LINK DA MENSAGEM EM ÁUDIO NO YOUTUBE
Luciana dos Santos Macedo Costa
Queridas irmãs, quantas orações de gratidão temos rendido ao nosso Deus em nossas vidas? Está descrito no Capítulo 2:1-10 de I Samuel a oração de gratidão de Ana, depois que ela levou Samuel ainda muito criança a casa do Senhor, em Siló, e o entregou ao sacerdote Eli. Imagino como foi difícil para ela entregar seu filho para ser herança do Senhor. Ana entregou Samuel, porque confiava plenamente em Deus. Esta oração é de uma profunda riqueza espiritual, conhecimento, sabedoria e é um grande louvor ao nosso Deus! Exaltando-o em todos os seus atributos, poder e majestade. Vamos refletir sobre os dez versículos que descrevem a sua oração:
Ana em sua oração nos versículos 1 e 2 exultou de alegria em seu coração. I Samuel 2:1 Então orou Ana, e disse: O meu coração exulta ao SENHOR, o meu poder está exaltado no SENHOR; a minha boca se dilatou sobre os meus inimigos, porquanto me alegro na tua salvação. I Samuel 2:2. Não há santo como o Senhor; porque não há outro fora de ti; e rocha nenhuma há como o nosso Deus. Irmãs, qual a causa da alegria de Ana? Seria por que Penina, sua rival, não poderia mais humilhá-la? Ou o motivo da sua alegria seria por seu filho ter nascido? Irmãs, a alegria de Ana estava no Senhor e em sua salvação, Ele era o ponto principal da sua vida. Ana espiritualmente entendia o que era mais importante na sua vida, a salvação em Cristo Jesus! Ela tinha entendimento em seu espírito que não há outro Deus e não há rocha nenhuma como o nosso Deus e somente Ele é digno de toda honra e louvor. O grande desejo de Ana era ter um filho e Deus lhe concedeu esta benção de tê-lo, interessante notarmos irmãs, que Ana em sua oração de gratidão não fez exaltação a essa benção que era o seu filho, mas sim exultou de alegria na graça eterna que é a da salvação das nossas almas. Na oração de Ana enxergamos que a nossa salvação é a fonte de toda esperança e a alegria da nossa alma, pois todas as coisas passarão e a brevidade da vida chegará para todas as pessoas, porém a nossa salvação é uma graça eterna e nos regozijaremos eternamente ao lado do nosso amado Deus.
Imãs, notamos que Ana no versículo 3 passa a olhar agora para o ser humano, obra das mãos do Criador, e nos exorta a não sermos altivos e arrogantes, porque o Senhor pesa na balança as nossas obras, I Samuel 2:3 Não multipliqueis palavras de altivez, nem saiam coisas arrogantes da vossa boca; porque o Senhor é o Deus de conhecimento, e por ele são as obras pesadas na balança. Em seu íntimo Ana sentia o que tinha sofrido pelos insultos da sua arrogante rival Penina, mas de modo algum Ana quis se vingar, usando Samuel como um troféu. Quanta sabedoria irmãs, vinda de uma pecadora como nós. Será que agiríamos assim? Ou na primeira oportunidade iríamos nos vingar por todos os insultos e vergonha atravessados? Ana tinha entendimento que a vingança pertence ao Senhor e não a nós. "Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor." Romanos 12:19; "Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará." Gálatas 6:7
Quando lemos os versículos de 4-8 eles nos mostram o quanto o Senhor pode mudar a condição do homem conforme a sua vontade, como mudou a sua condição de humilhada para exaltada, estéril para fértil. Assim é o nosso Deus poderoso em todos os seus feitos! Quebra o arco dos fortes, cinge de força os que tropeçavam, os fartos podem vir a necessitar de pão e cessar a fome dos famintos, a mulher estéril torna a dar à luz e a que tinha muitos pode enfraquecer. O Senhor é o que tira a vida e a dá. O Senhor empobrece e enriquece, abaixa e exalta...Levanta o pobre do pó. I Samuel 2:4 O arco dos fortes foi quebrado, e os que tropeçavam foram cingidos de força. I Samuel 2:5 Os fartos se alugaram por pão, e cessaram os famintos; até a estéril deu à luz sete filhos, e a que tinha muitos filhos enfraqueceu. I Samuel 2:6 O Senhor é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela. I Samuel 2:7 O Senhor empobrece e enriquece; abaixa e também exalta. I Samuel 2:8 Levanta o pobre do pó, e desde o monturo exalta o necessitado, para o fazer assentar entre os príncipes, para o fazer herdar o trono de glória; porque do Senhor são os alicerces da terra, e assentou sobre eles o mundo.
Nos versículos finais 9-10 da oração de Ana, ela exalta novamente o quanto o Senhor é poderoso para guardar os nossos pés, porém os ímpios ficarão mudos nas trevas. Fazendo-nos compreender que o homem não prevalecerá pela força. E os que contendem com o Senhor serão quebrantados. O nosso Deus julgará as extremidades da terra. I Samuel 2:9 Os pés dos seus santos guardará, porém os ímpios ficarão mudos nas trevas; porque o homem não prevalecerá pela força. I Samuel 2:10 Os que contendem com o Senhor serão quebrantados, desde os céus trovejará sobre eles; o Senhor julgará as extremidades da terra; e dará força ao seu rei, e exaltará o poder do seu ungido.
Que o Senhor derrame sobre nós o entendimento espiritual da sua grandeza, poder e magestade. E como Ana, uma serva, uma mulher humilde, tenhamos a certeza que o Senhor está atento as nossas orações e só Ele pode mudar a nossa condição em que nos encontramos seja de perdidas para salvas, fracas para fortes, estéreis para férteis entre tantas outras situações. Que possamos honrá-Lo e glorificá-Lo, fazendo notório aos homens as suas bençãos, como a oração de gratidão de Ana. Amém irmãs.
Nenhum comentário:
Postar um comentário