sexta-feira, 3 de setembro de 2021

A excelência da mulher virtuosa!

LINK DA MENSAGEM EM ÁUDIO NO YOUTUBE  


A excelência da mulher virtuosa!

“Muitas filhas têm procedido virtuosamente, mas tu és, de todas, a mais excelente!” Provérbios 31:29
Luciana dos Santos Macedo Costa
Queridas irmãs, a mulher virtuosa de Provérbios 31 recebeu uma menção de ser a mais excelente entre muitas filhas de Deus! Quanta honra para esta mulher receber essa menção vinda do Senhor. Sua excelência não consistiu em títulos, diplomas, riquezas, sucesso na vida profissional ou independência financeira. Sua excelência consistiu em ter recebido a excelente graça de Deus. (II Coríntios 9:14). E pela sua oração por vós, tendo de vós saudades, por causa da excelente graça de Deus que em vós há. E como uma filha obediente, procedeu de modo agradável aos olhos de Deus e segundo a sua vontade. Faremos algumas reflexões a cerca do proceder desta mulher:
-Será que ela era uma mulher perfeita? Não, irmãs!
-Será que ela cometeu falhas e pecados? Sim, irmãs! Ela era uma mulher sujeita as mesmas fraquezas como nós.
-Será que o caminho que ela seguiu, trilhou, percorreu foi um caminho fácil? Sem trabalho, provações, tribulações e sofrimentos? Claro que não, irmãs! O caminho que ela procedeu foi um caminho cheio de responsabilidades desde o acordar até o dormir. Provérbios 31:13-22.
13Busca lã e linho, e trabalha de boa vontade com suas mãos.
14Como o navio mercante, ela traz de longe o seu pão.
15Levanta-se, mesmo à noite, para dar de comer aos da casa, e [distribuir] a tarefa das servas.
16Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com o fruto de suas mãos.
17Cinge os seus lombos de força, e fortalece os seus braços.
18Vê que é boa a sua mercadoria; e a sua lâmpada não se apaga de noite.
19Estende as suas mãos ao fuso, e suas mãos pegam na roca.
20Abre a sua mão ao pobre, e estende as suas mãos ao necessitado.
21Não teme a neve na sua casa, porque toda a sua família [está] vestida de escarlata.
22Faz para si cobertas de tapeçaria; seu vestido é de seda e de púrpura.
24Faz panos de linho fino e vende-os, e entrega cintos aos mercadores.
25A força e a honra são seu vestido, e se alegrará com o dia futuro.
Ou seja, o proceder da mulher virtuosa foi um caminho sem dúvidas de muito trabalho e de muitas responsabilidades...
Irmãs, onde encontraremos orientações sobre este caminho mais excelente? Será que encontramos em qualquer livro científico, manuais ou instruções de autores humanos a cerca deste caminho? O único caminho ou meio é através da Palavra do Senhor, o Livro Santo, a Bíblia Sagrada. Só nela encontraremos todo o conselho e todo o conhecimento para que possamos seguir este caminho mais excelente. Este caminho mais excelente é o caminho agradável ao Senhor, ou seja, irmãs a nossa forma de proceder ela tem que ser de acordo com a vontade do Senhor. O Senhor nos mostra em Provérbios 22:20 que Ele nos escreveu coisas excelentes a cerca de todo o conselho e conhecimento. “Porventura não te escrevi excelentes coisas, acerca de todo conselho e conhecimento”.
A mulher virtuosa exerceu com zelo os seus melhores dons como filha de Deus, como esposa, como mãe, como dona de casa e serva do Senhor. Deus a fez caminhar por este caminho mais excelente, porque ela procurou exercê-los. “Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente”. (I Coríntios 12:31)
-Este caminho mais excelente é de conformidade com o mundo ou segundo a vontade do Senhor? Jamais seguiremos, trilharemos um caminho mais excelente se estivermos em conformidade com que o mundo aprova e ama! Nós precisamos assim, como a mulher virtuosa, seguir e fazer a vontade do Senhor, ela aprovava as coisas excelentes e sabia a vontade do Senhor como está descrito em Filipenses 1:10 “Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo”; “E sabes a sua vontade e aprovas as coisas excelentes, sendo instruído por lei”. (Romanos 2:18)
Irmãs, precisamos conhecer a vontade do Senhor para aprovar as coisas excelentes, só a Palavra do Senhor e a sua leitura faz com que tenhamos conhecimento da vontade do Senhor para as nossas vidas.
A mulher virtuosa agia como esposa de acordo com a vontade do Senhor. Provérbios 31:11-12
11 O coração do seu marido está nela confiado; assim ele não necessitará de despojo.
12 Ela só lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida.
A mulher virtuosa agia como mãe e filha de Deus de acordo com a vontade do Senhor. Provérbios 31:26-31
26 Abre a sua boca com sabedoria, e a lei da beneficência está na sua língua.
27 Está atenta ao andamento da casa, e não come o pão da preguiça.
28 Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu marido também, e ele a louva.
29 Muitas filhas têm procedido virtuosamente, mas tu és, de todas, a mais excelente!
30 Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa sim será louvada.
31 Dai-lhe do fruto das suas mãos, e deixe o seu próprio trabalho louvá-la nas portas.

Que possamos irmãs, procurar andar também neste caminho da excelência que é agradável ao Senhor, passando a aprovar apenas as coisas excelentes, sendo sinceras e sem provocar escândalos contra Deus, nossa família, nossos irmãos ou na igreja de Jesus Cristo. Submetendo-nos a vontade de Deus e nos instruindo a cada dia na sua lei. Amém irmãs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário