terça-feira, 21 de julho de 2015

O fruto do Espírito agradável ao Senhor.





O fruto do Espírito agradável ao Senhor.
                                                      Luciana dos Santos Macedo Costa

"...Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança".  (Gálatas 5:22)
                                                  
Queridas irmãs, em Cristo Jesus, qual o fruto que estamos oferecendo ao nosso Deus? O fruto da carne ou do Espírito? Ele nos exorta a andar em Espírito para não cumprirmos a concupiscência da carne, isto nos faz refletir que o fruto que devemos lhe oferecer e que será agradável ao nosso Deus é o do Espírito e não o da carne, pois a carne é nossa inimiga, ela cobiça contra o Espírito e o Espírito contra a carne e estes opõem-se um ao outro para que não façais o que quereis "Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais as coisas que quereis". Gálatas 5: 16-17 Ao ouvirmos esta exortação se vivemos em Espírito andemos também em Espírito "Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito". Gálatas 5-25 O nosso fruto e obras devem ser conduzidos pela obediência ao nosso Senhor em cumprir o que Ele deseja, porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus "Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus". Romanos 8-14 Quando o Senhor Jesus Cristo confessa que é a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador; toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto (João 15:1-3), ele afirma que se estamos nEle daremos muitos frutos, porque sem Ele nada podemos fazer. Amadas irmãs,  Jesus Cristo quer nos dizer que cada vez que se opera a limpeza na videira ela produz mais frutos e conosco é de maneira semelhante, Deus opera a limpeza das nossas falhas e pecados nos provando e purificando cada vez mais para que possamos oferecer cada vez mais frutos agradáveis e dignos de arrependimento.
Em Gálatas 5-22 "Mas o fruto do Espírito é: Amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança" atentamos para o conjunto de nove virtudes graciosas que são manifestadas como “fruto do Espírito”, o amor está ocupando a primeira ordem e o que devemos compreender é, qual a natureza deste amor? Existem diversas formas de amor: de novelas, contos de fadas, material, carnal etc. Queridas irmãs, este amor revelado não se baseia nestes contextos e sim no amor sacrificial como foi o de Cristo que morreu por nós, sendo nós ainda pecadores "Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores". Romanos 5-8. A grandiosidade deste amor é o descrito em Jeremias 31-3 que diz há muito que o Senhor me apareceu, dizendo: Porquanto com amor eterno te amei, por isso com benignidade te atraí e outra característica deste amor é a segurança de quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? "Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada". Romanos 8-35 e nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro Nós o amamos porque ele nos amou primeiro. I João 4-19.
No livro de Colossenses 3-14 nos exorta que devemos nos revestir de amor, que é o vinculo da perfeição "E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição" e viver o fruto do amor sacrificial e entender a grande revelação que nos é dada em I Coríntios 13:4-6 onde atribui que o amor é sofredor, benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta."O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta".  A característica mais forte deste amor é que ele vem acompanhado de sofrimento, ou seja não é bem o amor que é massificado pelo mundo. Irmãs, a Bíblia nos mostra que grandes homens sofreram angústias, tribulações, doenças, percas familiares, perseguições, mortes. Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo Tu pois, sofre as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo. II Timótio 2-3 Como exemplos bíblicos nós podemos citar o sofrimento de Jó que teve tudo: família, filhos, amigos, bens materiais e ao perder tudo isso e padeceu com úlceras da ponta do pé ao alto da cabeça e não blasfemou contra Deus durante o seu sofrimento, foi fiel e o Senhor o abençoou ricamente. Entre outros personagens bíblicos que sofreram por amor a Cristo podemos apontar para José do Egito, João o Batista, Paulo e algumas mulheres citadas na Bíblia em que as suas peregrinações foram de dores e sofrimentos Noemi, Ana, a viúva de Serepta, Maria a mãe de Jesus, Agar.
       As demais virtudes que fazem parte do fruto do Espírito são:
       O gozo - o significado da palavra é prazer, alegria  ou seja irmãs o nosso prazer deve estar no Senhor, em servi-Lo, nos alegrando de maneira completa e  indescritível  na esperança da Salvação das nossas almas, as suas palavras são de gozo intenso.Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completoJoão 15:11
A paz - só Deus para nos dá a sua Paz que excede todo o entendimento, mesmo em meio a angústias, tribulações, sofrimentos. Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. João 14:27;  Muita paz têm os que amam a tua lei, e para eles não há tropeço.Salmos 119:165; Os seus caminhos são caminhos de delícias, e todas as suas veredas de paz. Provérbios 3:17; Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado estará sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Isaías 9:6).
Longanimidade - é o entendimento de ser paciente e não deixar-se apoderar por espírito impaciente que é loucura. Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor. Efésios 4:2; Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade. Colossenses 3:12; Tu, porém, tens seguido a minha doutrina, modo de viver, intenção, fé, longanimidade, amor, paciência,II Timóteo 3:10).
Benignidade - o Senhor nos pede para não deixarmos de ser benignos, pois a sua benignidade é eterna por mais que se ire  será por pouco tempo. Misericordioso e piedoso é o SENHOR; longânimo e grande em benignidade. Salmos 103:8;  Na pureza, no conhecimento, na longanimidade, na benignidade, no Espírito Santo, no amor não fingido. II Coríntios 6:6).
Bondade - devemos estar fervorosos na bondade com os nossos irmãos, pois a bondade e a misericórdia de Deus nos acompanhará sempre. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias.Salmos 23:6, Porque o fruto do Espírito está em toda a bondade, e justiça e verdade. Efésios 5:9.
A fé - o justo viverá pela fé crendo na salvação das nossas almas e que somos justificados através da obra de Jesus Cristo. E Jesus, respondendo, disse-lhes: Tende fé em Deus. Marcos 11:22; Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá pela fé. Romanos 1:17; Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus. Romanos 3:26)
Mansidão - devemos ser mansos principalmente nas ofensas ao evangelho e instruir aos irmãos que resistem ao evangelho. Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor. Efésios 4:2;  Instruindo com mansidão os que resistem, [a ver] se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade. II Timóteo 2:25; Que a ninguém infamem, nem sejam contenciosos, mas modestos, mostrando toda a mansidão para com todos os homens.Tito 3:2
Temperança - almejaremos a diligência do autocontrole associando o conhecimento à temperança e a temperança à paciência. E ao conhecimento a temperança, e à temperança a paciência, e à paciência a piedade. II Pedro 1:6 Que possamos pedir sempre a Deus produzir um fruto digno de arrependimento que é o Espiritual. Amém irmãs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário