quarta-feira, 6 de março de 2019

Compromisso com a família que Deus me confiou.





Compromisso com a família que Deus me confiou.
Luciana dos Santos Macêdo Costa

Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel” (1Tm 5:8).

                Queridas irmãs, a família que Deus nos confiou aqui na terra que é formada por um homem, uma mulher e filhos tendo como base principal a palavra “compromisso”. Devemos entender que este compromisso é vivenciado no plano terrestre, havendo para nós crentes a esperança de convivermos na família de Deus eternamente nas mansões celestiais. Se este compromisso terreno for negligenciado quanto às bases bíblicas estaremos negando a nossa fé e seremos piores do que os infiéis, devemos ser compromissadas com Deus em primeiro lugar para termos um compromisso fiel com a nossa família 1Tm 5:8 Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel. Este compromisso envolve várias atribuições, deveres e obrigações tanto na esfera do que a mulher virtuosa de Provérbios 31 fazia com todas as suas tarefas para o bem comum da sua família esposo em primeiro lugar, depois os filhos, foi o exemplo deixado por esta mulher chamada de virtuosa, alimentá-los, vesti-los, cobri-los, ensiná-los Pv 31:27 Está atenta ao andamento da casa, e não come o pão da preguiça,  e o maior e principal compromisso o lado espiritual ou da fé como Lóide e Eunice (avó e mãe) que serviram de exemplo de fé no Deus vivo para seu neto e filho Timóteo, exemplo este que passou de geração em geração, como deve ser gratificante ver os nossos filhos e netos seguindo os preceitos bíblicos conforme foi recebido e entregue. 2Tm 1:5 Trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide, e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti.
O compromisso enquanto casal homem e mulher depois que nos tornamos uma só carne tem que ser até a morte e nada pode separar o que Deus uniu Mc 10:9 Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem; Mt 19:6 Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem; Gn 2:24 Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne; Gn 9:7 Mas vós frutificai e multiplicai-vos; povoai abundantemente a terra, e multiplicai-vos nela.  O coração do nosso esposo não pode ter dúvidas da nossa fidelidade, justiça, caráter e virtudes que fazem com que ele não tenha necessidades de experimentar, preencher-se fora do nosso lar, nem cobiçar nada de nenhum outro homem  Pv 31:11 O coração do seu marido está nela confiado; assim ele não necessitará de despojo. Devemos sempre fazer o bem para os nossos esposos todos os dias da nossa vida, a condição será todos os dias e não somente nos primeiros dias, anos, de convivência quando chegarmos na velhice, na doença, nas tribulações devemos estar mais presentes ainda Pv 31:12 Ela só lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida.  Os problemas enfrentados e tribulações no casamento jamais podem ser motivo para abalar o amor construído pelo casamento Ct 8:7 As muitas águas não podem apagar este amor, nem os rios afogá-lo; ainda que alguém desse todos os bens de sua casa pelo amor, certamente o desprezariam. O respeito deve ser cultivado durante a convivência tratando-o sempre com reverência Ef 5:33 Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido. Estarmos sujeitas como “rainhas” sendo ele o Rei Ef 5:22 Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor; Ef 5:24 De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos.
O compromisso familiar com frutos colhidos de paz resulta de uma árdua entrega, amor sacrificial que nos leva a vivermos uma vida toda de entrega para a nossa família semeando, cultivando em raízes bem profundas a base dos ensinamentos bíblicos tendo como princípio o temor a Deus e a sua Palavra. Amadas irmãs, quando a palavra de Deus nos fala que podemos ser uma videira frutífera, ou seja, que podemos dar muitos frutos, devemos então andar dignamente conforme a vontade do  Senhor e para que os nossos filhos sejam como plantas de oliveira que significa que os ensinamentos que foram plantados neles estejam enraizados como as raízes da oliveira que nem o dilúvio foi capaz de arrancá-las, suas raízes eram tão profundas que suportaram todo o dilúvio de águas e conseguiu renovos para crescer  quando a terra secou Gn 8:11 E a pomba voltou a ele à tarde; e eis, arrancada, uma folha de oliveira no seu bico; e conheceu Noé que as águas tinham minguado de sobre a terra. Pv 14:26 No temor do SENHOR há firme confiança e ele será um refúgio para seus filhos. Sl 128:3 A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa.
Para a relação com os nossos filhos temos alguns compromissos que o Senhor espera que nós devemos cumprir e ensinar o temor ao Senhor e educá-los em seu caminho Pv 1:8 Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes o ensinamento de tua  mãe; Dt 6:7 E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. Pv 22:6 Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. E principalmente corrigi-los em disciplina por amor para livrar a sua alma do inferno Pv 23:13 Não retires a disciplina da criança; pois se a fustigares com a vara, nem por isso morrerá. Pv 23:14 Tu a fustigarás com a vara, e livrarás a sua alma do inferno. Pv 29:17 Castiga o teu filho, e te dará descanso; e dará delícias à tua alma.
Como deve ser maravilhoso ser chamada de bem-aventurada pelo nosso esposo e filhos como exemplo deixado pela mulher virtuosa, porém temos que assumir este compromisso como se estivéssemos fazendo para o Senhor. Cl 3:23 E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens Pv 31:28 Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu marido também, e ele a louva.










Nenhum comentário:

Postar um comentário