domingo, 8 de novembro de 2020

Frutificando no deserto!

 


Frutificando no deserto!

Jo 15:5 Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.

Luciana dos santos macedo Costa 

Irmãs, somos sabedoras que quando uma árvore está plantada em um solo fértil, rico em nutrientes, recebe água e sol ela irá frutificar com mais facilidade e naturalidade, mas quão difícil é, dar frutos no deserto não é mesmo? Pois, no deserto encontramos adversidades que não são favoráveis como a falta de água, terra seca, calor em excesso etc.
Será que, há alguma relação conosco? Colocando em aplicação nas nossas vidas, quando tudo está confortável Deus espera que frutifiquemos assim como aquela árvore plantada em solo fértil, porém, em meio ao deserto que iremos comparar aqui, como quando estamos enfrentando provações, aflições, tribulações o que Deus espera de nós? O nosso Deus espera também que possamos dar frutos, isso significa “frutificar no deserto”! Mas, como é difícil, não é mesmo irmãs, em meio às dificuldades, sendo provadas, sermos capazes de dar frutos, quando tudo ao nosso redor nos impede, nos limita, como nos desertos...
Vamos nos fortalecer com exemplos de mulheres que conseguiram frutificar mesmo passando por provações como se estivessem em meio ao deserto:
Noemi- mulher que ficou desamparada, viúva do seu marido e sem seus filhos, ficando apenas na companhia da sua nora Rute. Ela buscou ao Senhor voltando para Belém, confiou no Senhor Deus que era o único que poderia ampará-las. Percebemos que Noemi procurou a terra do Deus Todo Poderoso e não ficou em Moabe terra que cultuavam a outros deuses. E podemos ver a misericórdia de Deus que preparou para o caminho de Noemi e Rute, Boaz, para ser o seu remidor "Então Noemi disse à sua nora: Bendito seja ele do Senhor, que ainda não tem deixado a sua beneficência nem para com os vivos nem para com os mortos. Disse-lhe mais Noemi: Este homem é nosso parente chegado, e um dentre os nossos remidores." Rute 2:20; “Ele te será por restaurador da alma, e nutrirá a tua velhice, pois tua nora, que te ama, o deu à luz, e ela te é melhor do que sete filhos” Rute 4:15; E as vizinhas lhe deram um nome, dizendo: A Noemi nasceu um filho. E deram-lhe o nome de Obede. Este é o pai de Jessé, pai de Davi (Rute 4:17).
Mulher sunamita- descrita só pela sua origem isto é de Suném, no livro de II Reis em que ela além de exercer a hospitalidade para com o filho de Deus o profeta Eliseu, ela nos deu um exemplo notável de confiança, segurança e fé inabalável de uma filha de Deus diante das situações mais difíceis da vida de uma mãe, que foi a morte do seu filho e ela afirmou "vai bem” mesmo passando por este vale de morte e dor, mas confiou que o Senhor iria trazê-lo de volta, que fruto de confiança em Deus irmãs, ela ofereceu em meio a este deserto da sua vida! "Agora, pois, corre-lhe ao encontro e dize-lhe: Vai bem contigo? Vai bem com teu marido? Vai bem com teu filho? E ela disse: Vai bem”. II Reis 4:26.
A esposa de Noé- mulher que creu, foi submissa e obediente a Palavra do Senhor quando a terra estava prestes a ser destruída, ajudando Noé na construção da arca juntamente com seus filhos e noras! Percebemos irmãs, que em meio ao seu deserto (que foi ver a destruição de toda a carne e ficar na arca sob a ação do dilúvio ela foi capaz de frutificar sendo obediente a Deus e ao seu esposo entrando com Noé e seus filhos na Arca! “Então disse Deus a Noé: O fim de toda a carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a terra. “ Gênesis 6:13; Noé entrou na arca, e com ele seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos, por causa das águas do dilúvio. Gênesis 7:7
Percebemos irmãs, com esses exemplos que é possível sim frutificar, em meio aos desertos das nossas vidas! Se estivermos enraizadas em Jesus Cristo para nos fortalecer, sustentar e nos levantar! “Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.” João 15:4-5
Mas se porventura nos afastarmos de Jesus Cristo jamais poderemos frutificar em meio às provações!
Vejamos o exemplo da mulher de Jó, que em meio às provações que acometeram sua família e a doença do seu esposo não foi capaz de frutificar, a bíblia não relata nada que tenha recaído sobre ela, estava com saúde e podia ter cuidado do seu esposo e lhe dado apoio, mas suas palavras foram de uma mulher insensata e incapaz de frutificar em meio ao deserto, quando não confiou no Senhor e se rebelou contra Deus ao dizer para Jó estas palavras: amaldiçoa Deus e morre! Jó 2:9 Então sua mulher lhe disse: Ainda reténs a tua sinceridade? Amaldiçoa a Deus, e morre.
Outro exemplo de mulher que não frutificou em meio ao deserto foi a esposa de Ló, a que olhou para trás, desobedecendo ao Senhor, não temeu, apegou-se as coisas materiais e não seguiu o seu esposo como o Senhor lhe ordenara Gn 19:26 E a mulher de  olhou para trás e ficou convertida numa estátua de sal.
Que o Senhor, nos ajude a, nos desertos das nossas vidas, nos manter firmes e enraizadas em Cristo e capazes de frutificar pela força do seu poder! Amém irmãs.
Jr 17:10 Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração provo as entranhas; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações.
Mt 13:8 E outra caiu em boa terra, e deu fruto: um a cem, outro a sessenta e outro a trinta.

3 comentários: