quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

A Palavra do Senhor é como o fogo e como um martelo.

LINK DA MENSAGEM EM ÁUDIO NO YOUTUBE 


A Palavra do Senhor é como o fogo e como um martelo.

Jeremias 23:29 Porventura a minha palavra não é como o fogo, diz o SENHOR, e como um martelo que esmiúça a pedra?
Luciana dos santos Macedo Costa
Irmãs, a Palavra de Deus é comparada como o fogo no Livro de Jeremias 23:29 “Porventura a minha palavra não é como o fogo, diz o SENHOR, e como um martelo que esmiúça a pedra?”, sabemos o quanto o fogo é veloz e permeável, age de maneira intensa, ardente, derrete, prova, retira, limpa, molda, destrói, tudo que está ao seu alcance. Porventura, não foi como fogo que a Palavra de Deus agiu dessa forma em mim e em você? Irmãs, só a Palavra de Deus tem o poder de operar transformações nos corações e nas mentes de qualquer pecador que nEle crê. Mas, o que pode ser transformado em nós depois que a Palavra de Deus adentra aos nossos corações? Eis que tudo se faz novo! 2Co 5:17 Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. A nossa velha criatura começa a não ser como antes, e nem se satisfazer com as prazeres que tínhamos, assim, o Senhor opera em nosso ser fazendo com que enxerguemos que somos pecadoras, e ao transgredir a Sua Palavra, o seu Santo Espírito nos acusa, nos aponta. Muitos irmãos no mundo todo foram libertos de falsas religiões, do outro evangelho, o da mentira, de enganos, de idolatrias, e de preceitos de homens, depois que a Palavra verdadeira de Deus agiu como fogo em suas vidas libertando-os, purificando-os. Jo 8:32 E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará; Sl 119:160 A tua palavra é a verdade desde o princípio, e cada um dos juízos da tua justiça dura para sempre; Jo 14:6 Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim; Lc 24:32 E disseram um para o outro: Porventura não ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho, nos falava, e quando nos abria as Escrituras?
Quando somos alcançadas pelo Verdadeiro Evangelho entendemos que somos pó, caímos por terra aos seus pés, somos constrangidas por seu tão grande amor e isso faz o nosso coração derreter como cera perante o Senhor Jó 30:22 Levantas-me sobre o vento, fazes-me cavalgar sobre ele, e derretes-me o ser; Sl 22:14 Como água me derramei, e todos os meus ossos se desconjuntaram; o meu coração é como cera, derreteu-se no meio das minhas entranhas; Sl 147:18 Manda a sua palavra, e os faz derreter; faz soprar o vento, e correm as águas.
A Palavra do Senhor também é comparada simultaneamente neste versículo como um martelo que quebra, esmiúça os corações de pedra daqueles que Ele chama, escolhe, recebe como filhos. Imaginem um martelo sem a mão? Não seria capaz de executar nada! Mas pelas mãos de Deus e do seu poder somos transformadas! Tocadas profundamente pela Palavra de Deus e vivificadas Ez 11:19 E lhes darei um só coração, e um espírito novo porei dentro deles; e tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne; Ez 36:26 E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne.
Que possamos crer com todas as nossas forças no poder que a Palavra de Deus tem para transformar o coração de qualquer pecador que venha a crer nEle, sabendo que ela é capaz de agir como fogo e martelo derretendo e esmiuçando os corações de pedra para nos dá um coração de carne! Amém irmãs.
Luciana dos Santos Macedo Costa
Refrão de um belíssimo hino Livro Santo
És espelho, martelo e espada,
És o amigo melhor do cristão
Livro santo, divina palavra
Fortaleza do meu coração
Ef 6:17 Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;
Hb 4:12 Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.

sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Boas donas de casa!

 


Boas donas de casa!

A serem moderadas, puras, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada.  Tito 2:5

Luciana dos Santos Macedo Costa

 

Amadas irmãs, com o passar dos anos e de várias gerações, notamos que a vocação deixada pelo Senhor para a mulher descrita em Tito 2:5 como boas donas de casa, vem enfrentando grandes perdas e ataques! A serem moderadas, puras, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada.Na visão do mundo, feminista, antibíblica, que se negam e se opõem a importante missão, vocação e propósitos de Deus para as mulheres crentes em sermos “boas donas de casa” está cada dia mais ganhando força e espaço, até mesmo no seio familiar de crentes onde as mulheres e jovens não se imaginam viver, como boas donas de casa, por acharem que esta vocação é um esforço sem mérito, em vão, inútil como o de Sísifo (Sísifo é um personagem da mitologia grega que foi condenado a repetir eternamente a tarefa de empurrar uma pedra até o topo de uma montanha, sendo que, toda vez que estava quase alcançando o topo, a pedra rolava novamente montanha abaixo até o ponto de partida por meio de uma força irresistível, invalidando completamente o duro esforço despendido).

Somos sabedoras que a sociedade criou um julgamento errôneo e pequeno para esta missão como alguém que está presa, limitada, sem perspectivas, uma mulher que não se adequou a nenhuma outra profissão ou trabalho, restando apenas ser uma boa dona de casa... Isso é o maior de todos os enganos irmãs! Para Deus e em Sua Palavra que é a soberana em nossas vidas podemos enxergar quão grandes bênçãos, desafios, propósitos e funções desenvolvidas por uma mulher que se curva ao propósito do Senhor na sua vida em ser esposa, mãe, enfim... uma boa dona de casa. Podemos sim, ajudar nossos esposos, trabalhar fora, exercer outras profissões, mas precisamos entender que tudo, tem que ser conciliável, dosado e ponderado para não deixarmos ser absorvidas por uma carga de trabalho fora, muito grande, em detrimento ao tempo dedicado a nossa família, afinal de contas os nossos esposos e filhos e a nossa casa clama por atenção e por uma demanda de trabalho que é diário, contínuo! Começamos a perceber que não daremos conta de tudo, aí entra a segunda parte que é a terceirização do nosso lar, o que seria isto? Consiste em colocar uma terceira pessoa para desenvolver funções em que algumas podem ser delegadas, mas já, outras... Só se aplicam a nós, mães e esposas!

 A mulher virtuosa de Provérbios 31 conseguiu conciliar todas as suas atribuições como mulher, mãe, uma boa dona de casa e ela foi louvada e bem-aventurada para o Senhor! Pv 31:16 Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com o fruto de suas mãos; Pv 31:24 Faz panos de linho fino e vende-os, e entrega cintos aos mercadores. Pv 31:27 Está atenta ao andamento da casa, e não come o pão da preguiça. Pv 31:30 Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa sim será louvada.

O propósito e missão de uma dona de casa, consiste muito além de limpar, varrer, lavar, passar, cozinhar, organizar! E que essas tarefas podem por vezes nos cansar, serem repetitivas, não são fáceis, porém estão longe de ser uma tortura como apregoa a feminista Simone de Beauvoir, e nunca será uma missão inválida, sem valor, um esforço que sempre será desfeito, pois o nosso chamado por Deus e importância consiste principalmente no lado espiritual, na formação do caráter dos nossos filhos e em uma perspectiva futura, por toda uma Eternidade e que poderá ser gozado de anos de vida e paz também aqui na terra. Pv 3:1 FILHO meu, não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos. Pv 3:2 Porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz. Pv 29:17 Castiga o teu filho, e te dará descanso; e dará delícias à tua alma. Pv 29:15 A vara e a repreensão dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma, envergonha a sua mãe. Pv 31:28 Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu marido também, e ele a louva.

Boas donas de casas desenvolvem habilidades que nenhuma outra profissão pode desenvolver que é de aprimorar muitas outras capacidades e habilidades que só entendem quem realmente exercem com amor: ajudadora, administradora, educadora, disciplinadora,  enfermeira, cozinheira, organizadora, conselheira, motivadora, defensora, guardiã etc. E a principal de todas que é a de entregar o seu coração pelo lar e viver tendo em mente a Eternidade em oposição aos valores terrenos que o mundo atribui a uma mulher para ser bem sucedida por ela ter uma profissão, ser reconhecida, ter seu próprio dinheiro. Quando para o Senhor o seu valor está em obedecer a sua Palavra a fim de que ela não seja blasfemada. Amém irmãs.

 "Poucas tarefas são mais parecidas com a tortura de Sísifo do que o trabalho doméstico, com sua repetição sem fim: a limpeza se torna sujeira, a sujeira é limpeza, uma e outra vez, dia após dia. A dona de casa se desgasta com o passar do tempo: ela não faz nada, apenas perpetua o presente. Comendo, dormindo, limpando --os anos já não se levantam para o céu, eles se espalham adiante, cinzas e idênticos. A batalha contra a poeira e a sujeira nunca é vencida" Feminista Simone de  Beauvoir

 

 


domingo, 8 de novembro de 2020

Frutificando no deserto!

 


Frutificando no deserto!

Jo 15:5 Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.

