segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

Mulheres que não dobram os joelhos para... Romanos 11:4

 


Mulheres que não dobram os joelhos para...

Mas que lhe diz a resposta divina? Reservei para mim sete mil homens, que não dobraram os joelhos a Baal”. Romanos 11:4

Luciana dos Santos Macêdo Costa


Queridas irmãs, Deus sempre afirmou que não divide a sua glória com nenhum outro, mas a natureza pecaminosa do homem sempre o levou a desobedecer a Deus e a sua Palavra. Em muitas passagens bíblicas o Senhor deixa claro a rebeldia do homem contra Ele em adorar, se prostrar e servir a outros deuses, e não, ao único e verdadeiro Deus. Eu [sou] o SENHOR; este [é] o meu nome; a minha glória, pois, a outro não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura. Isaías 42:8

Notamos, no versículo de Romanos 11:4 Deus afirmando que reservou para ele sete mil homens, que não dobraram os joelhos a Baal. Precisamos entender quem foi Baal? Baal é citado em muitas passagens do Velho Testamento, ele era um falso deus pagão dos fenícios e cananeus. O Antigo Testamento relata muitos casos de adoração a Baal. Inclusive, por muitas vezes o povo de Israel esteve envolvido com o culto a Baal. Jz 2:11 Então fizeram os filhos de Israel o [que era] mau aos olhos do SENHOR; e serviram aos baalins; Jz 2:13 Porquanto deixaram ao SENHOR, e serviram a Baal e a Astarote; 1Rs 18:21 Então Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o SENHOR [é] Deus, segui-o, e se Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu.Jr 11:13 Porque, [segundo] o número das tuas cidades, são os teus deuses, ó Judá! E, [segundo] o número das ruas de Jerusalém, levantastes altares à impudência, altares para queimardes incenso a Baal.

Neste contexto, vamos refletir com a seguinte pergunta: nós mulheres estamos dobrando os nossos joelhos para servir, aprovar, aceitar, ter comunhão com algo que Deus não aprova? Sabemos que o mundo jaz no maligno, ele é o deus deste século, podemos fazer uma comparação a Baal do Velho Testamento quando aprovamos e dobramos os nossos joelhos para tudo que é contrário a vontade de Deus. Quando nós nos envolvemos com todo o tipo de idolatria, heresias, filosofias e suas linhagens tais como: feminismo, comunismo, ideologias, etc. Estamos literalmente dobrando os nossos joelhos para o deus deste século!

Os adoradores de Baal do passado podem ser comparados com os adoradores do mundanismo de hoje! As práticas do mundanismo costumam relativizar a Palavra de Deus, duvidando de alguns pontos, ou achando que outros não são importantes. Passam a não mais se incomodar com os mandamentos que vão contra a vontade de Deus. E, por fim, se conformam com as práticas e condutas desse mundo, não se incomodam mais com a impiedade, com a sensualidade, com a vulgaridade, tornando algo normal aos seus olhos, ouvidos e mentes. O mundanismo leva o indivíduo a ser insensibilizado para as coisas que Deus aprova ou reprova. Porém, nós mulheres crentes, precisamos ser convictas do que é agradável a Deus, e vivermos uma vida em que Cristo é o único Senhor e somente a Ele possamos servir, adorar, prestar culto, orar, agradecer e dar testemunho da transformação efetuada em nós pelo Senhor, e que Cristo vive em nós. Gl 2:20 Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.

É importante termos em mente algumas atitudes que não devemos ceder e dobrar os nossos joelhos ao deus deste século. São elas:

-Mulheres que não dobram os joelhos para adoração a ídolos

Os ídolos podem ser imagens de toda natureza, pessoas, personagens, amizades, porventura não seria um estado em que nossos joelhos estão dobrados quando todos eles tomam o lugar de Deus, nos levando a dividirmos a glória e honra de Deus. Lv 19:4 Não vos virareis para os ídolos nem vos fareis deuses de fundição. Eu [sou] o SENHOR vosso Deus. Sl 96:5 Porque todos os deuses dos povos [são] ídolos, mas o SENHOR fez os céus.2Co 6:16 E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. 1Jo 5:21 Filhinhos, guardai-vos dos ídolos. Amém.

- Mulheres que não dobram os joelhos para aprovar e defender as vãs filosofias

A principal delas é o feminismo, que nos leva a deixar de agir e seguir o modelo bíblico para nos afeiçoar a uma linha de pensamentos humanos, egocêntrico e antibíblico. Que distorce o papel da mulher deixado e aprovado por Deus. Cl 2:8 Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;

-Mulheres que não dobram os joelhos para vestir-se de modo sem pudor e sem modéstia

Nós somos templo do Espírito Santo e devemos procurar honrar a Deus no nosso corpo. Tendo a nossa mente renovada para não sermos atraídas pela sensualidade e falta de pudor. 1Co 3:16 Não sabeis vós que sois o templo de Deus e [que] o Espírito de Deus habita em vós? 1Tm 2:9 Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos; Rm 12:1 ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, [que é] o vosso culto racional.

-Mulheres que não dobram os joelhos se conformando com o padrão do mundo

O padrão do mundo está muito distante do modelo deixado por Deus, pois o padrão do mundo é sempre contrário ao que Deus abençoa, seja na vida conjugal, namoro, família, igreja, conduta, caráter, criação de filhos, etc. Rm 12:2 E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual [seja] a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. 2Tm 1:13 Conserva o modelo das sãs palavras que de mim tens ouvido, na fé e no amor que [] em Cristo Jesus.

-Mulheres que não dobram os joelhos para o silêncio de testemunhar, proclamar o Evangelho de Jesus Cristo

Um exemplo de mulher que não silenciou o que Cristo fez em sua vida foi a mulher samaritana, descrita no Livro de João. Satanás quer que permaneçamos caladas, para que ninguém se liberte dos seus laços. Precisamos falar, proclamar para todos que nos cercam o que Cristo fez por nós. Jo 4:29 Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Porventura não é este o Cristo? Jo 4:39 E muitos dos samaritanos daquela cidade creram nele, pela palavra da mulher, que testificou: Disse-me tudo quanto tenho feito. Rm 1:16 Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.

Que o Senhor nos ajude a sermos filhas obedientes, fiéis a Sua Palavra para não dobrarmos os nossos joelhos para o mundanismo que se opõe à vontade do Senhor. Estando fundamentadas na Palavra, sendo firmes e constantes, transformadas e servindo de inteireza de coração ao único e verdadeiro Deus criador de tudo e de todos. Amém



Nenhum comentário:

Postar um comentário