Filhas de Sara.
IPe 3:6 Como Sara obedecia a Abraão, chamando-lhe senhor; da qual vós sois filhas, fazendo o bem, e não temendo nenhum espanto.
Luciana dos Santos Macedo Costa
Queridas irmãs, no Livro de I Pedro Capítulo 3: 1-6 o apóstolo nos exorta sobre a conduta das mulheres e o seus deveres no casamento. Ao pensar em uma mulher que fosse motivo de exemplo, dentre muitas, ele nos dá o exemplo da conduta de Sara como mulher e esposa. Recebemos então, um grande ensinamento, quando Deus em sua Palavra nos deixou escrito que nós somos suas filhas pela fé! O Senhor estabeleceu entre nós e Sara um laço espiritual pela fé muito forte, que é proclamado por Deus para nós quando nos afirma: da qual vós sois filhas. IPe 3:6 Como Sara obedecia a Abraão, chamando-lhe senhor; da qual vós sois filhas, fazendo o bem, e não temendo nenhum espanto. E este laço entre nós e Sara ele é espiritual, pois somos descendentes na mesma fé em Jesus Cristo. Isso é glorioso e temos que ter esta convicção em nossas mentes e vidas! Sara era uma mulher dotada de uma beleza muito grande, era formosa à vista, só que seu legado para nós suas filhas, não consistiu na beleza exterior e sim no exemplo de fé que professava no único Deus que existe. Ela como filha do Senhor depositou toda a sua fé e teve um coração temente a Ele, como também tinha um espírito submisso ao seu amado esposo Abraão. Sara enfrentou muitas aflições em sua vida, como todas as mulheres que fazem profissão de servir a Deus...
Devemos olhar para Sara com um coração de filhas, na mesma fé, e entendermos o quanto essa mulher foi abençoada pelo Senhor. Que grande benção, sabermos que temos este laço espiritual com Sara, sendo nós suas filhas pela mesma fé!
Características das filhas de Sara:
1. As filhas de Sara tem uma beleza que nunca desvanece, não consistindo só no exterior (cabelos, jóias, roupas). 1Pe 3:3 O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de joias de ouro, na compostura dos vestidos;
Não tem o vício escravizante da moda, mas a modestia e dignidade.
Não segue o padrão do mundo
A beleza verdadeira é a interior
O adorno das mulheres de Deus não está no externo, mas sim fazer a vontade de Deus com palavras e suas atitudes
Deus vê o interior e não o exterior I Samuel 16:7
Amavelmente respeitadas
2. As filhas de sara se esforçam para ter um espírito manso e quieto que é precioso diante de Deus. 1Pe 3:4 Mas o homem encoberto no coração; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus. Sabemos o quanto é difícil agir com mansidão e quietude em nossos relacionamentos conjugais e pessoais. Gl 5:22 Mas o fruto do Espírito é: Amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
Precisamos nos esforçar para agradar a Deus, e praticar o bem.
3. As filhas de Sara esperam somente em Deus 1Pe 3:5 Porque assim se adornavam também antigamente as santas mulheres que esperavam em Deus, e estavam sujeitas aos seus próprios maridos;
Esperando em Deus que irá suprir as nossas necessidades
Esperando em Deus para nos ajudar a atravessar as provações, aflições, na dor, na morte. Sl 27:14 Espera no SENHOR, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no SENHOR.
Esperando em Deus que pode conceder até os desejos do nosso coração Sl 37:4 Deleita-te também no SENHOR, e te concederá os desejos do teu coração.
Esperando no Deus da nossa salvação Sl 42:11 Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face, e o meu Deus
4. As filhas de Sara fazem o bem e não temem nenhum espanto 1Pe 3:6 Como Sara obedecia a Abraão, chamando-lhe senhor; da qual vós sois filhas, fazendo o bem, e não temendo nenhum espanto. Sara realmente era uma mulher admirável! A Bíblia nos diz que ela assim como, uma mulher virtuosa, só fazia o bem a Abraão e não temia nenhum espanto. Essa parte final “não temer nenhum espanto” do versículo que se encontra em I Pedro 3:6 em outras palavras significa dizer que Sara confiava somente em Deus, e que Ele estaria com ela em todas as situações, peregrinando, pelos vales, desertos, provações e a ajudaria dando-lhe forças para prosseguir em sua peregrinação de fé. Tt 2:3 As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem;
5. As filhas de Sara seguem a liderança do marido e o respeitam. São espontaneamente submissas 1Pe 3:6 Como Sara obedecia a Abraão, chamando-lhe senhor; da qual vós sois filhas, fazendo o bem, e não temendo nenhum espanto.
Essa palavra submissão é erroneamente interpretada, pois não se trata de inferioridade e sim de liderança "funções". Seu significado consiste em render obediência espontânea, inteligente e humilde a alguém (esposos) que foi investido de poder (missão, carreira, vocação) sob a vontade de Deus. Ela vem do interior do coração e não é por obrigação. Gn 18:12 Assim, pois, riu-se Sara consigo, dizendo: Terei ainda deleite depois de haver envelhecido, sendo também o meu senhor já velho?
Que possamos irmãs, nos alegrar grandemente pela grande graça de crermos no mesmo Deus e Salvador Jesus Cristo que Sara creu e teve fé, tendo o mesmo laço espiritual eterno e sermos descendentes espirituais na fé em Deus que nos deu a promessa de vida eterna a qual cremos. IJo 2:25 E esta é a promessa que ele nos fez: A vida eterna. Amém irmãs!
Nenhum comentário:
Postar um comentário