sexta-feira, 26 de novembro de 2021

A oração de gratidão de Ana ao Senhor.

LINK DA MENSAGEM EM ÁUDIO NO YOUTUBE 


A oração de gratidão de Ana ao Senhor.

Luciana dos Santos Macedo Costa

Queridas irmãs, quantas orações de gratidão temos rendido ao nosso Deus em nossas vidas? Está descrito no Capítulo 2:1-10 de I Samuel a oração de gratidão de Ana, depois que ela levou Samuel ainda muito criança a casa do Senhor, em Siló, e o entregou ao sacerdote Eli. Imagino como foi difícil para ela entregar seu filho para ser herança do Senhor. Ana entregou Samuel, porque confiava plenamente em Deus. Esta oração é de uma profunda riqueza espiritual,  conhecimento, sabedoria e é um grande louvor ao nosso Deus! Exaltando-o em todos os seus atributos, poder e majestade. Vamos refletir sobre os dez versículos que descrevem a sua oração:

Ana em sua oração nos versículos 1 e 2 exultou de alegria em seu coração. I Samuel 2:1 Então orou Ana, e disse: O meu coração exulta ao SENHOR, o meu poder está exaltado no SENHOR; a minha boca se dilatou sobre os meus inimigos, porquanto me alegro na tua salvação. I Samuel 2:2. Não há santo como o Senhor; porque não há outro fora de ti; e rocha nenhuma há como o nosso Deus.  Irmãs, qual a causa da alegria de Ana? Seria por que Penina, sua rival, não poderia mais humilhá-la? Ou o motivo da sua alegria seria por seu filho ter nascido? Irmãs, a alegria de Ana estava no Senhor e em sua salvação, Ele era o ponto principal da sua vida. Ana espiritualmente entendia o que era mais importante na sua vida,  a salvação em Cristo Jesus! Ela tinha entendimento em seu espírito que não há outro Deus e não há rocha nenhuma como o nosso Deus e somente Ele é digno de toda honra e louvor. O grande desejo de Ana era ter um filho e Deus lhe concedeu esta benção de tê-lo, interessante notarmos irmãs, que  Ana em sua oração de gratidão não fez exaltação a essa benção que era o seu filho, mas sim exultou de alegria na graça eterna que é a da salvação das nossas almas. Na oração de Ana enxergamos que a nossa salvação é a fonte de toda esperança e a alegria da nossa alma, pois todas as coisas passarão e a brevidade da vida chegará para todas as pessoas, porém a nossa salvação é uma graça eterna e nos regozijaremos eternamente ao lado do nosso amado Deus.

Imãs, notamos que Ana no versículo 3 passa a olhar agora para o ser humano, obra das mãos do Criador, e nos exorta a não sermos altivos e arrogantes, porque o Senhor pesa na balança as nossas obras,  I Samuel 2:3 Não multipliqueis palavras de altivez, nem saiam coisas arrogantes da vossa boca; porque o Senhor é o Deus de conhecimento, e por ele são as obras pesadas na balança. Em seu íntimo Ana sentia o que tinha sofrido pelos insultos da sua arrogante rival Penina, mas de modo algum Ana quis se vingar, usando Samuel como um troféu. Quanta sabedoria irmãs, vinda de uma pecadora como nós. Será que agiríamos assim? Ou na primeira oportunidade iríamos nos vingar por todos os insultos e vergonha atravessados? Ana tinha entendimento que a vingança pertence  ao Senhor e não a nós. "Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor." Romanos 12:19; "Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará." Gálatas 6:7

Quando lemos os versículos de 4-8 eles  nos mostram o quanto o Senhor pode mudar a condição do homem conforme a sua vontade, como mudou a sua condição de humilhada para exaltada, estéril para fértil. Assim é o nosso Deus poderoso em todos os seus feitos! Quebra o arco dos fortes, cinge de força os que tropeçavam, os fartos podem vir a necessitar de pão e cessar a fome dos famintos, a mulher estéril torna a dar  à luz e a que tinha muitos pode enfraquecer. O Senhor é o que tira a vida e a dá. O Senhor empobrece e enriquece, abaixa e exalta...Levanta o pobre do pó. I Samuel 2:4 O arco dos fortes foi quebrado, e os que tropeçavam foram cingidos de força. I Samuel 2:5 Os fartos se alugaram por pão, e cessaram os famintos; até a estéril deu à luz sete filhos, e a que tinha muitos filhos enfraqueceu. I Samuel 2:6 O Senhor é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela. I Samuel 2:7 O Senhor empobrece e enriquece; abaixa e também exalta. I Samuel 2:8 Levanta o pobre do pó, e desde o monturo exalta o necessitado, para o fazer assentar entre os príncipes, para o fazer herdar o trono de glória; porque do Senhor são os alicerces da terra, e assentou sobre eles o mundo.

Nos versículos finais 9-10 da oração de Ana, ela exalta novamente o quanto o Senhor é poderoso para guardar os nossos pés, porém os ímpios ficarão mudos nas trevas. Fazendo-nos compreender que o homem não prevalecerá pela força. E os que contendem com o Senhor serão quebrantados. O nosso Deus julgará as extremidades da terra. I Samuel 2:9 Os pés dos seus santos guardará, porém os ímpios ficarão mudos nas trevas; porque o homem não prevalecerá pela força. I Samuel 2:10 Os que contendem com o Senhor serão quebrantados, desde os céus trovejará sobre eles; o Senhor julgará as extremidades da terra; e dará força ao seu rei, e exaltará o poder do seu ungido.

Que o Senhor derrame sobre nós o entendimento espiritual da sua grandeza, poder e magestade. E como Ana, uma serva, uma mulher humilde,  tenhamos a certeza que o Senhor está atento as nossas orações e só Ele pode mudar a nossa condição em que nos encontramos seja de perdidas para salvas, fracas para fortes, estéreis para férteis entre tantas outras situações. Que possamos honrá-Lo e glorificá-Lo, fazendo notório aos homens as suas bençãos,  como a oração de gratidão de Ana. Amém irmãs.


sábado, 30 de outubro de 2021

Meu tempo com Deus.

LINK DA MENSAGEM EM ÁUDIO NO YOUTUBE 



Meu tempo com Deus.

 

BEM-AVENTURADO o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.

Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Salmos 1:1-2

Luciana dos Santos Macêdo Costa

Queridas irmãs, nos últimos tempos chamados de modernos, a nossa mente e o nosso tempo, estão sendo desprezados e sugados por muitas informações através das mídias seculares. E muitas vezes, somos atraídas a desprezar o nosso tempo como elas e o que nos é oferecido geralmente são futilidades que de nada aproveitam para nossa edificação. Precisamos admitir que por vezes, somos negligentes com o nosso tempo com Deus. Não deveria ser assim, mas os dias atuais nos levam a cada dia alegar, criar desculpas, priorizar menos tempo com Deus. O Senhor nos exorta em várias passagens a meditar nas suas palavras dia e noite. E infelizmente não o fazemos, irmãs! Js 1:8 Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem-sucedido. Então irmãs, diante dessa realidade atual nos restam administrar melhor as vinte e quatro horas que o Senhor nos dá, pois destas, ainda passamos um terço delas dormindo! Será que o Senhor está satisfeito com o nosso tempo com Ele? Então, precisamos fazer a seguinte reflexão: como está o meu tempo com Deus?

Depois que fomos salvas e nos tornamos filhas de Deus, temos a necessidade de ter um relacionamento pessoal com o Senhor em nosso dia-a-dia.

E para isso é necessário que reservemos diariamente um tempo significativo para um momento devocional só nosso com o Senhor, de forma íntima e de plena comunhão para meditarmos, orarmos, louvarmos e agradecermos. Este meu momento com Deus deve ser priorizado, almejado e temos que ter prazer, amar, querer estar com o Senhor de maneira íntima, remindo melhor o nosso tempo para que dia-a-dia esse momento com o nosso Deus aconteça! Ef 5:16 Remindo o tempo; porquanto os dias são maus. Meditarmos em sua palavra, orarmos e louvarmos apenas na igreja não é suficiente, irmãs!

Tem dias que nos faltam horas para realizarmos todas as nossas tarefas do nosso cotidiano. E principalmente quando é necessário sairmos para o trabalho fora de casa, o que nos limita ainda mais dos nossos momentos com Deus. Começamos logo cedo ao acordar executando vários afazeres domésticos (casa, filhos, café, almoço, jantar, louças, roupas etc.) Mas, não podemos deixar que a nossa agenda cotidiana prive-nos do prazer que é de termos um momento só nosso com Senhor. Temos exemplos bíblicos que nos mostram que o próprio Jesus Cristo tinha o seu momento com Deus a sós para orar. Como Daniel se punha de joelhos e orava três vezes no dia e agradecia! E nós irmãs? Como está o nosso momento com Deus?

Mc 1:35 E, levantando-se de manhã, muito cedo, fazendo ainda escuro, saiu, e foi para um lugar deserto, e ali orava; Dn 6:10 Daniel, pois, quando soube que o edito estava assinado, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas do lado de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer.

 Quanto do meu tempo tenho oferecido ao Senhor para meditar na Sua Palavra?

 O Senhor nos pede para examinar as Escrituras, e examinar não é apenas passar os olhos nas palavras de Deus, mas sim observar atentamente e com diligência que significa ser  zelosa, cuidadosa! Quando nos esforçamos para termos esses momentos de meditação somos chamadas de bem-aventuradas. E sempre que iniciemos o nosso momento com o Senhor devemos pedir para que Ele abra os nossos olhos para enxergarmos as maravilhas da sua lei e nos ensine-as. Jo 5:39 Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; At 17:11 Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas [coisas] eram assim. Hb 2:1 PORTANTO, convém-nos atentar com mais diligência para as [coisas] que [] temos ouvido, para que em tempo algum nos desviemos delas. Ap 1:3 Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as [coisas] que nela estão escritas; porque o tempo está próximo. Sl 119:18 Abre tu os meus olhos, para que veja as maravilhas da tua lei. Sl 119:12 Bendito [és] tu, ó SENHOR; ensina-me os teus estatutos.

Em Salmos 1 o Senhor nos mostra que bem-aventurado é o homem que antes tem o seu prazer na lei do Senhor e nela medita dia e noite e nos compara a uma árvore plantada junto a ribeiros de águas, e que no seu tempo dar frutos e suas  folhas não cairão e tudo quanto fizer prosperar.

Salmos 1

1 BEM-AVENTURADO o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. 2 Antes [tem] o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. 3 Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.4 Não [são] assim os ímpios; mas [são] como a moinha que o vento espalha. 5 Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos. 6 Porque o SENHOR conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá.


Quanto do meu tempo tenho oferecido ao Senhor para orar?

 A oração é um meio direto que temos de conversarmos com Deus, e podemos fazer isto em todo o tempo com o nosso Espírito, como também ela pode ser feita no interior do nosso quarto com a porta fechada, pois nos isola dos barulhos do mundo e nos conduz a um silêncio de expectativa em Deus. E sempre termos em mente para que seja feito a vontade do Senhor. Sendo perseverantes! Mt 6:6 Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que [está] em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente. Mt 6:10 Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, [assim] na terra como no céu; Lc 6:12 E aconteceu que naqueles dias saiu ao monte a orar, e passou a noite em oração a Deus; Rm 12:12 Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração; Ef 6:18 Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos; Fp 1:4 Fazendo sempre com alegria oração por vós em todas as minhas súplicas; Fp 4:6 Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças; Cl 4:2 Perseverai em oração, velando nela com ação de graças; 1Pe 4:7 E já está próximo o fim de todas [as coisas;] portanto sede sóbrios e vigiai em oração.

 Quanto do meu tempo tenho oferecido ao Senhor para louvá-lo?

 Irmãs, Notadamente o louvor vem de dentro para fora, ou seja, do nosso coração. Como é maravilhoso louvar ao Senhor em nosso coração, com hinos e cânticos espirituais. Devemos fazer com vontade, e pedir ao Senhor para abrir os nossos lábios. Enquanto vivermos ofereçamos louvores ao Senhor!

Ef 5:19 Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração; Hb 13:15 Portanto, ofereçamos sempre por ele a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome. Hb 2:12 Dizendo: Anunciarei o teu nome a meus irmãos, cantar-te-ei louvores no meio da congregação.Lv 22:29 E, quando oferecerdes sacrifícios de louvores ao SENHOR, o oferecereis da vossa vontade.Sl 51:15 Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca entoará o teu louvor. Sl 104:33 Cantarei ao SENHOR enquanto eu viver; cantarei louvores ao meu Deus, enquanto eu tiver existência.

 Que o nosso Deus nos ajude a remir o nosso tempo e nos dedicar com mais amor a nossa caminhada devocional diária com o Senhor. E como o salmista expressar oh! Quanto amo a tua lei. Sl 119:97 Oh! Quanto amo a tua lei! [É] a minha meditação em todo o dia.

 

 

 

 


quinta-feira, 9 de setembro de 2021

Pela Fé...

LINK DA MENSAGEM EM ÁUDIO NO YOUTUBE 



Pela Fé...
“ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.” (Hebreus 11:1)

Luciana dos Santos macedo Costa 

Queridas irmãs, as escrituras nos mostram uma nuvem de testemunhas tanto de homens como mulheres que foram exemplos de fé bíblica, genuína e pura que nos enchem de esperança e consolo! Ao olharmos para Noé, Abraão, Sara, Isaque, Jacó, José, Moisés, Daniel, Raabe, Davi entre tantos outros que creram verdadeiramente na palavra de Deus e a abraçaram pela fé, venceram reinos, fecharam a boca dos leões, apagaram a força do fogo, da fraqueza tiraram forçasna batalha se esforçaram, foram torturados, açoitados, apedrejados, serrados, tentados, aflitos e perseguidos os quais o mundo não era digno! Mas, pela fé conseguiram vencer toda a peregrinação terrena, estando hoje consolados e libertos de todos os sofrimentos que enfrentaram enquanto estiveram na carne. “Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.” (I João 5:4); “Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra.” (Hebreus 1:13); Os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões, Apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos. As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição; E outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões. Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados (Dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra. E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa, Provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles sem nós não fossem aperfeiçoados. (Hebreus 1:33-40)
O que todos esses exemplos de fé tinham em comum? Podemos notar irmãs, que todos eles colocaram a sua fé somente em Deus e no seu poder! Pois, sem a fé verdadeira é impossível agradar ao Senhor! Há quem deposite a sua fé em líderes religiosos (pastores, padres, guias...), santos, imagens, objetos etc. Mas, a palavra de Deus nos exorta a termos fé somente em Deus e no seu poder! "E Jesus, respondendo, disse-lhes: Tende fé em Deus.” (Marcos 11:22); “E disse-lhes: Onde está a vossa fé? E eles, temendo, maravilharam-se, dizendo uns aos outros: Quem é este, que até aos ventos e à água manda, e lhe obedecem?” (Lucas 8:25); “Para que a vossa fé **não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.” (I Coríntios 2:5).
Irmãs, em que consiste a nossa fé? Será que a fé tem como fundamento coisas que alcançamos e vemos? Não irmãs! A fé bíblica está fundamentada em crermos somente em Deus e na sua palavra e depositarmos toda a confiança que ela se cumpriu no Velho Testamento e se cumprirá até a consumação dos tempos! Ou seja, é a prova das coisas que não vemos, mas esperamos com paciência! “ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.” (Hebreus 11:1) “Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência.” (Tiago 1:3); “Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo.” (I Pedro 1:7)
Na bíblia está escrito que é pelo ouvir que a nossa fé bíblica será confirmada, mas não é qualquer coisa que adentrará aos nossos ouvidos e nos fará ter fé, nem muito menos de qualquer pessoa, filósofo ou escritor e sim somente pela palavra de Deus, por isso que devemos nos esforçar para ler e ouvir cada vez mais a palavra de Deus para crescermos na fé e não descairmos da nossa firmeza. “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.” (Romanos 10:17).
Que possamos irmãs, resistir firmes na fé como todos os nossos irmãos que nos deram exemplos e testemunhos de vida vivendo pela fé, sabendo que em toda a nossa peregrinação terrena não estamos sozinhas, pois em todo o mundo há irmãos que passam pelas mesmas aflições! “Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.” (I Pedro 5:9). Amém irmãs.

Maria: uma mulher diferente de outras “Marias”.

LINK DA MENSAGEM EM ÁUDIO NO YOUTUBE 



Maria: uma mulher diferente de outras “Marias”.

“E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.” Lucas 10:42

Luciana dos Santos Macedo Costa 

Minhas irmãs, quando lemos esta pequena passagem que se encontra em Lucas 10:38-42 “E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa; E tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra. Marta, porém, andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude. E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e preocupada com muitas [coisas,] mas uma [só] é necessária; E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.” Irmãs, se aplicarmos esta passagem para os dias de hoje, quantas mulheres no mundo estão seguindo, pensando, agindo como outras “Marias”? E não, seguindo o modelo deixado por Deus em Sua Palavra que é a boa parte?! A resposta, Infelizmente, será milhares!
Irmãs, Maria foi um dos exemplos de mulheres da Bíblia, deixados pelo próprio Jesus Cristo em Sua Palavra, que nos traz uma exortação a olharmos para a escolha do seu coração e crermos assim como ela, recebendo a Palavra Deus como a verdade e a boa parte para as nossas vidas. Maria, era diferente de outras “Marias”... E nós, irmãs, somos diferentes das mulheres do mundo?
Milhares de mulheres estão deixando os princípios de Deus e a sua Palavra que é a verdade e se conformando com o que o mundo aprova. Sl 119:160 A tua palavra [é] a verdade desde o princípio, e cada um dos juízos da tua justiça [dura] para sempre. Fazendo a escolha contrária, que se opõe a palavra de Deus e preferindo buscar a satisfação pessoal, terrena, breve e dando espaço à concupiscência da sua carne, aprovando e seguindo as ideologias humanas.
Através do exemplo da escolha de Maria, o Senhor está nos mostrando que o coração dela não iria se posicionar a favor de ideologias humanas ou agir de modo contrário a Palavra de Deus pela sua escolha.
É crescente, irmãs, a atuação de satanás através de ideologias humanas, ele nunca agiu tão ferozmente como nos últimos tempos, promovendo a subversão dos valores deixados por Deus para a mulher como sendo: opressor, desigual e machista. Fazendo com que a mulher se oponha ao seu principal papel no seio familiar como ajudadora idônea em busca de liberdade financeira, pessoal e poder. Gn 2:18 E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.
Irmãs, a Palavra de Deus não escraviza, não exclui ou minimiza o papel da mulher, pelo contrário, quando agimos de acordo com a vontade de Deus, temos a confiança que o Senhor nos guiará e nos conduzirá na sua verdade e o fruto das nossas mãos será de paz. Pv 31:31 Dai-lhe do fruto das suas mãos, e deixe o seu próprio trabalho louvá-la nas portas.
Muitas ideologias humanas estão sendo disseminadas como sendo naturais na consciência de milhares mulheres, entre tantas outras aberrações e heresias, contrariando a palavra de Deus estão:
Aborto Pv 6:17 Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente;
Divórcio Gn 2:24 Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne;
Ideologias de gênero, homossexualidade Mt 19:4 Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Não tendes lido que aquele que [os] fez no princípio macho e fêmea os fez; Rm 1:26 Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza,
Feminismo Ef 5:22 Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor; Ef 5:23 Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo; Gl 3:28 Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós [sois] um em Cristo Jesus.
Vestimentas sem pudor 1Tm 2:9 Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos;
Mulheres sendo pastoras etc. 1Tm 3:2-5 É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento; Que governe bem a sua própria casa, tendo [seus] filhos em sujeição, com toda a modéstia (Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, como terá cuidado da igreja de Deus?); I Tm 2:12-14 Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio. Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva. E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão.
Que possamos, irmãs, seguir o exemplo de Maria que escolheu ouvir, seguir, guardar a palavra de Deus em seu coração como a verdade e a boa parte. E sermos diferentes das demais mulheres do mundo, Maria era uma mulher diferente de outras “Marias”. Ef 5:10 Aprovando o que é agradável ao Senhor. Amém, irmãs!

sexta-feira, 3 de setembro de 2021

A excelência da mulher virtuosa!

LINK DA MENSAGEM EM ÁUDIO NO YOUTUBE  


A excelência da mulher virtuosa!

