quarta-feira, 23 de abril de 2025

Submetendo-me ao meu marido, como ao Senhor! Efésios 5:22


Andando dignamente: Submetendo-me ao meu marido, como ao Senhor!


Ef 5:21 LTT  Submetendo a vós mesmos cada um (de vós) a (cada um de todos) os outros (irmãos), n[o] temor de Deus.

Ef 5:22 LTT [Vós], as esposas: aos vossos próprios maridos submetei vós mesmas, como (se fosse) a o Senhor (Jesus);



Ef 5:21 ACF Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus.

Ef 5:22 ACFVós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor;

Ef 4:1 ROGO-VOS, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados,



Luciana dos Santos Macedo Costa


  

    Queridas irmãs, a submissão das mulheres aos seus maridos é um dos assuntos mais atacados e criticados atualmente, principalmente pela disseminação do feminismo. O feminismo é uma filosofia que contraria a Palavra de Deus, fragilizando e destruindo a hierarquia divina criada por Deus para a família. Deus criou a mulher para o homem e Satanás os joga um contra o outro através do feminismo. Deus projetou que o relacionamento conjugal funcionasse com uma ordem de liderança. Se quisermos alterar esta ordem, estaremos sendo rebeldes contra a sua palavra. Ser submissa ao meu marido aos olhos de Deus é: deixá-lo SER o LÍDER, HOMEM, deixá-lo PROVER, CUIDAR e PROTEGER a nossa família da forma que Deus quer que ele cuide, sendo especialmente o líder da sua família. Precisamos ser submissas não por causa dos nossos maridos, mas, sim, por quem o constituiu como cabeça, que foi o Senhor. Nós mulheres crentes precisamos ouvir a Palavra de Deus e segui-la, não dando ouvidos ao que o mundo apregoa, aceita e se conforma. Rm 12:2 E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual [seja] a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
    Seria a mulher inferior porque representa papel diferenciado do homem? A Palavra de Deus nos exorta a sermos submissas aos nossos maridos não porque somos menos importantes ou inferiores, a sujeição bíblica é retratada entre pessoas iguais em capacidades, habilidades, inteligência, mas, sim, por uma relação de sujeição posicional, colocada e criada por Deus quando afirma que o marido é a cabeça da mulher, comparando com a relação de Cristo e a igreja, já imaginou irmãs, quando a igreja não se submete a Jesus Cristo? Ela é privada de receber bençãos, carrega vergonha para sí e acarreta sérios problemas pela desobediência. Precisamos, portanto, nos colocarmos voluntariamente sob a liderança dos nossos maridos. Ef 5:23 Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. 1Co 11:3 Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo. Somos apenas de sexos opostos, porém, não somos opositoras, nem rivais dos nossos esposos, mas, sim, ajudadoras idôneas. Gn 2:18 E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.Sabemos que Deus primeiramente criou Adão do pó da terra. Gn 2:7 E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. Depois disso, o colocou no jardim do Éden para lavrar e guardá-lo. Gn 2:15 E tomou o SENHOR Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar. Depois disso, o Senhor formou Eva. Gn 2:23 E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada. Ou seja, a razão para a autoridade do homem na igreja e no lar é a ordem de criação.
    A nossa submissão tem muito a ver com a nossa vida espiritual, a submissão é uma obra do Espírito Santo no coração da mulher. Mas, para que isso aconteça de modo natural, parte do princípio de que eu já tenho um coração submisso à vontade de Deus! Se não for com a ajuda do Senhor, não conseguiremos jamais ser submissas. Se nós não somos submissas aos nossos maridos, não somos submissas ao Senhor. A submissão tem a ver com a nossa fé, confiança e obediência ao Senhor. Jo 15:5 Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Deus colocou o homem para conduzir a liderança da família, com o papel de mantenedor, protetor e cuidador. A mulher crente é chamada a respeitar a função do marido como líder da família. Se sujeitar ao marido significa de coração entregar-se sob a proteção e responsabilidade do seu marido, confiando totalmente que Deus é soberano sobre ele, ter respeito por ele e tratá-lo com honra, ajudando-o a ser um bom líder. Portanto, devemos ser submissas e ter respeito aos nossos maridos!
