A seis passos da sabedoria!
Salmos 90:12 “Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios.
Luciana dos Santos Macedo Costa
Queridas irmãs, como temos lidado com a sabedoria em nossas vidas? Ela tem estado bem próxima de nós ou estamos convivendo como se ela fosse um estranho em nossas vidas? A Palavra do Senhor nos orienta a lidar com ela como se fosse alguém muito próximo de nós como uma irmã Pv 7:4 Dize à sabedoria: Tu és minha irmã; e à prudência chama de tua parenta. A sabedoria é um dom de Deus, que devemos pedir, buscar, adquirir, praticar cotidianamente em nossa vidas, e não de forma errônea achar que só estaremos prontas para a adquirir com o avançar da idade, quando estivermos mais velhas ou no futuro! Tg 1:17 Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação. Todos os dias das nossas vidas, a cada minuto, segundo, temos que fazer escolhas, tomar decisões e atitudes, dar respostas, conselhos, enfim, estamos sempre precisando usar de sabedoria para conduzir as nossas vidas! A palavra contar apresenta dois significados: o primeiro no sentido de contar, relatar uma história e o segundo no sentido de fazer a conta, calcular, dessa forma, entendemos que o Senhor nos orienta a contar, viver os nossos dias sobre a terra com o intuito de alcançarmos corações sábios. Em outras palavras, precisamos pedir a Deus que nos dê entendimento para perceber quanto antes, que a nossa vida é como um conto que se conta, e qual de nós sabemos os dias que nos restam sobre a terra? Sl 90:9 Pois todos os nossos dias vão passando na tua indignação; passamos os nossos anos como um conto que se conta.Sl 90:10 Os dias da nossa vida chegam a setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o orgulho deles [é] canseira e enfado, pois cedo se corta e vamos voando.
Se houvesse a possibilidade de Deus nos conceder um único pedido aqui na terra, o que você e eu pediria? Riquezas, saúde, prosperidade, filhos, um bom casamento? A palavra de Deus nos diz que a sabedoria é melhor do que qualquer coisa que se possa desejar… Pv 8:11 Porque melhor é a sabedoria do que os rubis; e tudo o que mais se deseja não se pode comparar com ela. Salomão fez o que eu e você precisamos aprender a fazer. Ele deu o primeiro passo em direção à sabedoria. Ele se dirigiu humildemente a Deus e pediu sabedoria. 1Rs 3:5 E em Gibeom apareceu o SENHOR a Salomão de noite em sonhos; e disse-lhe Deus: Pede o que queres que eu te dê. I Rs 3:9-13 A teu servo, pois, dá um coração entendido para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; porque quem poderia julgar a este teu tão grande povo? E esta palavra pareceu boa aos olhos do Senhor, de que Salomão pedisse isso. E disse-lhe Deus: Porquanto pediste isso, e não pediste para ti muitos dias, nem pediste para ti riquezas, nem pediste a vida de teus inimigos; mas pediste para ti entendimento, para discernires o que é justo; Eis que fiz segundo as tuas palavras; eis que te dei um coração tão sábio e entendido, que antes de ti igual não houve, e depois de ti igual não se levantará. E também até o que não pediste te dei, assim riquezas como glória; de modo que não haverá igual a ti entre os reis, por todos os teus dias. Pv 3:13 Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento; Irmãs, precisamos dar este primeiro passo, pedir a Deus por sabedoria! Certamente, ela é melhor do que qualquer coisa que se possa desejar...
A palavra do Senhor nos dá passos de como alcançarmos corações sábios? Eu diria que estamos a seis passos da sabedoria!
Primeiro Passo- Precisamos abrir o nosso coração ao Senhor e orar pedindo ao Senhor por sabedoria, e esta oração tem que ser no modelo bíblico que o Senhor nos deixou, entrando em nosso quarto, fechando a porta e clamar ao Senhor e Ele que nos vê em secreto nos recompensará publicamente. Confiando que o Senhor nos dará de forma graciosa. Mt 6:6 Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que [está] em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente. Tg 1:5 E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e [o] não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. Pv 2:6 Porque o SENHOR dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento.
Segundo Passo- Ter entendimento que o temor ao Senhor é o princípio de tudo para vivermos com sabedoria. E viver uma vida, aprovando o que é agradável ao Senhor. Jó 28:28 E disse ao homem: Eis que o temor do Senhor [é] a sabedoria, e apartar-se do mal [é] a inteligência. Sl 111:10 O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que cumprem os seus mandamentos; o seu louvor permanece para sempre. Pv 1:7 O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução. Ef 5:10 Aprovando o que é agradável ao Senhor.
Sexto Passo- Colheremos um fruto por termos um coração sábio: A nossa boca falará com sabedoria. Sl 37:30 A boca do justo fala a sabedoria; a sua língua fala do juízo. Pv 31:26 4 Abre a sua boca com sabedoria, e a lei da beneficência está na sua língua.
A Bíblia nos mostra vários exemplos de mulheres que tinham corações sábios dentre elas está, Abigail, era uma mulher como nós, que também tinha que tomar decisões a cada segundo da sua vida. Casada com um tirano alcoólatra, chamado Nabal que significa “louco, vil”, podemos imaginar o quanto ela sofria? Mesmo assim, Abigail é mencionada como uma mulher de bom entendimento, cuja vida se caracterizava por ações e palavras sábias. 1Sm 25:2 E havia um homem em Maom, que tinha as suas possessões no Carmelo; e [era] este homem muito poderoso, e tinha três mil ovelhas e mil cabras; e estava tosquiando as suas ovelhas no Carmelo. 1Sm 25:3 E [era] o nome deste homem Nabal, e o nome de sua mulher Abigail; e [era] a mulher de bom entendimento e formosa; porém o homem [era] duro, e maligno nas obras, e era da casa de Calebe. O seu mais surpreendente ato de sabedoria foi evitar um banho de sangue entre o seu tolo marido e o guerreiro Davi e os seus quatrocentos homens. ISm 25:23-28 Vendo, pois, Abigail a Davi, apressou-se, e desceu do jumento, e prostrou-se sobre o seu rosto diante de Davi, e se inclinou à terra. 24 E lançou-se a seus pés, e disse: Ah, senhor meu, minha [seja] a transgressão; deixa, pois, falar a tua serva aos teus ouvidos, e ouve as palavras da tua serva. 25 Meu senhor, agora não faça [este] homem vil, [a saber,] Nabal, impressão no seu coração, porque tal é ele qual é o seu nome. Nabal [é] o seu nome, e a loucura [está] com ele, e eu, tua serva, não vi os moços de meu senhor, que enviaste. 26 Agora, pois, meu senhor, vive o SENHOR, e vive a tua alma, que o SENHOR te impediu de vires com sangue, e de que a tua mão te salvasse; e, agora, tais quais Nabal sejam os teus inimigos e os que procuram mal contra o meu senhor. 27 E agora este é o presente que trouxe a tua serva a meu senhor; seja dado aos moços que seguem ao meu senhor. 28 Perdoa, pois, à tua serva [esta] transgressão, porque certamente fará o SENHOR casa firme a meu senhor, porque meu senhor guerreia as guerras do SENHOR, e não se tem achado mal em ti por [todos os] teus dias, Abigail soube agir com sabedoria, ao abrir sua boca com sabedoria.
A vida de Abigail nos ensina que podemos usar a sabedoria de Deus em qualquer situação que nos é imposta e é com ela que poderemos contar os nossos dias aqui na terra de modo a agradar a Deus.
E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e [o] não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. Tiago 1:5
Nenhum comentário:
Postar um comentário