sexta-feira, 16 de janeiro de 2026

Até aqui nos ajudou o SENHOR! I Samuel 7:12

 






Até aqui nos ajudou o SENHOR!


1Sm 7:12 Então tomou Samuel [uma] pedra, e [a] pôs entre Mizpá e Sem, e chamou o nome dela Ebenézer; e disse: Até aqui nos ajudou o SENHOR.



Luciana dos Santos Macedo Costa



    Queridas irmãs, “Até aqui nos ajudou o Senhor” é uma das mais lindas declarações de gratidão e confiança encontradas nas Escrituras. A passagem histórica se dá quando os israelitas vencem os filisteus em uma batalha e o profeta Samuel erigiu uma pedra entre Mizpá e Sem, e a chamou Ebenézer, que significa “pedra de ajuda”. Essa declaração é uma grande verdade que transcende o tempo e adequa-se ao presente, passado e futuro. Hb 13:8: "Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente". Podemos enxergar o sentimento de gratidão e reconhecimento da bondade e fidelidade de Deus através da proclamação de Samuel e trazê-la para as nossas vidas e memória. Quantas "pedras de ajuda" o Senhor nos concedeu, proporcionou e ainda nos proporcionará?!
    Como mulheres crentes, temos que olhar para os nossos dias passados e para o futuro e enxergar a bondade de Deus e a Sua ajuda como sendo constante e real em nossas vidas. Irmãs, só entendem a bondade e a ajuda de Deus aqueles que provam do Seu amor! Jr 31:3: "Há muito que o SENHOR me apareceu, dizendo: Porquanto com amor eterno te amei, por isso com benignidade te atraí". Precisamos ser convictas de que o Senhor é o nosso ajudador e confiar a cada dia mais na Sua bondade. Quantas vezes o Senhor usou de bondade para comigo e com você?! Não podemos enumerá-las porque são incontáveis bênçãos, livramentos, ajuda, proteção e cuidado. No livro de Salmos está escrito: "provai e vede". Irmãs, com toda certeza eu provei, eu vi e confio na bondade do Senhor em minha vida!
Sl 34:8: "Provai, e vede que o SENHOR é bom; bem-aventurado o homem que nele confia";
Sl 54:4: "Eis que Deus é o meu ajudador, o Senhor está com aqueles que sustêm a minha alma";
Hb 13:6: "E assim com confiança ousemos dizer: O Senhor é o meu ajudador, e não temerei o que me possa fazer o homem".
    A nossa boca deve sempre louvar ao Senhor pela Sua bondade, ajuda e pelas Suas maravilhas. Sl 107:8: "Louvem ao Senhor pela Sua bondade, e pelas Suas maravilhas para com os filhos dos homens". Não nos esqueçamos de que a bondade de Deus e a Sua misericórdia nos seguirão todos os dias das nossas vidas. Sl 23:6: "Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias". Que maravilhosa promessa irmãs, a bondade de Deus está sempre guardada para os que o temem e confiam. Sl 31:19: "Oh! Quão grande é a tua bondade, que guardaste para os que te temem, a qual operaste para aqueles que em ti confiam na presença dos filhos dos homens!". Que poderemos fazer por todos os benefícios que Deus nos tem feito, irmãs?! Sermos gratas eternamente pela bondade do Senhor e por Ele ser a nossa pedra principal de ajuda! Sl 116:12: "Que darei eu ao SENHOR, por todos os benefícios que me tem feito?"

Lições que podemos aprender com esta declaração:

Aplicar em nossa vida diária. Enxergar a bondade e o cuidado do Senhor dia após dia, do amanhecer ao anoitecer, pois as Suas misericórdias não têm fim. Sl 145:9: "O SENHOR é bom para todos, e as suas misericórdias são sobre todas as suas obras". Lm 3:22: "As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim".

Ter um coração agradecido. Sempre lembrar de marcos na nossa vida em que o Senhor nos ajudou: nas provações, na doença, nos vales, casamento, filhos, irmãos, etc. 1Ts 5:18: "Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco".

Ter esperança no futuro. Entender que o Senhor nos ajudou até aqui e nos ajudará até o último dia das nossas vidas. Sl 23:6: "Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias".

Confiar em Deus em meio às adversidades. Deus é a nossa pedra de ajuda, Ele é o nosso rochedo. Sl 18:2: "O SENHOR é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza, em quem confio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio".

Testemunhar a fidelidade de Deus. Testemunhar dos grandes feitos que o Senhor fez por nós para fortalecer a fé mútua. Is 43:10: "Vós sois as minhas testemunhas, diz o SENHOR, e meu servo, a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que eu sou o mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá". At 5:32: "E nós somos testemunhas acerca destas palavras, nós e também o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem".