quarta-feira, 5 de outubro de 2022

Todas as coisas...

 


Todas as coisas…

Rm 8:28 E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

 Luciana dos Santos Macedo Costa


    Queridas irmãs, a uma grande glória quando realmente entendemos a profundidade  deste versículo, e quando o experimentamos em nossas vidas. Ele começa nos dando uma certeza "E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem". Notamos irmãs, principalmente para "Todas as coisas" Como está descrito  em Romanos 8:28 Rm 8:28 E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Este fragmento valioso da Palavra de Deus nos mostra que todas as coisas contribuem juntamente para o bem! Sendo assim, não só  as coisas boas como também as ruins. Mas, como coisas ruins como a morte, as doenças, as tribulações, as angústias, as perseguições, os perigos, podem porventura contribuir para o nosso bem? Se nos leva a sofrer, chorar etc. 

O nosso caminhar, às vezes, nos leva a crer que somos responsáveis ou que possuímos em nossas mãos o controle das nossas vidas, mas é justamente em momentos como esses que percebemos que Deus é quem tem o controle das nossas vidas. Tem uma frase que diz que  o nosso caminho terreno é pavimentado pelas aflições enfrentadas até chegar ao caminho da glória. Rm 8:18 Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.

Outra importante lição deste versículo é que ele nos mostra que nós crentes somos agraciados pelo  propósito de Deus "os que o amam" e são "chamados segundo o seu propósito" com isso percebemos que a vontade de Deus é soberana e que há um propósito dEle em nossas vidas quando enfrentamos aflições e tribulações, Deus é excelso em poder, só Ele detém o conhecimento do que virá, do que estar por vir, Ele traça o nosso caminho conforme a sua vontade. E sabe perfeitamente quão valioso será enfrentarmos essas provações. Jó 23:10 Porém ele sabe o meu caminho; provando-me ele, sairei como o ouro.

E o melhor está quando realmente passamos por situações difíceis e ao atravessá-las experimentamos que realmente foi para o nosso bem e começamos a dar graças em nossos corações. Como também nos aproximarmos mais do Senhor. E recebermos a sua consolação! 1Ts 5:18 Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. Os 5:15 Irei e voltarei ao meu lugar, até que se reconheçam culpados e busquem a minha face; estando eles angustiados, de madrugada me buscarão.2Co 1:5 Porque, como as aflições de Cristo são abundantes em nós, assim também é abundante a nossa consolação por meio de Cristo.

Em nossas limitações humanas de pensamentos chamais imaginamos que o sofrimento pode ser algo que contribui para o nosso bem como está escrito Deus escolhe as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias. 1Co 1:27 Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; Amém irmãs.



quarta-feira, 20 de julho de 2022

Filhas de Sara. I Pedro 3:6

 




Filhas de Sara.

IPe 3:6 Como Sara obedecia a Abraão, chamando-lhe senhor; da qual vós sois filhas, fazendo o bem, e não temendo nenhum espanto.

Luciana dos Santos Macedo Costa

Queridas irmãs, no Livro de I Pedro Capítulo 3: 1-6   o apóstolo nos exorta sobre a conduta das mulheres e o seus deveres no casamento. Ao pensar em uma mulher que fosse motivo de exemplo, dentre muitas, ele nos dá o exemplo da conduta de Sara como mulher e esposa. Recebemos então, um grande ensinamento, quando Deus em sua Palavra nos deixou escrito que nós somos suas filhas pela fé! O Senhor estabeleceu entre nós e Sara um laço espiritual pela fé muito forte, que é proclamado por Deus para nós quando nos afirma:  da qual vós sois filhas. IPe 3:6 Como Sara obedecia a Abraão, chamando-lhe senhor; da qual vós sois filhas, fazendo o bem, e não temendo nenhum espanto. E este laço entre nós e Sara ele é espiritual, pois somos descendentes na mesma fé em Jesus Cristo. Isso é glorioso e temos que ter esta convicção em nossas mentes e vidas! Sara era uma mulher dotada de uma beleza muito grande, era formosa à vista, só que seu legado para nós suas filhas, não consistiu na beleza exterior e sim no exemplo de fé que professava no único Deus que existe. Ela como filha do Senhor depositou toda a sua fé e teve um coração temente a Ele, como também tinha um espírito submisso ao seu amado esposo Abraão.  Sara enfrentou muitas aflições em sua vida, como todas as mulheres que fazem profissão de servir a Deus...

