segunda-feira, 29 de maio de 2023

Mulheres Comprometidas com o Senhor!

 




Mulheres Comprometidas com o Senhor!


Luciana dos Santos Macedo Costa


1Co 15:58 Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.


Queridas irmãs, será que existem diferenças entre as palavras compromisso e comprometimento? Saibam que existe uma grande diferença entre essas duas palavras, embora muitas pessoas  entendam como sendo  sinônimas. Compromisso é uma responsabilidade que se assume, enquanto o comprometimento se baseia na existência de interesse, envolvimento, dedicação pelo que se está realizando, por sua vez, estar comprometida significa se envolver completamente com a atividade em questão, por ter um interesse real em concretizá-lo. A nossa vida é cercada por compromissos! Que podem ser desempenhados com comprometimento ou não! Desde pequenas temos compromissos em estudar, quando chegamos na fase adulta e nos casamos assumimos um compromisso com o nosso esposo e filhos, sem contar com o trabalho secular etc. Porém, irmãs ter um compromisso não implica dizer que você obrigatoriamente está sendo ou não comprometida com ele. Depois de salvas por Jesus Cristo passamos a ter um compromisso com o Senhor. E precisamos além do compromisso, estarmos comprometidas, envolvidas e interessadas em viver este compromisso. A palavra compromisso vem do latim compromittere, que une com, que significa junto, e primotterre, que é prometer. Em outras palavras seria então um acordo com outra parte, uma promessa mútua.
Irmãs, devemos sempre lembrar da diferença entre compromisso e comprometimento! Será que eu sou uma mulher crente comprometida com o meu compromisso com o Senhor? Em sua Palavra o Senhor nos exorta a nos examinarmos, então é necessário fazer sempre uma análise da nossa vida como crentes se estamos comprometidas de maneira tal, que estejamos agradando ao nosso Deus em nosso compromisso com Ele. 2Co 13:5 Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados. Rm 4:4 Ora, àquele que faz qualquer obra não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida. Em sua Palavra o Senhor nos exorta a sermos firmes, constantes e abundantes. Sabemos que em nossa caminhada pode aparecer pedras que nos façam descair da firmeza, impedir de sermos constantes e com isso nos impedir de sermos abundantes no Senhor. 1Co 15:58 Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor. Depois que Cristo nos salvou com a sua maravilhosa graça e misericórdia, somos constrangidas a termos um comprometimento maior com Deus do que com o mundo, enquanto estivermos vivas, e neste sentido, do comprometimento precisamos despertar para as seguintes áreas da nossa vida que devemos estar plenamente comprometidas com o nosso Senhor e Salvador:

Comprometidas com a Palavra de Deus

A alimentação espiritual é vital para o nosso crescimento, maturidade, conhecimento, fortalecimento. Se não tivermos o comprometimento diário com as Escrituras vamos nos enfraquecer e sermos absorvidas por muitas distrações. Hb 5:14 Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal. Um belo exemplo Bíblico de Mulher comprometida com a Palavra do Senhor foi Maria. Ela simplesmente priorizou ouvir a voz de Jesus, mesmo em meio a muitas distrações… Nós, que estamos neste mundo das mídias e informatização somos atraídas a nos distrairmos com muitas coisas desnecessárias, ao invés, de priorizar a Palavra do Senhor. Porém, devemos ter em mente o nosso comprometimento com o Senhor como sendo o principal, central… Lc 10:42 E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada. Quantas vezes eu tenho por dia o comprometimento com a Palavra de Deus?

Comprometidas com a Sua Igreja

A Igreja é a plenitude de Cristo aqui na terra, nela nós nos edificamos, rendemos glória ao Senhor, temos comunhão umas com as outras. A constância aos cultos, fideliza o nosso comprometimento com a sua plenitude. Devemos ter em nossas mentes que a igreja é prioridade entre todos os possíveis motivos inferiores, sim, a menos que seja por motivo de doença, nós devemos estar na igreja! Ef 1:22 E sujeitou todas [as coisas] a seus pés, e sobre todas [as coisas] o constituiu como cabeça da igreja; Ef 1:23 Que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos. No Livro de Lucas o Senhor nos mostra uma passagem de uma mulher chamada Ana, em que não se afastava do tempo, servindo a Deus em jejuns e orações. Irmãs, esta mulher não se afastava da igreja, que belo exemplo para todas nós! Mesmo ela já tendo uma idade avançada. Portanto, nos esforcemos para estar sempre presentes aos cultos da nossa igreja! Lucas 2:36-38 E estava ali a profetisa Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Esta era [já] avançada em idade, e tinha vivido com o marido sete anos, desde a sua virgindade; [TSK] E era viúva, de quase oitenta e quatro anos, e não se afastava do templo, servindo [a Deus] em jejuns e orações, de noite e de dia. [TSK] E sobrevindo na mesma hora, ela dava graças a Deus, e falava dele a todos os que esperavam a redenção em Jerusalém. Quantas vezes na semana por motivos inferiores deixo de cumprir o meu comprometimento com a igreja de Cristo?

Comprometidas com o Ide de Cristo

Irmãs, todo crente homem ou mulher membrado a igreja de Cristo tem a obrigação de proclamar o Seu Evangelho Eterno. Nos enganamos muito irmãs, ao acreditar que temos a opção de levar o ide do Senhor, na realidade nos foi imposta essa obrigação. Através da ação do Espírito Santo, somos constrangidas a mostrar aos perdidos a maior demonstração de amor que já existiu no mundo. II Co. 5:14-15 Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram. [TSK] E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. Por este motivo, devemos anunciar, proclamar a Palavra de Deus a tempo e fora de tempo. Rm 10:15 E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas. Mc 16:15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. 1Co 9:16 Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho!
Irmãs, Priscila foi uma mulher que desempenhou um comprometimento fiel com a igreja do Senhor, como também, cooperou juntamente com o seu esposo com o ide de Cristo. 1Co 16:19 As igrejas da Ásia vos saúdam. Saúdam-vos afetuosamente no Senhor Áquila e Priscila, com a igreja que está em sua casa. Rm 16:3 Saudai a Priscila e a Áquila, meus cooperadores em Cristo Jesus. Quantas vezes nós deixamos o conforto do nosso lar para levar o Ide de Cristo a outras almas perdidas?

Comprometidas com os Dízimos (Devoluções)

Irmãs, a igreja de Cristo precisa ser mantida! Salário do Pastor, energia, água, aluguel, limpeza, viagens missionárias, eventos, panfletos, livretos, bíblias etc. O Senhor nos dá através do trabalho ao qual desempenhamos um salário e conforme está escrito temos que ter esse comprometimento fiel em honrar e devolver a primeira parte ao Senhor Pv 3:9 Honra ao SENHOR com os teus bens, e com a primeira parte de todos os teus ganhos; Pv 3:10 E se encherão os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.
Irmãs, temos um belíssimo exemplo de uma mulher viúva que tinha em seu coração o comprometimento fiel em honrar ao Senhor com o que possuía. Quantas vezes você juntamente com o seu esposo honra ao Senhor com a primeira parte dos seus ganhos? Mc 12:42 Vindo, porém, uma pobre viúva, deitou duas pequenas moedas, que valiam meio centavo. Mc 12:43 E, chamando os seus discípulos, disse-lhes: Em verdade vos digo que esta pobre viúva deitou mais do que todos os que deitaram na arca do tesouro; Mc 12:44 Porque todos [ali] deitaram do que lhes sobejava, mas esta, da sua pobreza, deitou tudo o que tinha, todo o seu sustento.
Que possamos entender o significado de estarmos comprometidas em nosso compromisso com o Senhor, procurando nos dedicar mais, dar menos desculpas e despertarmos do sono que nos impede de crescermos e sermos servas úteis e fiéis. Amém!




Nenhum comentário:

Postar um comentário