    Irmãs, existem apenas dois grupos de mulheres e nós precisamos examiná-los para podermos nos posicionar no grupo correto. Que grupos estou falando? O primeiro grupo é o das mulheres que querem ser a cabeça e liderar a sua família e os homens dizem “sim” e o outro é a das mulheres que deixam voluntariamente os seus maridos ser a cabeça para liderar e dizem “sim”! Em qual você e eu estamos? Uma esposa pode erguer ou pode destruir seu marido. Quando? Não se submete a ele, não ora por ele, e o critica para os outros com falta de respeito.
Características da submissão bíblica:
-A submissão deve ser voluntária, por amor, temor a Deus e com respeito. A submissão ao marido é uma questão de temor e obediência a Deus e a sua palavra. Temos uma ideia errada de que a submissão ao marido é o grande problema do casamento quando, na verdade, é o pecado da nossa natureza. Temos que lutar contra o pecado e não contra os nossos maridos (pecado da insubmissão e da falta de respeito) Sl 119:45 E andarei em liberdade; pois busco os teus preceitos. Cl 3:14 E, sobre tudo isto, [revesti-vos] de amor, que é o vínculo da perfeição. Jo 15:12 O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. Ef 5:21 Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus.; Tt 2:4 Para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos; Pv 31:23 Seu marido é conhecido nas portas, e assenta-se entre os anciãos da terra. Pv 31:11 O coração do seu marido está nela o; assim ele não necessitará de despojo. Tt 2:5 A [serem] moderadas, puras, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada.
Ef 5:33 Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido.
-A submissão deve ser entendida como um reconhecimento do papel de liderança do marido no contexto familiar. Não podemos ter dúvidas do que Deus estabeleceu essa sujeição para nós, precisamos confiar no Senhor para desfrutarmos da boa, agradável e perfeita vontade do Senhor1Pe 3:6 Como Sara obedecia a Abraão, chamando-lhe senhor; da qual vós sois filhas, fazendo o bem, e não temendo nenhum espanto; Ef 5:22 Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor
-A submissão não deve significar obediência cega ao marido, quando isso significar desonrar a Deus, ou, manter-se numa situação abusiva. At 5:29 Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens.
-A submissão deve ser entendida como estar “sob a mesma missão” que o marido e não como de lados opostos. Gn 2:24 Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.
    Que possamos, como mulheres que temem a Deus, nos submeter aos nossos maridos por temor a Deus quanto à liderança da família, sabendo que esta submissão precisa ser voluntária, por amor e com respeito mútuo, confiantes em Deus que assim o constituiu para que experimentemos a boa, perfeita e agradável vontade de Deus em nossas vidas.

Ef 5:22 [Vós], as esposas: aos vossos próprios maridos submetei vós mesmas, como (se fosse) a o Senhor (Jesus);

Ef 5:24 De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos.

Cl 3:18 Vós, mulheres, estai sujeitas a vossos próprios maridos, como convém no Senhor.

1Pe 3:1 SEMELHANTEMENTE, [vós,] mulheres, [sede] sujeitas aos vossos próprios maridos; para que também, se alguns não obedecem à palavra, pelo porte de suas mulheres sejam ganhos sem palavra;

1Pe 3:5 Porque assim se adornavam também antigamente as santas mulheres que esperavam em Deus, e estavam sujeitas aos seus próprios maridos;

1Co 11:3 Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo.

Sinais de uma mulher não submissa

Quer liderar a família

Não deixa o marido ser a cabeça (prover, cuidar e proteger)

Sua opinião é sempre a correta

Faz coisas irritantes ou vergonhosas ao seu marido

Toma decisões importantes sem consultá-lo

Corrige e interrompe a fala dele o tempo todo

Expõe os seus defeitos, falhas para os outros, família e irmãos da igreja

Fala palavras ofensivas sem nenhum respeito

Prioriza os filhos ao invés do seu esposo

Não é confiável financeiramente, e sexualmente.