terça-feira, 21 de abril de 2020

Ana... Por este menino orava eu!




Ana... Por este menino orava eu!

Por este menino orava eu; e o SENHOR atendeu à minha petição, que eu lhe tinha feito. I Samuel 1:27

Luciana dos Santos Macedo Costa

Queridas irmãs, entre tantas mulheres das Escrituras e as suas lições e exemplos a serem seguidos, a Bíblia descreve em apenas dois Capítulos no Livro de I Samuel a história de Ana uma mulher como eu e você que enfrentou, passou por anos de tribulações no seu espírito! Qual de nós irmãs, nunca esteve cercada por momentos difíceis de aflições e angustias? Ana não tinha filhos e ainda possuía uma rival chamada Penina que a provocava para a irritar, a condição que Ana se encontrava “estéril” lhe causava imensa angústia, sofrimento e ansiedade, apesar, do seu marido Elcana a amar muito,  mesmo o Senhor tendo lhe cerrado a madre. HOUVE um homem de Ramataim-Zofim, da montanha de Efraim, cujo nome era Elcana, filho de Jeroão, filho de Eliú, filho de Toú, filho de Zufe, efrateu. E este tinha duas mulheres: o nome de uma era Ana, e o da outra Penina. E Penina tinha filhos, porém Ana não os tinha” (I Samuel 1:1-2); “Porém a Ana dava uma parte excelente; porque amava a Ana, embora o SENHOR lhe tivesse cerrado a madre”( I Samuel 1:5). Ana vivia angustiada, chorando, não comia e o seu coração vivia mal! Imaginem a aflição de Elcana em ver a sua esposa tão cheia de tristeza que chegou a ponto de dizer: não te sou melhor do que dez filhos? Esta foi a pergunta que Elcana fez para Ana! Indagando se a sua presença e amor dado a ela não eram suficientes? Sabemos irmãs, que o amor conjugal  não é da mesma natureza que a do amor maternal e acredito eu, que como toda mulher Ana queria experimentar o amor  de mãe. Então Elcana, seu marido, lhe disse: Ana, por que choras? E por que não comes? E por que está mal o teu coração? Não te sou eu melhor do que dez filhos?” (I Samuel 1:8).
Diante da sua aflição, Ana foi uma mulher que voltou os seus olhos para Deus, depositou a sua fé na pessoa do Senhor e o buscou na sua aflição e colocou nEle a sua confiança e orou ao Senhor com perseverança e com  um coração contristado e submisso à vontade do Senhor, para que Ele atentasse para a sua aflição e para a sua petição de ter um filho homem, e não somente isto irmãs, ela estava disposta a dar o seu filho ao Senhor para ser um servo e filho de Deus. A decisão  que Ana fez, poucas de nós faríamos, não é mesmo irmãs? Ter esta coragem de entregar o seu filho ainda pequeno para servir ao Senhor! As vezes, somos tão egoístas irmãs, que nos preocupamos muito mais com o que nossos filhos vão se tornar, que profissão seguir, passos e conquistas terrenas, e deixamos o lado espiritual em segundo plano! Mas, Ana se desprendeu de tudo isto e confiou que, os caminhos do Senhor para o filho dela seriam o melhor, e sem dúvida alguma sempre são! Ela, pois, com amargura de alma, orou ao SENHOR, e chorou abundantemente. E fez um voto, dizendo: SENHOR dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho homem, ao SENHOR o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha. I Samuel 1:10-11.
Como tudo em nossas vidas, no tempo determinado pelo Senhor, a oração e petição de Ana foi atendida e ela concebeu e deu à luz a um filho e chamou o seu nome Samuel, porque dizia ela, o tenho pedido ao Senhor. E o voto que Ana havia feito ela cumpriu foi fiel ao Senhor, assim que o seu filho foi desmamado, ela o levou à casa do Senhor, em Siló, e era o menino ainda muito criança. E sucedeu que, passado algum tempo, Ana concebeu, e deu à luz um filho, ao qual chamou Samuel; porque, dizia ela, o tenho pedido ao SENHOR (I Samuel 1:20); “E, havendo-o desmamado, tomou-o consigo, com três bezerros, e um efa de farinha, e um odre de vinho, e levou-o à casa do SENHOR, em Siló, e era o menino ainda muito criança” (I Samuel 1:24)
Fico imaginando quão grato estava o coração de Ana irmãs! O sentimento é o mesmo quando o Senhor atende as nossas orações e nos concede as nossas petições, o nosso espírito fica exultante de alegria! A oração de Ana e a sua petição foi atendida, para honra e glória do Senhor! Todos os anos Ana  visitava Samuel e o via crescer  e o Senhor era com ele, e todo o Israel conheceu que Samuel estava confirmado para ser profeta do Senhor, e o  Senhor ainda a abençoou com mais três filhos e duas filhas! Amém irmãs. Por este menino orava eu; e o SENHOR atendeu à minha petição, que eu lhe tinha feito. Por isso também ao SENHOR eu o entreguei, por todos os dias que viver, pois ao SENHOR foi pedido. E adorou ali ao SENHOR (I Samuel 1:27-28); “Visitou, pois, o SENHOR a Ana, que concebeu, e deu à luz três filhos e duas filhas; e o jovem Samuel crescia diante do SENHOR” (I Samuel 2:21).
·        Precisamos também entender irmãs, que algumas vezes as nossas orações e petições podem não ser atendidas, porque a vontade do Senhor é soberana, são os seus propósitos, quem pode replicar o que Deus faz em nossas vidas! Temos sempre que ter em mente que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, tanto as boas como as que aos nossos olhos não são. Lembro-me que há uns dez anos atrás eu orei muito, chorei noites e noites, clamei ao Senhor para trazer a cura do meu filho, porém, não era a sua vontade, mas como Ana eu entreguei a vida dele ao Senhor por todos os dias que viver, sou imensamente grata de tê-lo comigo  e aprendi a agradecer a sua vontade na vida dele.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário