quinta-feira, 11 de janeiro de 2024

Vinde, vede! João 4:29

 




Vinde, vede!


 Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Porventura não é este o Cristo?  Saíram, pois, da cidade, e foram ter com ele. João 4:29-30


Luciana dos Santos Macêdo Costa



Queridas irmãs, a Bíblia traz diversas passagens que descrevem especialmente as mulheres, a vida, o comportamento e as suas falas, deixando-nos o exemplo, e o seu testemunho. Sou imensamente grata a Deus pelo seu legado deixado para cada uma de nós nas Escrituras. No Livro de João Capítulo 4:1-30 está descrita uma passagem de um longo e incomum diálogo, entre Jesus Cristo e uma mulher de Samaria, mas porque incomum? Pois, naquela época os judeus e samaritanos não tinham comunicação entre si e a partir deste encontro podemos extrair muitas lições para nossas vidas como mulheres crentes. O diálogo entre Jesus Cristo e a mulher de Samaria retrata bem a nossa condição de pecador quando somos apresentados ao Evangelho, Jesus Cristo, o próprio verbo em carne, e uma pecadora que necessitava da água da vida para saciar-se. Irmãs, vinde, vede! Esta foi a fala da mulher de Samaria depois que creu em Jesus Cristo como o seu Salvador, e deve ser a nossa também! Significa um convite, um chamado para mostrar ou apontar alguém de muito valor! Iremos ver ao longo do diálogo que este convite aponta para Jesus Cristo o único caminho de Salvação. Vamos entender no final deste encontro a transformação da vida espiritual desta mulher que passou a crer em Jesus Cristo como o seu Salvador. Jo 4:14 Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna. Jo 4:9 Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos). Algumas lições importantes serão abordadas para aplicarmos em nossas vidas através do encontro de Jesus Cristo com a mulher de Samaria.

Logo no início desta passagem nós podemos tirar a Primeira Lição: A do grande amor de Deus por nós pecadores. Em João 4:4 o Senhor diz “E era-lhe necessário passar por Samaria”. O que havia em Samaria de tão importante para que o  Senhor afirmasse que era necessário passar por esta cidade? A mulher de Samaria com quem Ele falou era uma pecadora, e como qualquer pecador ela precisava ouvir, crer e se arrepender em Jesus para ser salva. Toda alma que não ouve falar e crer em Jesus Cristo irá padecer no inferno, precisamos entender que é necessário falar do Evangelho para qualquer pecador em toda oportunidade que tivermos, como também criar essas oportunidades. Jr 31:3 Há muito que o SENHOR me apareceu, dizendo: Porquanto com amor eterno te amei, por isso com benignidade te atraí.

Segunda Lição: Jesus Cristo não faz acepção de pessoas, seja mulher, homem, pobre, rico, malfeitor, perseguidor, prostituta, religioso, etc. Ela era uma mulher que já tinha tido cinco maridos e o que ela estava não era também! Com isso podemos perceber que ela vivia entregue ao pecado. Nós, não podemos fazer acepção para quem iremos falar de Cristo, ou fazer uso da  incredulidade de que o dom de Deus não seja capaz de mudar a vida de qualquer pecador. Quantas vidas foram transformadas pelo poder do Evangelho? Eu sou uma delas, você também! Para Deus tudo é possível! Mt 19:26 E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível. Jo 4:10 Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.

Terceira Lição: Nenhum homem natural é merecedor da graça de Jesus Cristo, e sim, está condenado ao inferno, necessitando de um Salvador. O caminho para ter a vida eterna é ouvir, crer, confessar e reconhecer que é um pecador que precisa  reconciliar-se com Deus através de Jesus Cristo. A mulher de Samaria falou a verdade para o Senhor e reconheceu o seu pecado Jo 4:17 A mulher respondeu, e disse: Não tenho marido. Disse-lhe Jesus: Disseste bem: Não tenho marido;Jo 4:18 Porque tiveste cinco maridos, e o que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade. Jo 4:25 A mulher disse-lhe: Eu sei que o Messias (que se chama o Cristo) vem; quando ele vier, nos anunciará tudo. Jo 4:26 Jesus disse-lhe: Eu o sou, eu que falo contigo.

Quarta Lição: Quando ela creu em Jesus Cristo e em Suas Palavras, ela deixou o seu cântaro e teve um coração misericordioso e desejoso de falar e apontar o Salvador Jesus Cristo para todos daquela cidade. Precisamos compreender a importância do significado dessas palavras saídas da boca desta mulher, vinde, vede! Elas são o convite que precisamos ter em nossos corações para sempre falar, apontar a todos que nos cercam, pai, mãe, irmãos, familiares, amigos, desconhecidos que ainda não receberam a Jesus como seu Senhor e Salvador que Ele existe!…. Como a Samaritana falou para todos! Vinde, vede! Porventura não é este o Cristo? Jo 4:28 Deixou, pois, a mulher o seu cântaro, e foi à cidade, e disse àqueles homens;  Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Porventura não é este o Cristo? João 4:29 Saíram, pois, da cidade, e foram ter com ele. João 4:30

    Que o seu exemplo nos encoraje, pois esta mulher teve uma das atitudes mais sábias que um crente pode ter, que é ganhar almas para Cristo, evangelizar, proclamar que Jesus Cristo é o Salvador. Pv 11:30 O fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha almas é sábio. Ela foi um exemplo de mulher que não silenciou o que Cristo fez em sua vida, Satanás quer que permaneçamos caladas, para que ninguém se liberte dos seus laços. Precisamos falar, proclamar para todos que nos cercam o que Cristo fez por nós. Jo 4:29 Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Porventura não é este o Cristo? Jo 4:39 E muitos dos samaritanos daquela cidade creram nele, pela palavra da mulher, que testificou: Disse-me tudo quanto tenho feito. Rm 1:16 Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. Amém, irmãs!







Nenhum comentário:

Postar um comentário