segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Noé e a arca.



Noé e a arca.
E fez Noé conforme a tudo o que o Senhor lhe ordenara. (Gênesis 7:5)
Luciana dos Santos Macedo Costa 
Queridas irmãs o dilúvio foi anunciado há muito tempo atrás quando Deus viu que a maldade do homem havia se multiplicado sobre a terra, e arrependeu-se de haver feito o homem e pesou-lhe o coração e anunciou que iria destruir os homens como também os animais (Gênesis 6:5-7). Noé achou graça aos olhos de Deus e o fez construir uma arca de madeira de gofer. Aquela geração foi rebelde, continuavam a comer, beber e davam-se em casamento, festejam e quando veio o dilúvio consumiu a todos, apenas Noé e a sua família que no total eram oito almas (Noé, sua esposa seus três filhos e suas noras) entraram na arca e conseguiram se Salvar porque creram no que Deus tinha anunciado em Sua Palavra “Os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucas (isto é, oito) almas se salvaram pela água” (1Pedro 3:20); “Comiam, bebiam, casavam, e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio, e os consumiu a todos” (Lucas 17:27); “Assim foi destruído todo o ser vivente que havia sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; e foram extintos da terra; e ficou somente Noé, e os que com ele estavamna arca” (Gênesis 7:23); “E não perdoou ao mundo antigo, mas guardou a Noé, a oitava pessoa, o pregoeiro da justiça, ao trazer o dilúvio sobre o mundo dos ímpios” (2 Pedro 2:5).
Que relação existe entre a arca descrita em Gênesis com a dispensação atual? A arca simboliza Jesus Cristo o Único Caminho pelo qual podemos ser Salvas e que salvou Noé e a sua família! A arca foi construída e poderia salvar aquelas pessoas, porém precisavam crer nas palavras anunciadas por Deus a Noé que viria o DILÚVIO. Não sejamos irmãs como aquela geração rebelde que não creu, não se arrependeu e foi consumida. O Evangelho de Jesus Cristo está sendo pregado ele é o poder de Deus para a Salvação dos creem, a Sua Palavra da Verdade está na Bíblia é inescusável ao homem não crer nas coisas que se veem criadas por Deus! Os homens permanecem condenados se não crerem no único e suficiente Salvador que é JESUS CRISTO. “Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus” (João 3:18);”E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos” (Atos 4:12); “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim” (João 14:6). Que creiamos em Jesus Cristo como nosso único e suficiente Salvador e quem nos livra da condenação eterna.Amém irmãs!

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Consolo ou tormento?



Consolo ou tormento?
Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado”. (Lucas 16:25)
Luciana dos Santos Macedo  Costa
Queridas irmãs o evangelista Lucas divinamente inspirado por Deus mostrou-nos através da Sua Palavra nesta passagem Lucas 16:19-31 de maneira clara o que está reservado por traz das cortinas para a vida de dois homens depois da sua morte. Um era rico e se vestia de púrpura e de linho fino e vivia todos os dias da sua vida rica e esplendidamente e o outro era um mendigo chamado Lázaro que jazia à porta do rico e deseja alimentar-se com as migalhas que caiam da mesa do rico, e os cães lambiam as suas chagas. Um dia morreu o mendigo e foi levado pelos anjos e era consolado no seio de Abraão que é o nosso pai na fé e morreu o rico e foi sepultado e no inferno estando em tormento ergueu os olhos e viu a Lázaro no seio de Abraão e clamando disse tem misericórdia de mim pois estou atormentado nesta chama.
Nos faz entender que os filhos de Deus nesta vida terrena podem passar por dias, anos ou até a vida toda em sofrimentos como foi com Lázaro, porém este sofrimento um dia irá ter fim quando deixarmos este corpo mortal e passarmos a Vida Eterna sendo consoladas por Deus, porém para os que confiam em si mesmo ou nas suas riquezas e não creem em Deus, não dão ouvidos a Sua Palavra e na obra expiatória de Jesus Cristo que morreu pelos nossos pecados para nos Salvar do tormento eterno, podem aqui na terra viverem como este rico esplendidamente sem problemas, sofrimento algum, porém depois da morte está reservado um lugar de tormento eterno e de chamas. Que possamos irmãs entender qual o tamanho do nosso sofrimento? Passageiro para os que creem em Deus e na sua promessa da Vida Eterna, tormento eterno para os que não creem em Deus. Amém irmãs.

quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

No Princípio...





No Princípio...
NO princípio criou Deus os céus e a terra. (Gênesis 1:1)
Luciana dos Santos Macedo Costa
           
            Queridas irmãs, há quem diga como a ciência, estudiosos, filósofos que o mundo foi criado por uma espécie de explosão, que o homem evoluiu do macaco “teorias de homens” sem a presença do nosso Deus Todo Poderoso e Criador, mas, nós que cremos que a Palavra de Deus é a Verdade e sempre será Imutável, Inerrável, Infalível nos mostra que no princípio criou Deus os céus e terra e ela era sem forma, vazia e sem luz e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas (Gênesis 1:1-3).

              A luz Ele chamou dia e as trevas noite, fez separação entre as águas, fez os Céus e chamou a porção seca de Terra e o ajuntamento das águas Mares (Gênesis 1:5-10). E disse Deus produza erva verde, erva que dê semente, árvores frutíferas. Ele criou os luminares para haver separação entre o dia e a noite, sol, lua e estrelas... Os animais de todas as espécies répteis, aves, baleias, gado e feras. E por fim Ele disse façamos o homem à nossa imagem comprovando que seu Filho já estava com Ele Jesus Cristo ao dizer “façamos”, o homem e a mulher (Gênesis 1:11-27);(João1:1-4).
           Como não crermos irmãs no que está escrito no Livro Santo? Como não ensinar para os nossos filhos da Excelência da Criação pelo Criador dos Céus, da Terra, e de tudo que nela existe, da vida vegetal, animal e da Criação do Homem! Certamente que os contradizentes querem se opor ao que aprendemos nas Escrituras Sagradas, nas escolas, nas universidades, nas correntes científicas, mas, Deus sempre será para os que crêem o CRIADOR de todas as coisas “Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis” (Romanos 1:20). Não há desculpa para o homem não crer na Criação Divina que foram acabadas, concluídas pelo mais Excelso Arquiteto de todas as coisas que no mundo existem. ASSIM os céus, a terra e todo o seu exército foram acabados” (Gênesis 2:1); "Ele é o que está assentado sobre o círculo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; é ele o que estende os céus como cortina, e os desenrola como tenda, para neles habitar" (Isaías 40:22). Amém irmãs!
  

quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Nínive ou Társis?

Nínive ou Társis?

E OROU Jonas ao SENHOR, seu Deus, das entranhas do peixe. (Jonas 2:1)

Luciana dos Santos Macedo Costa


Queridas irmãs esta passagem bíblica fala sobre a história de Jonas quando veio a Palavra do Senhor para ele ir até uma grande cidade chamada Nínive, pois, a malícia daquela cidade era grande, Jonas porém, não agiu conforme o Senhor tinha  ordenado, desobedecendo ao Senhor pegou um navio que ia com destino para Társis para longe do Senhor “Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até à minha presença (Jonas 1:2), Porém, Jonas se levantou para fugir da presença do SENHOR para Társis. E descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do SENHOR (Jonas 2:3).
Somos sabedoras que a nossa desobediência sempre vai trazer consequências para a nossa vida, principalmente depois que conhecemos as Escrituras, causando sofrimentos, dores,  correções e açoites quando não agimos de acordo com a vontade do Senhor seja na vida conjugal, na educação dos nossos filhos, na igreja, no trabalho, no convívio geral com as pessoas, na nossa vida financeira. Jonas foi lançado ao mar e Deus que é sabedor de todas as coisas preparou um grande peixe que o tragou e Jonas esteve três dias e três noites nas entranhas do peixe Preparou, pois, o SENHOR um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites nas entranhas do peixe (Jonas 1:17).
Jonas sofreu as consequências da sua desobediência entre ir para Nínive e fazer a vontade de Deus ele escolheu Társis! Deus lhe deu a livre agência para escolher, mas, não o livre arbítrio pois, os passos do homem são dirigidos pelo Senhor a decisão final é de Deus nas nossas vidas. Jonas se sentiu angustiado, sozinho, atemorizado nas profundezas dos mares ele comparou ao inferno, e clamou ao nosso Deus Todo Poderoso e Ele o ouviu “E OROU Jonas ao SENHOR, seu Deus, das entranhas do peixe”; E disse: Na minha angústia clamei ao SENHOR, e ele me respondeu; do ventre do inferno gritei, e tu ouviste a minha voz (Jonas 2:1-2). Quem poderia salvar, livrar Jonas dessa situação? Se não o nosso Deus que é misericordioso com os seus filhos, Jonas com profunda sabedoria exclamou que do “Senhor vem a Salvação” Falou, pois, o SENHOR ao peixe, e este vomitou a Jonas na terra seca”; Mas eu te oferecerei sacrifício com a voz do agradecimento; o que votei pagarei. Do SENHOR vem a salvação” (Jonas 2:9-10). Que possamos irmãs, sermos conhecedoras da Sua Palavra e não ir contra ela, semelhantemente a Jonas, sabendo fazer as escolhas corretas segundo a vontade de Deus para não sermos tragadas  “no ventre do grande peixe da desobediência” Amém irmãs.


segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

A carta de Cristo!