Devemos olhar para Sara com um coração de filhas, na mesma fé, e entendermos o quanto essa mulher foi abençoada pelo Senhor. Que grande benção, sabermos que temos este laço espiritual com Sara, sendo nós suas filhas pela mesma fé!

Características  das filhas de Sara:

1. As filhas de Sara tem uma beleza que nunca desvanece, não consistindo só no exterior (cabelos, jóias, roupas). 1Pe 3:3 O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de joias de ouro, na compostura dos vestidos;

Não tem o vício escravizante da moda, mas a modestia e dignidade.

Não segue o padrão do mundo

A beleza verdadeira é a interior

O adorno das mulheres de Deus não está no externo, mas sim fazer a vontade de Deus  com palavras e suas atitudes

Deus vê o interior e não o exterior I Samuel 16:7

Amavelmente respeitadas

2. As filhas de sara se esforçam para ter um espírito manso e quieto  que é precioso diante de Deus. 1Pe 3:4 Mas o homem encoberto no coração; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus. Sabemos o quanto é difícil agir com mansidão e quietude em nossos relacionamentos conjugais e pessoais.  Gl 5:22 Mas o fruto do Espírito é: Amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.

Precisamos nos esforçar para agradar a Deus, e praticar o bem.

3. As filhas de Sara esperam somente em Deus 1Pe 3:5 Porque assim se adornavam também antigamente as santas mulheres que esperavam em Deus, e estavam sujeitas aos seus próprios maridos;

Esperando em Deus que irá suprir as nossas necessidades

Esperando em Deus para nos ajudar a atravessar as provações, aflições, na dor, na morte. Sl 27:14 Espera no SENHOR, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no SENHOR. 

Esperando em Deus que pode conceder até os desejos do nosso coração Sl 37:4 Deleita-te também no SENHOR, e te concederá os desejos do teu coração.

Esperando no Deus da nossa salvação Sl 42:11 Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face, e o meu Deus

4. As filhas de Sara fazem o bem e não temem nenhum espanto 1Pe 3:6 Como Sara obedecia a Abraão, chamando-lhe senhor; da qual vós sois filhas, fazendo o bem, e não temendo nenhum espanto. Sara realmente era uma mulher admirável! A Bíblia nos diz que ela assim como, uma mulher virtuosa, só fazia o bem a Abraão e não temia nenhum espanto. Essa parte final “não temer nenhum espanto” do versículo que se encontra em I Pedro 3:6 em outras palavras significa dizer que Sara confiava somente em Deus, e que Ele estaria com ela em todas as situações, peregrinando, pelos vales, desertos, provações e a ajudaria dando-lhe forças para prosseguir em sua peregrinação de fé. Tt 2:3 As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem;

5. As filhas de Sara  seguem a liderança do marido e o respeitam. São espontaneamente submissas  1Pe 3:6 Como Sara obedecia a Abraão, chamando-lhe senhor; da qual vós sois filhas, fazendo o bem, e não temendo nenhum espanto.

Essa palavra submissão é erroneamente interpretada, pois não se trata de inferioridade e sim de liderança "funções". Seu significado consiste em render obediência espontânea, inteligente  e humilde a alguém (esposos) que foi investido de poder (missão, carreira, vocação) sob a vontade de Deus. Ela vem do interior do coração e não é por obrigação. Gn 18:12 Assim, pois, riu-se Sara consigo, dizendo: Terei ainda deleite depois de haver envelhecido, sendo também o meu senhor já velho?

Que possamos irmãs, nos alegrar grandemente pela grande graça de crermos no mesmo Deus e Salvador Jesus Cristo que Sara creu e teve fé, tendo o mesmo laço espiritual eterno e sermos descendentes espirituais na fé em Deus que nos deu a promessa de vida eterna a qual cremos. IJo 2:25 E esta é a promessa que ele nos fez: A vida eterna. Amém irmãs! 




terça-feira, 15 de março de 2022

Parte 1: A primeira de muitas mentiras...

 

Parte 1: A primeira de muitas mentiras... 

Gênesis 3:4 Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.

Luciana dos Santos Macedo Costa


Queridas irmãs, "a  primeira de muitas mentiras" será uma série de estudos onde abordaremos desde a primeira mentira levantada por Satanás no Éden para enganar e seduzir a primeira mulher criada por Deus, chamada Eva, como também as demais mentiras semeadas ao longo das gerações sobre: a essência da natureza da mulher, o nosso papel como esposa, mãe,  donas de casa, valores reais de uma mulher e virtudes, casamento, geração de filhos, o valor da verdadeira submissão etc. É perceptível irmãs, que esses valores bíblicos que norteiam a vida das mulheres vem ao longo dos tempos sofrendo grandes ataques por Satanás ao semear mentiras que contrariam a Palavra de Deus. E muitas dessas mentiras seduzem, atraem, afligem e aprisionam  tanto  mulheres crentes e principalmente as descrentes em nossos dias. 

Irmãs, a primeira mentira levantada por Satanás foi o ponto de partida para a queda da humanidade. Houve a entrada do pecado por causa da desobediência de Adão. Rm 5:12 Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram; Rm 5:18-19 Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida.  Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos; ITm 2:14 E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão. A morte, condenação, dores,  rebeliões contra Deus vieram depois que Adão desobedeceu a ordem do Senhor. Eva caiu em transgressão deixou-se ser enganada pela primeira mentira levantada por Satanás, dando crédito antes ao Diabo do que a Deus. Desde então, as mentiras levantadas por Satanás, têm permeado as nossas vidas, por todas as gerações, chegando a ser impossíveis de enumerar. Porém irmãs,  só existe um meio pelo qual podemos nos libertar e combater as falsas promessas, sutilezas, seduções e mentiras levantadas por Satanás, conhecendo e seguindo a Verdade que é a Palavra de Deus.

Agora, vamos nos remeter ao princípio de tudo, a Criação do Homem! Quando Deus colocou Adão no jardim do Éden para lavrar e o guardar, o Senhor deu uma ordem a Adão descrita em Gênesis 2:16-17 “E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” Sabemos que a palavra de Deus é a verdade desde o princípio e ela subsiste eternamente, portanto irmãs, quando Deus disse para Adão que "certamente morrerás" se dela comeres, a sua palavra será sempre cumprida, pois o nosso Deus não mente,  Ele é a verdade incontestável. Jo 17:17 Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade; Is 40:8 Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente.

Somos sabedoras que a primeira mentira criada por Satanás, transfigurado de uma serpente, no jardim do Éden atraiu e enganou a Eva, a primeira mulher criada por Deus. 2Co 11:3 Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo. E as suas mentiras, irmãs, não ficaram restritas somente ao Éden, e nem muito menos só a Eva, mas elas se disseminam até os dias de hoje e continuam enganando, seduzindo e atraindo a  milhares de mulheres. 

Podemos observar irmãs, que quando Satanás se aproximou de Eva ele omitiu e  mentiu sobre a verdade da ordem de Deus dada a Adão. Como podemos ver em Gênesis 3:1-5 onde satanás diz: É assim que Deus disse: não comereis de toda a árvore do jardim? Ele omite o que Deus disse a cerca da árvore do conhecimento do bem e do mal que não poderiam comer apenas desta árvore. Agora irmãs, vamos ver o quanto satanás é astuto e ardiloso, ele é o pai da mentira, no momento em que afirma para Eva que “certamente não morrereis” quando Deus tinha dito que "certamente morrerás"! Não há dúvidas irmãs, que ele sempre transtorna a verdade de Deus e levanta mentiras. Gênesis 3:1-5 “Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos. Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais. Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.”; Jo 8:44 Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira; 2Co 2:11 Porque não ignoramos os seus ardis.

Ele é astuto em criar falsas promessas, contradições, justificativas mentirosas a cerca da Palavra de Deus. Ele agiu desta maneira quando enganou Eva com a falsa promessa que ela teria os seus olhos abertos e se tornaria como Deus, sabendo o bem e o mal, como está descrito em Gênesis 3:5 “Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.”; 2Co 11:14 E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz.

Adão foi desobediente ao ouvir a Eva e não cumprir a ordem dada por Deus a ele. No entanto, Eva deixou-se enganar, caiu na tentação, ao achar que a árvore era boa para se comer, e agradável ao olhos, para dar entendimento, e então ela comeu, e deu também a seu marido e ele comeu com ela. Gênesis 3: 6 "E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela."

O pecado consumado produziu na consciência de Adão e Eva a vergonha, medo, fuga,  quando conheceram que estavam nus, esconderam-se de Deus e depois se justificaram colocando a culpa em Deus e na serpente: Adão em Deus e Eva na serpente! Como está descrito em Gênesis 3:7-13 Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais. E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim. E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás? E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me. E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses? Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi. E disse o Senhor Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.

Os passos da desobediência de Adão quando ele quebrou a aliança divina com Deus levaram a humanidade a condenação. Eva deixou-se enganar caindo em transgressão. Os 6:7 Mas eles transgrediram a aliança, como Adão; eles se portaram aleivosamente contra mim.  Adão e Eva sofreram o castigo pela desobediência a Palavra do Senhor, foram expulsos do Jardim do Éden, e o pecado trouxe a morte espiritual e morte física para todos os homens, além disso a terra tornou-se maldita por causa da desobediência de Adão. Gn 3:24 E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida. Rm 6:23 Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor. Rm 3:23 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Gn 2:17 Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. Gn 3:14-20 Então o SENHOR Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida. E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará. E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida.  Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo. No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.  E chamou Adão o nome de sua mulher Eva; porquanto era a mãe de todos os viventes.

Sabemos irmãs, que muita coisa mudou desde o Éden, as mulheres tiveram suas vidas influenciadas pelo processo de industrialização e pela modernização do mundo. Estamos enfrentando ao longo das gerações cada vez mais ataques sutis, astutos de Satanás que dissemina mentiras a cerca da Palavra e vontade do nosso Deus para as nossas vidas, quanto a nossa natureza, papel, valores, casamento, filhos, submissão etc. Infelizmente irmãs, essas ideologias mentirosas levantadas hoje e construídas ao longo das gerações sobre as mulheres estão sendo cada vez mais seguidas, ouvidas, abraçadas, semelhantemente ao que aconteceu com Eva no jardim do Éden. 

A introdução de ideologias feministas e o seu crescimento avassalador não seriam porventura usados para atrair e seduzir as mulheres? Com mentiras, vantagens, progressos, promessas semelhantemente a usada pela serpente no Éden para enganar a Eva? Com certeza sim, minhas irmãs! Hoje as ideologias feministas estão enraizadas em nossas famílias, filhos, mídias, escolas, universidades enfim, no mundo todo! O feminismo é o modelo mais usado por Satanás para se opor ao modelo deixado e aprovado pelo Senhor em Sua Palavra para a vida das mulheres. Este movimento destrói a feminilidade, não representa os direitos reais das mulheres e sim, interesses de grupos ideológicos, e vem agregando ao longo das gerações mais fardos sociais às nossas vidas.   O resultado de tudo isso irmãs, tal qual o Éden, não poderia ser diferente! Trouxe muito prejuízo e dor para a vida das mulheres e  das famílias. Notamos a sua fragilização e descaracterização, casamentos destruídos e uma geração de filhos rebeldes sem nenhum modelo familiar bíblico.

Que possamos minhas irmãs,  como mulheres crentes em Deus e na Sua Palavra, resistir e combater as mentiras levantadas por  Satanás, que são disseminadas para nos enganar, influenciar, seduzir como ele fez com Eva. Porém, que tenhamos em nossas mentes o Conhecimento da Verdade que é o único meio de vencer o inimigo das nossas almas. Mt 26:41 Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca. Tg 4:7 Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós; 1Co 10:13 Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.

Em breve trataremos de mais uma mentira de Satanás seguindo com a Parte 2.


quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

Sábia ou tola? Parte 2

https://www.youtube.com/watch?v=qV8m_h39u2Q&t=103s&ab_channel=MulherVirtuosaBatista 


Sábia ou tola? Parte 2

Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos. Provérbios 14:1 

Luciana dos Santos Macedo Costa

Irmãs, percebemos neste versículo no Livro de Provérbios a presença do verbo edificar e o significado de edificar é construir. Jamais construiremos algo sem esforços, trabalho, gasto de energia, fadiga, cansaço, mãos desgastadas pelo trabalho diário e tudo isso se assemelha muito com a edificação do nosso lar. A bíblia nos exorta a sermos mulheres sábias para edificarmos a nossa casa e o ponto de partida e entendimento que precisamos ter é: servir como Cristo serviu. Não há virtudes tão semelhante as de Jesus Cristo como quando servimos aos outros. E aonde nós mulheres mais servimos aos outros se não dentro do nosso próprio lar? Como está escrito em Mateus 20:28 "Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos". O exemplo deixado por Jesus Cristo quando veio ao mundo, Ele não veio para ser servido, mas sim para servir! E nós irmãs, como mães, mulheres crentes, filhas de Deus temos que despertar para esse sentimento que houve em Cristo, esse sentimento deve nascer do fundo do nosso coração e saber que fomos criadas, feitas para servir.

O nosso serviço irmãs, está dentro do propósito e vontade de Deus, quando nos casamos, geramos nossos filhos, por isso que precisamos ver com outros olhos o nosso serviço no lar, que consiste na plena edificação da nossa casa. Por mais que o mundo e as feministas queiram torná-lo sem mérito algum, o trabalho exercido por uma dona de casa, isso é mais uma das mentiras que as mulheres acreditam, em achar que o trabalho diário em prol, em função, o serviço pelos nossos é em vão aos olhos de Deus. Só que não irmãs! Mas nós que somos filhas de Deus, crentes em Jesus Cristo não devemos esperar nada deste mundo, e nem muito menos acreditar nas suas filosofias, mas sim ter a certeza de que o Senhor estará satisfeito com o nosso trabalho e serviço. Em Provérbios 14:4 está escrito assim "Não havendo bois o estábulo fica limpo, mas pela força do boi há abundância de colheita". Então vemos neste versículo  que só ha abundância de colheita se houver a força do boi, do mesmo jeito só haverá edificação do nosso lar se nos dispusermos a trabalhar. Então precisamos entender que toda a nossa colheita diária ela é fruto do trabalho das nossas mãos, da nossa disponibilidade de servir como Cristo serviu, Ele é o nosso exemplo. Dizer que é fácil, não é irmãs! Não é um trabalho fácil, é cansativo, repetitivo, mas precisamos enxergar as bençãos derramadas pelo Senhor em cada fase deste trabalho quando estamos servindo e cuidando da nossa casa para torná-la em um lar saudável, limpo e aconchegante. Foi o Senhor que nos deu o nosso lar.

Ao prepararmos as refeições para alimentar o nosso corpo e da nossa família e nossos corpos para servirem a Deus. Foi o Senhor que nos abençoou com este alimento.

Quando lavamos diariamente a louça para prepará-las para as próximas refeições, somos abençoadas por termos alimento em nossas mesas. Quantas mulheres queriam ter suas louças sujas pela abundância do alimento e não possuem.

Estarmos atentas as nossas vestimentas para nos apresentarmos diante de Deus e dos homens. Foi o Senhor que supriu as  nossas necessidades de nos vestirmos, nos cobrirmos de termos um teto. Irmãs, o nosso trabalho não é vão, sem importância! O Senhor olha desde os céus e vê o fruto das nossas mãos, do nosso trabalho para estarmos atentas ao andamento da nossa  casa, e as necessidades do nossos esposos e filhos. 

A mulher tola, não tem o entendimento para o servir, ela não enxerga que nós fomos criadas par servir e não para ser servidas! Ela quer ter o alimento na mesa, mas ela não quer trabalhar, ela tem preguiça de fazê-lo. Ela não está preocupada se seus filhos  estão alimentados, vestidos com roupas limpas, passadas, ela não está preocupada com o andamento da sua casa, e isso são atitudes de uma mulher tola! Tudo que ela faz é sob murmurações, ela se torna uma mulher irritadiça, como está descrito em Provérbios 18:2 "O tolo não tem prazer na sabedoria, mas só em que se manifeste aquilo que agrada o seu coração". A mulher tola segue o seu coração e  acha que só deve fazer o que lhe é agradável. A mulher tola destrói o seu lar, com as suas próprias mãos. Precisamos entender que o Senhor deixou nas Escrituras, muitos papéis e responsabilidades para nós mulheres, somos ajudadoras idôneas, e não podemos recuar do nosso papel, como filhas busquemos ser obedientes a Palavra do Senhor, e edificarmos a nossa casa sobre a rocha, sobre os fundamentos de Jesus Cristo como está descrito em Mateus 7:24 "Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha". Amém irmãs.