“Muitas filhas têm procedido virtuosamente, mas tu és, de todas, a mais excelente!” Provérbios 31:29
Luciana dos Santos Macedo Costa
Queridas irmãs, a mulher virtuosa de Provérbios 31 recebeu uma menção de ser a mais excelente entre muitas filhas de Deus! Quanta honra para esta mulher receber essa menção vinda do Senhor. Sua excelência não consistiu em títulos, diplomas, riquezas, sucesso na vida profissional ou independência financeira. Sua excelência consistiu em ter recebido a excelente graça de Deus. (II Coríntios 9:14). E pela sua oração por vós, tendo de vós saudades, por causa da excelente graça de Deus que em vós há. E como uma filha obediente, procedeu de modo agradável aos olhos de Deus e segundo a sua vontade. Faremos algumas reflexões a cerca do proceder desta mulher:
-Será que ela era uma mulher perfeita? Não, irmãs!
-Será que ela cometeu falhas e pecados? Sim, irmãs! Ela era uma mulher sujeita as mesmas fraquezas como nós.
-Será que o caminho que ela seguiu, trilhou, percorreu foi um caminho fácil? Sem trabalho, provações, tribulações e sofrimentos? Claro que não, irmãs! O caminho que ela procedeu foi um caminho cheio de responsabilidades desde o acordar até o dormir. Provérbios 31:13-22.
13Busca lã e linho, e trabalha de boa vontade com suas mãos.
14Como o navio mercante, ela traz de longe o seu pão.
15Levanta-se, mesmo à noite, para dar de comer aos da casa, e [distribuir] a tarefa das servas.
16Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com o fruto de suas mãos.
17Cinge os seus lombos de força, e fortalece os seus braços.
18Vê que é boa a sua mercadoria; e a sua lâmpada não se apaga de noite.
19Estende as suas mãos ao fuso, e suas mãos pegam na roca.
20Abre a sua mão ao pobre, e estende as suas mãos ao necessitado.
21Não teme a neve na sua casa, porque toda a sua família [está] vestida de escarlata.
22Faz para si cobertas de tapeçaria; seu vestido é de seda e de púrpura.
24Faz panos de linho fino e vende-os, e entrega cintos aos mercadores.
25A força e a honra são seu vestido, e se alegrará com o dia futuro.
Ou seja, o proceder da mulher virtuosa foi um caminho sem dúvidas de muito trabalho e de muitas responsabilidades...
Irmãs, onde encontraremos orientações sobre este caminho mais excelente? Será que encontramos em qualquer livro científico, manuais ou instruções de autores humanos a cerca deste caminho? O único caminho ou meio é através da Palavra do Senhor, o Livro Santo, a Bíblia Sagrada. Só nela encontraremos todo o conselho e todo o conhecimento para que possamos seguir este caminho mais excelente. Este caminho mais excelente é o caminho agradável ao Senhor, ou seja, irmãs a nossa forma de proceder ela tem que ser de acordo com a vontade do Senhor. O Senhor nos mostra em Provérbios 22:20 que Ele nos escreveu coisas excelentes a cerca de todo o conselho e conhecimento. “Porventura não te escrevi excelentes coisas, acerca de todo conselho e conhecimento”.
A mulher virtuosa exerceu com zelo os seus melhores dons como filha de Deus, como esposa, como mãe, como dona de casa e serva do Senhor. Deus a fez caminhar por este caminho mais excelente, porque ela procurou exercê-los. “Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente”. (I Coríntios 12:31)
-Este caminho mais excelente é de conformidade com o mundo ou segundo a vontade do Senhor? Jamais seguiremos, trilharemos um caminho mais excelente se estivermos em conformidade com que o mundo aprova e ama! Nós precisamos assim, como a mulher virtuosa, seguir e fazer a vontade do Senhor, ela aprovava as coisas excelentes e sabia a vontade do Senhor como está descrito em Filipenses 1:10 “Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo”; “E sabes a sua vontade e aprovas as coisas excelentes, sendo instruído por lei”. (Romanos 2:18)
Irmãs, precisamos conhecer a vontade do Senhor para aprovar as coisas excelentes, só a Palavra do Senhor e a sua leitura faz com que tenhamos conhecimento da vontade do Senhor para as nossas vidas.
A mulher virtuosa agia como esposa de acordo com a vontade do Senhor. Provérbios 31:11-12
11 O coração do seu marido está nela confiado; assim ele não necessitará de despojo.
12 Ela só lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida.
A mulher virtuosa agia como mãe e filha de Deus de acordo com a vontade do Senhor. Provérbios 31:26-31
26 Abre a sua boca com sabedoria, e a lei da beneficência está na sua língua.
27 Está atenta ao andamento da casa, e não come o pão da preguiça.
28 Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu marido também, e ele a louva.
29 Muitas filhas têm procedido virtuosamente, mas tu és, de todas, a mais excelente!
30 Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa sim será louvada.
31 Dai-lhe do fruto das suas mãos, e deixe o seu próprio trabalho louvá-la nas portas.

Que possamos irmãs, procurar andar também neste caminho da excelência que é agradável ao Senhor, passando a aprovar apenas as coisas excelentes, sendo sinceras e sem provocar escândalos contra Deus, nossa família, nossos irmãos ou na igreja de Jesus Cristo. Submetendo-nos a vontade de Deus e nos instruindo a cada dia na sua lei. Amém irmãs.