A carta de Cristo!
Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens. Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração. II Coríntios 3:2-3

Luciana dos santos Macedo Costa

                Queridas irmãs, essa é uma convicção que nós mulheres crentes devemos ter gravadas em nossos corações que somos “a carta de Cristo”. Se atentarmos para o passado as cartas sempre foram usadas como parte principalmente nas epístolas da Bíblia que é a Verdade Eterna da Palavra de Deus (Salmos 119:89; Salmos 119:160), os livros santos foram escritos em rolos, cartas que eram lidos, preservados e repassados de geração a geração, Deus escolheu homens para que os escrevessem através da inspiração do Espírito Santo e através das suas mãos colocassem as Suas Palavras escritas (Êxodo 24:4; Êxodo 31:18; Jeremias 29:1; II Coríntios 10:11; II Timóteo 4:13).
Fazendo uma reflexão e meditando sobre o versículo de II Coríntios 3:2-3 onde está escrito “Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens. Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração”. Como o meu próximo está lendo a carta que eu estou escrevendo na minha vida? Eu conheço a Palavra de Deus, eu a tenho guardado no meu coração, a minha boca é capaz de ensinar, eu vivo conforme a sua Palavra? Nós somos a carta de Cristo e ela pode ser lida por pessoas que nunca leram a Sua Palavra, não conhecem ao nosso Todo Poderoso Deus “EU SOU” que é criador de todas as coisas e único, suficiente Salvador do fogo eterno e condenação. “E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós” (Êxodo 3:14).Amém irmãs!

quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Os filhos de Eli...




Os filhos de Eli...

“Eram, porém, os filhos de Eli filhos de Belial; não conheciam ao SENHOR”.  (I Samuel 2:12)
Luciana dos Santos Macedo Costa

Queridas irmãs, essa passagem se passa no Velho Testamento no Livro de I Samuel Capítulo 2, em que a Palavra do Senhor nos mostra o comportamento depravado dos filhos de Eli que era um Sacerdote do templo do Senhor em Siló antiga capital religiosa de Israel, os jovens eram chamados Hofni e Fineias. Nesse sentido, além da colocação “filhos de Eli” eles também foram chamados ‘’filhos de Belial”. Porém, o que seria a palavra Belial? No hebraico não é um nome e sim o significado de inutilidade,  perversidade, ilegalidade, ou seja, é uma palavra que aponta para “características” malignas, ruins de uma pessoa. Por isso, ela era usada com frequência para apontar indivíduos que não temiam e nem adoravam a Deus, pessoas ímpias, opostos à luz, pessoas malignas.
As ofertas no Velho Testamento se davam  por meio do sacrifício de animais, desde o princípio descrito em Gênesis com Caim e Abel “E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta.(Gênesis 4:4). Os jovens Hofni e Fineias comiam do melhor das ofertas sem controle, pegavam a força a carne quando ainda estava crua desprezando e  pisando o sacrifício das ofertas que o povo fazia ao Senhor dentro do templo. Eli era sacerdote, conhecedor da Lei do Senhor, porém negligenciou e falhou na educação dos seus filhos, não os repreendeu corrigindo-os, principalmente no que diz respeito a não conhecerem ao Senhor para honrá-lo e ter temor “Eram, porém, os filhos de Eli filhos de Belial; não conheciam ao SENHOR.” (I Samuel 2:12). A bíblia fala que eram grandes os seus pecados e eram execráveis (abomináveis, amaldiçoáveis). “Era, pois, muito grande o pecado destes moços perante o SENHOR, porquanto os homens desprezavam a oferta do SENHOR.” (I Samuel 2:17); “Porque eu lhe fiz saber que julgarei a sua casa para sempre, pela iniquidade que ele bem conhecia, porque, fazendo-se os seus filhos execráveis, não os repreendeu.” (I Samuel 3:13)
Eli honrava mais aos filhos do que a Deus e isso trouxe a morte para seus dois filhos e para ele também, pois desprezavam e pisaram os sacrifícios oferecidos ao Senhor. “Por que pisastes o meu sacrifício e a minha oferta de alimentos, que ordenei na minha morada, e honras a teus filhos mais do que a mim, para vos engordardes do principal de todas as ofertas do meu povo de Israel? Portanto, diz o SENHOR Deus de Israel: Na verdade tinha falado eu que a tua casa e a casa de teu pai andariam diante de mim perpetuamente; porém agora diz o SENHOR: Longe de mim tal coisa, porque aos que me honram honrarei, porém os que me desprezam serão desprezados." (I Samuel 2:29-30); E foi tomada a arca de Deus: e os dois filhos de Eli, Hofni e Fineias, morreram. (I Samuel 4:11); “E sucedeu que, fazendo ele menção da arca de Deus, Eli caiu da cadeira para trás, ao lado da porta, e quebrou-se-lhe o pescoço e morreu; porquanto o homem era velho e pesado; e tinha ele julgado Israel quarenta anos." (I Samuel 4:18)
Diante desta breve passagem  bíblica sobre os filhos de Eli percebemos quão triste e vergonhoso quando não corrigimos nossos filhos quando é necessário e oportuno, acredito que todas nós passamos ou iremos passar por momentos que requerem a nossa correção e repreensão quando estamos no papel de pais, se não os educarmos nos caminhos do Senhor, falando do seu amor para que creiam e tenham temor, estaremos passivas de sofrer a vergonha e consequências drásticas que Eli sentiu na pele, pois não agiu como um pai que ama e repreende a seus filhos “Porque o SENHOR repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem." (Provérbios 3:12); A vara e a repreensão dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma, envergonha a sua mãe.” (Provérbios 29:15). Que possamos meditar nesta lição do Velho Testamento, mas que se aplica perfeitamente aos nossos dias na correção dos nossos filhos. Amém irmãs.