sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

Mulher virtuosa: como o navio mercante. Provérbios 31:14

 


Mulher Virtuosa: como o navio mercante.


Como o navio mercante, ela traz de longe o seu pão. Provérbios 31:14



Luciana dos Santos Macedo Costa


    Queridas irmãs, o Senhor em sua Palavra deixou-nos um manual de vida da Mulher Virtuosa para aplicarmos em nosso viver, que se encontra no Livro de Provérbios 31:10-31. A disposição da construção desse texto é conhecido como um acróstico onde cada uma das 22 letras do alfabeto grego deu origem aos versículos que mostram as características desta mulher na forma de um poema. Na verdade quando lemos o modo de viver e todas as virtudes desta mulher, às vezes, nos sentimos incapazes, frustradas por não sermos como ela, mas o que o Senhor pretendeu ao nos deixar este manual, foi nos dar orientações, nortes, condutas, escolhas que nos servirão de guia para andarmos em sua vontade, e sempre que estivermos seguindo no caminho contrário, podemos recuar e seguir as suas instruções contidas neste manual de vida. Notamos irmãs, que antes de listar todas as virtudes desta mulher, o Senhor destacou em primeiro lugar primeiro o seu valor. Primeiro precisamos enxergar o nosso valor para Deus!
     A primeira virtude apontada pelo Senhor para essa mulher diz respeito ao seu valor que muito excede ao de rubis. Pv 31:10 Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis. Como uma joia preciosa, assim somos nós, para o Senhor, note para o Senhor! Nós precisamos reconhecer o valor de uma mulher virtuosa, como se existisse uma linha imaginária de valor, eu nem posso me colocar abaixo desta linha, não dando a devida importância que Deus nos dá: ao nos criar de modo assombroso, e da maneira que Ele fez, com um propósito, vocação e principalmente  entender o seu amor eterno por nós. E nem posso me colocar acima dessa linha de valor, achando que nascemos para ser servidas e não servir, orgulhosas, soberbas, mas sim nos posicionarmos dentro do valor que Deus nos dá. Sl 139:14 Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas [são] as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem, para executar a sua vontade em nossas vidas Gn 2:18 E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele; Jr 31:3 Há muito que o SENHOR me apareceu, [dizendo:] Porquanto [com] amor eterno te amei, por isso [com] benignidade te atraí; Mt 20:28 Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida [em] resgate de muitos. 
    Dentre tantas virtudes, atribuições encontradas neste manual, onde cada uma delas nos envolve com suas descrições e a graça de Deus, notamos entre os 22 versículos em apenas um deles a conjunção como com valor comparativo, nos deparamos então, com a virtude de sermos comparadas como o navio mercante! O que isso significa!? Significa dizer que a mulher virtuosa ela é revestida de força, e de trabalho! Como está escrito em Pv 31:14 Como o navio mercante, ela traz de longe o seu pão. Irmãs, um navio mercante é aquele tipo de navio que se caracteriza por ter a capacidade de suportar muito peso, transportar cargas pesadas, e levar mercadorias para destinos diferentes a longas distancias, ele só para de porto em porto, onde são colocadas mais cargas como também é preparado para suportar as grandes tempestades. Ou seja, irmãs o Senhor nos compara a algo que trabalha de dia e de noite, e que suporta muita carga. Outro ponto destacado neste versículo é que nos faz refletir que o nosso pão diário ele é feito com esforço, não há a possibilidade de nos alimentarmos e fazermos o alimento sem dedicação, esforços, repetitivos com o trabalho vindos das nossas mãos, e pensamentos para organizar tudo ao nosso redor. Esta é a vontade do Senhor para nossas vidas. Para desempenharmos os nossos afazeres de ser esposa, mãe, dona de casa, empreendedora, administradora é necessário realmente muito trabalho assim como este tipo de navio! Nós mulheres, nos preocupamos com todos os afazeres e por vezes conseguimos fazer várias coisas ao mesmo tempo. Realmente requer de nós muito trabalho vindos das nossas mãos e mentes. Assim somos nós! Nós mulheres temos capacidade de suportar nossos problemas, mas também de dar suporte a muitas pessoas como esposo, filhos, irmãos, amigos, familiares, e a todas as questões da nossa casa, somos uma ajuda como este grande navio. Somos muito abençoadas, pois o Senhor nos deu esse potencial de conseguir trabalhar de forma que pensamos, fazemos e suportamos muito trabalho ao mesmo tempo! Gl 6:2 Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo. 

Vamos pontuar também as demais virtudes que acompanham o valor de uma mulher virtuosa.

Confiável – a confiança é a pedra que necessitamos para construirmos um relacionamento duradouro, forte, em todos os sentidos, amorosos, financeiros, confiar segredos etc. Como também, não podemos expor nossos maridos com palavras tolas. Para a mulher virtuosa ele era conhecido de maneira valiosa, um homem de Deus, um bom esposo, um bom pai etc, e não por: ele é preguiçoso, teimoso, briguento, avarento. Percebem a diferença nas colocações!? Pv 31:11 O coração do seu marido está nela confiado; assim ele não necessitará de despojo. Pv 31:12 Ela só lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida. Pv 31:23 Seu marido é conhecido nas portas, e assenta-se entre os anciãos da terra.

Adaptável ao frio quando busca lã e a dias quentes quando busca linho, precisamos estar preparadas para todo tipo de adversidade que enfrentaremos nesta vida. Pv 31:13 Busca lã e linho, e trabalha de boa vontade com suas mãos.

Trabalhadora não come o pão da preguiça Pv 31:15 Levanta-se, mesmo à noite, para dar de comer aos da casa, e [distribuir] a tarefa das servas. Pv 31:19 Estende as suas mãos ao fuso, e suas mãos pegam na roca. Pv 31:27 Está atenta ao andamento da casa, e não come o pão da preguiça.  O trabalho na forma administradora cerca a vida familiar da mulher virtuosa.

Empreendedora Pv 31:16 Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com o fruto de suas mãos. Pv 31:18 Vê que é boa a sua mercadoria; e a sua lâmpada não se apaga de noite. Pv 31:24 Faz panos de linho fino e vende-os, e entrega cintos aos mercadores. Notamos que ela tinha inteligência e capacidade para avaliar negócios que podem dar retorno financeiro para ajudar a sua família.

Cuida de si Pv 31:17 Cinge os seus lombos de força, e fortalece os seus braços. Ela se preocupava com a sua saúde cingindo os seus lombos de força.

Bondosa Pv 31:20 Abre a sua mão ao pobre, e estende as suas mãos ao necessitado. O seu coração está voltado em fazer o bem.

Prudente Pv 31:21 Não teme a neve na sua casa, porque toda a sua família [está] vestida de escarlata. Pv 31:22 Faz para si cobertas de tapeçaria; seu vestido é de seda e de púrpura. Ela era uma mulher que faz planejamento para que a sua família esteja bem protegida e vestida.

Abre a boca com sabedoria Pv 31:26 Abre a sua boca com sabedoria, e a lei da beneficência está na sua língua. Sua língua não é aberta para falar tolices, é sempre temperada com sal. Regada com sabedoria.

Confiante Pv 31:25 A força e a honra são seu vestido, e se alegrará com o dia futuro. A confiança em Deus e na força do seu poder, de provisão, cuidado, graça Salvadora está no centro da sua vida.

Teme ao Senhor Pv 31:30 Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa sim será louvada. Dentre todas as virtudes a mais sensata, e que agrada o coração do Senhor é que ela teme ao seu criador.