quarta-feira, 7 de outubro de 2020

O grito de uma mulher sábia e pacificadora!

 



O grito de uma mulher sábia e pacificadora!

Então uma mulher sábia gritou de dentro da cidade: Ouvi, ouvi, peço-vos que digais a Joabe: Chega-te aqui, para que eu te fale. Chegando-se a ela, a mulher lhe disse: Tu és Joabe? E disse ele: Eu sou. E ela lhe disse: Ouve as palavras da tua serva. E disse ele: Ouço.” II Samuel 20:16-17

Luciana dos Santos Macedo Costa

Irmãs, esta passagem está escrita no Livro de II Samuel Capítulo 20:16-26 e descreve a intervenção de uma mulher em um conflito que ameaçava a sua cidade e os moradores de serem destruídos, o seu nome o Senhor não quis revelar, mas fez referência a ela como sendo uma mulher sábia... O cenário da sua participação se dá em um conflito que se passou na cidade chamada Abel Bete-Maaca (lugar que era conhecido onde se davam e recebiam bons conselhos) onde um homem mal chamado Seba, homem de Belial, filho de Bicri estava sendo procurado pelo capitão do exército do Rei Davi cujo nome era Joabe.

Seba era um homem mal, afastado do caminho do Senhor e provocou uma rebelião entre os homens contra o Rei Davi para que não tivessem parte com Davi, nem herança com os filhos de Jessé “ENTÃO se achou ali por acaso um homem de Belial, cujo nome era Seba, filho de Bicri, homem de Benjamim, o qual tocou a trombeta, e disse: Não temos parte em Davi, nem herança no filho de Jessé; cada um às suas tendas, ó Israel. Então todos os homens de Israel se separaram de Davi, e seguiram Seba, filho de Bicri; porém os homens de Judá se uniram ao seu rei desde o Jordão até Jerusalém.” II Samuel 20:1-2

O conflito se estendeu a cidade de Abel Bete-Maaca que iria ser atacada e destruída juntamente com todo o povo pela presença de Seba que havia fugido para lá “E vieram, e o cercaram em Abel de Bete-Maaca, e levantaram uma barragem contra a cidade, e isto colocado na trincheira; e todo o povo que estava com Joabe batia no muro, para derrubá-lo. “II Samuel 20:15.

Mas, durante o ataque à cidade podemos ver como Deus usou esta mulher sábia que gritou de dentro da cidade e pediu ao capitão Joabe que escutasse as suas palavras! Quanta coragem e sabedoria esta mulher teve nesta hora para humildemente usar palavras sábias que mudou e pacificou o curso final deste conflito! As palavras dela tocaram o coração de Joabe que estava disposto a destruir uma cidade inteira por causa de um homem mal chamado Seba. Podemos perceber irmãs, que aquela mulher sábia se apresentou humildemente e não com altivez e soberba diante de Joabe, que era o capitão do exército, pedindo para ouvir as suas palavras e dizendo que era uma das pacíficas e fiéis em Israel, e foi quando ela argumentou com sabedoria com o capitão porque procurava matar uma cidade que era mãe em Israel e devoraria a herança do Senhor?

 Então uma mulher sábia gritou de dentro da cidade: Ouvi, ouvi, peço-vos que digais a Joabe: Chega-te aqui, para que eu te fale. Chegando-se a ela, a mulher lhe disse: Tu és Joabe? E disse ele: Eu sou. E ela lhe disse: Ouve as palavras da tua serva. E disse ele: Ouço.” II Samuel 20:16-17; Sou eu uma das pacíficas e das fiéis em Israel; e tu procuras matar uma cidade que é mãe em Israel; por que, pois, devorarias a herança do SENHOR? II Samuel 20:19.

Vemos irmãs, que ela foi capaz de mostrar para Joabe o que a sua atitude impensada poderia prejudicar a todos inclusive ele, que seria a destruição daquela cidade e a herança do Senhor por causa de um só inimigo! Se era apenas Seba que ele queria, então afirmou contundentemente que dariam a sua cabeça para ele! “Então respondeu Joabe, e disse: Longe, longe de mim que eu tal faça, que eu devore ou arruíne! A coisa não é assim; porém um homem do monte de Efraim, cujo nome é Seba, filho de Bicri, levantou a mão contra o rei, contra Davi; entregai-me só este, e retirar-me-ei da cidade. Então disse a mulher a Joabe: Eis que te será lançada a sua cabeça pelo muro. II Samuel 20:20

Às vezes irmãs, em nossos conflitos precisamos identificar qual é a sua raiz, quem ou o que está provocando tal conflito e lançá-lo fora, buscando solucioná-lo, como é comum ouvirmos precisamos cortar o mal pela raiz! Ela conseguiu solucionar o problema com suas palavras sábias promoveu a pacificação do conflito e livrou a cidade e os moradores da destruição. A mulher sábia não agiu como muitas mulheres néscias, insensatas que diante de conflitos colocam mais lenha na fogueira para incitar ódio, raiva e contendas entre todos! Seus conselhos foram pacíficos e não gerou guerra e discórdia entre o seu povo e o capitão do exército do Rei Davi.

Colocando para nossas vidas e conflitos que enfrentamos, será que como mulheres crentes, preferimos agir sabiamente buscando sempre pacificar os conflitos? ou o contrário, sempre incitando brigas, discórdias, guerras colocando mais lenha na fogueira? Notamos que na passagem descrita diz  que ela gritou, parece até meio contraditório, porém o seu grito tinha outra intenção o de ajudar, resolver, pacificar a questão com sabedoria. E foi assim que ela levou a raiz do problema ao povo que era a presença de Seba naquele local e decidiu  juntamente com o povo que lançassem a cabeça de Seba pelo muro. E a mulher, na sua sabedoria, foi a todo o povo, e cortaram a cabeça de Seba, filho de Bicri, e a lançaram a Joabe; então este tocou a trombeta, e se retiraram da cidade, cada um para a sua tenda, e Joabe voltou a Jerusalém, ao rei. II Samuel 20:22

Que possamos pedir ao Senhor sabedoria, humildade para enfrentar os conflitos de maneira pacificadora assim como a mulher sábia de Abel Bete-Maaca. Amém irmãs.

Tt 3:2 Que a ninguém infamem, nem sejam contenciosos, mas modestos, mostrando toda a mansidão para com todos os homens.

 

Pv 26:21 Como o carvão para as brasas, e a lenha para o fogo, assim é o homem contencioso para acender rixas.

 

1Co 11:16 Mas, se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus.


3 comentários:

  1. Amém, que estudo lindo, agente sente o amor só de estudar ao folhear a busca da página, parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Amém, que estudo lindo, agente sente o amor só de estudar ao folhear a busca da página, parabéns.

    ResponderExcluir