das mulheres estão a cada dia mais sem pudor, que começam desde cedo a se inflamarem com a sensualidade e suas tendências, o que está chegando até  dentro das igrejas e levando os irmãos a cometerem o pecado da concupiscência dos olhos com roupas que mostram demais os seus contornos e decotes muito sensuais, não devemos nos conformar com tais práticas e sim renovar o nosso entendimento através das Sagradas Escrituras.
Nestas últimas décadas irmãs estamos vivenciando uma ascensão de pessoas que aprovam as ideologias pecaminosas como homoafetividade, pedofilia, aborto, tatuagens, pircings, músicas mundanas, novelas, feminismo, que são todas contrárias à Bíblia “Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si”. (Romanos 1:24). Como está escrito devemos nos afastar de toda aparência do mal, se atentarmos para o versículo até da aparência do mal devemos nos afastar como está em I Tessalonicenses 5:22  Abstende-vos de toda a aparência do mal”. As mulheres do mundo estão conformadas com a dissolução do casamento e nós irmãs não podemos estar de acordo com esses pensamentos!  A família sempre foi  e será um projeto de Deus eu não me imagino sem o meu esposo e meus três filhos a quem amo a cada um com grande alegria, fruto do nosso compromisso diante de Deus depois que nos tornamos uma só  carne como está no livro  de Mateus 19:6 “Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem”. Um casamento perfeito não existe, aquele sem problemas, atritos e conflitos gerados pela convivência de duas pessoas contudo devemos entender que Deus e o Espírito Santo deve nos guiar em usar de sabedoria para perdoar, haver sujeição, amar, calar e falar no tempo certo. As muitas águas e rios durante a  convivência aqui na terra não podem apagar e nem afogar o sentimento que nos uniu um dia que foi o amor como está no livro de Cantares de Salomão 8:6 As muitas águas não podem apagar este amor, nem os rios afogá-lo; ainda que alguém desse todos os bens de sua casa pelo amor, certamente o desprezariam”. O nosso manancial deve ser bendito ou seja puro, livre de desconfianças, ciúmes, traições, falta de respeito Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade” (Provérbios 5:18). De modo muito triste nos dias de hoje irmãs as mulheres do mundo estão conformadas em perderem os seus filhos para o mundo, entregues as drogas, bebidas, más companhias, prostituição, festas mundanas uso indevido das mídias no celular etc,  mas nós filhas de Deus não devemos aceitar conscientemente essa perca e sim temos a obrigação de livrar as suas almas do inferno corrigindo-os por amor como está escrito no livro de Provérbios 3:12 “Porque o SENHOR repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem. A correção como disciplina irmãs em um filho serve para impor limites, mostrar o erro, direcioná-lo no caminho correto livrando-o do inferno porque ele não irá participar ou ser entregue nas garras do mundo cujo pai é satanás, em Provérbios 23:13-14 está escrito “Não retires a disciplina da criança; pois se a fustigares com a vara, nem por isso morrerá.
 Tu a fustigarás com a vara, e livrarás a sua alma do inferno. A correção em princípio não será de gozo ou alegria para eles e nós também mais depois colheremos um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela tanto no filho como você colherá deste fruto. Devemos irmãs educá-los não conforme o mundo e sim, segundo os caminhos do Senhor e até quando ele envelhecer não se desviará dele, pois os filhos são herança do Senhor devemos devolvê-los para Deus e não para o mundo “Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.(Provérbios 22:6); Eis que os filhos são herança do SENHOR, e o fruto do ventre o seu galardão. (Salmos 127:3). Que possamos irmãs não sermos conformadas com este mundo mais que sejamos transformadas pela renovação do entendimento bíblico. Amém.
Mensagem aplicada no XVI Encontro de  Mulheres das Igrejas  Batistas Bíblicas da Paraíba.  Campina Grande 15 de Novembro de 2018