Luciana dos santos macedo Costa 

Irmãs, somos sabedoras que quando uma árvore está plantada em um solo fértil, rico em nutrientes, recebe água e sol ela irá frutificar com mais facilidade e naturalidade, mas quão difícil é, dar frutos no deserto não é mesmo? Pois, no deserto encontramos adversidades que não são favoráveis como a falta de água, terra seca, calor em excesso etc.
Será que, há alguma relação conosco? Colocando em aplicação nas nossas vidas, quando tudo está confortável Deus espera que frutifiquemos assim como aquela árvore plantada em solo fértil, porém, em meio ao deserto que iremos comparar aqui, como quando estamos enfrentando provações, aflições, tribulações o que Deus espera de nós? O nosso Deus espera também que possamos dar frutos, isso significa “frutificar no deserto”! Mas, como é difícil, não é mesmo irmãs, em meio às dificuldades, sendo provadas, sermos capazes de dar frutos, quando tudo ao nosso redor nos impede, nos limita, como nos desertos...
Vamos nos fortalecer com exemplos de mulheres que conseguiram frutificar mesmo passando por provações como se estivessem em meio ao deserto:
Noemi- mulher que ficou desamparada, viúva do seu marido e sem seus filhos, ficando apenas na companhia da sua nora Rute. Ela buscou ao Senhor voltando para Belém, confiou no Senhor Deus que era o único que poderia ampará-las. Percebemos que Noemi procurou a terra do Deus Todo Poderoso e não ficou em Moabe terra que cultuavam a outros deuses. E podemos ver a misericórdia de Deus que preparou para o caminho de Noemi e Rute, Boaz, para ser o seu remidor "Então Noemi disse à sua nora: Bendito seja ele do Senhor, que ainda não tem deixado a sua beneficência nem para com os vivos nem para com os mortos. Disse-lhe mais Noemi: Este homem é nosso parente chegado, e um dentre os nossos remidores." Rute 2:20; “Ele te será por restaurador da alma, e nutrirá a tua velhice, pois tua nora, que te ama, o deu à luz, e ela te é melhor do que sete filhos” Rute 4:15; E as vizinhas lhe deram um nome, dizendo: A Noemi nasceu um filho. E deram-lhe o nome de Obede. Este é o pai de Jessé, pai de Davi (Rute 4:17).
Mulher sunamita- descrita só pela sua origem isto é de Suném, no livro de II Reis em que ela além de exercer a hospitalidade para com o filho de Deus o profeta Eliseu, ela nos deu um exemplo notável de confiança, segurança e fé inabalável de uma filha de Deus diante das situações mais difíceis da vida de uma mãe, que foi a morte do seu filho e ela afirmou "vai bem” mesmo passando por este vale de morte e dor, mas confiou que o Senhor iria trazê-lo de volta, que fruto de confiança em Deus irmãs, ela ofereceu em meio a este deserto da sua vida! "Agora, pois, corre-lhe ao encontro e dize-lhe: Vai bem contigo? Vai bem com teu marido? Vai bem com teu filho? E ela disse: Vai bem”. II Reis 4:26.
A esposa de Noé- mulher que creu, foi submissa e obediente a Palavra do Senhor quando a terra estava prestes a ser destruída, ajudando Noé na construção da arca juntamente com seus filhos e noras! Percebemos irmãs, que em meio ao seu deserto (que foi ver a destruição de toda a carne e ficar na arca sob a ação do dilúvio ela foi capaz de frutificar sendo obediente a Deus e ao seu esposo entrando com Noé e seus filhos na Arca! “Então disse Deus a Noé: O fim de toda a carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a terra. “ Gênesis 6:13; Noé entrou na arca, e com ele seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos, por causa das águas do dilúvio. Gênesis 7:7
Percebemos irmãs, com esses exemplos que é possível sim frutificar, em meio aos desertos das nossas vidas! Se estivermos enraizadas em Jesus Cristo para nos fortalecer, sustentar e nos levantar! “Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.” João 15:4-5
Mas se porventura nos afastarmos de Jesus Cristo jamais poderemos frutificar em meio às provações!
Vejamos o exemplo da mulher de Jó, que em meio às provações que acometeram sua família e a doença do seu esposo não foi capaz de frutificar, a bíblia não relata nada que tenha recaído sobre ela, estava com saúde e podia ter cuidado do seu esposo e lhe dado apoio, mas suas palavras foram de uma mulher insensata e incapaz de frutificar em meio ao deserto, quando não confiou no Senhor e se rebelou contra Deus ao dizer para Jó estas palavras: amaldiçoa Deus e morre! Jó 2:9 Então sua mulher lhe disse: Ainda reténs a tua sinceridade? Amaldiçoa a Deus, e morre.
Outro exemplo de mulher que não frutificou em meio ao deserto foi a esposa de Ló, a que olhou para trás, desobedecendo ao Senhor, não temeu, apegou-se as coisas materiais e não seguiu o seu esposo como o Senhor lhe ordenara Gn 19:26 E a mulher de  olhou para trás e ficou convertida numa estátua de sal.
Que o Senhor, nos ajude a, nos desertos das nossas vidas, nos manter firmes e enraizadas em Cristo e capazes de frutificar pela força do seu poder! Amém irmãs.
Jr 17:10 Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração provo as entranhas; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações.
Mt 13:8 E outra caiu em boa terra, e deu fruto: um a cem, outro a sessenta e outro a trinta.

sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Um bom soldado!

 



Um bom soldado!

“Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.” (II Timóteo 4-7)

Luciana dos Santos Macedo costa 

Irmãs, a Palavra do Senhor compara aqueles que foram chamados por Deus para servi-lo e sofrer aflições neste mundo terreno, como bons soldados de Jesus Cristo. “Tu pois, sofre as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo.” (II Timóteo 2: 3)
E como os bons soldados que vivem sempre em treinamento, vigilantes, preparados para enfrentar batalhas ou guerras, nós estamos diariamente enfrentando batalhas e passaremos até o fim de nossas vidas por combates nesta nossa peregrinação terrena! “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” (João 16:33)
Encontramos neste versículo que se encontra em II Timóteo 4:9 um grandioso exemplo de uma trajetória vitoriosa de um bom soldado e servo do Senhor o do apóstolo Paulo que durante a sua carreira afirmou em seus últimos dias com firmeza: “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.” (II Timóteo 4-7). Irmãs, que lindo testemunho para um filho de Deus!
Quão valiosas lições podemos tirar deste versículo?
1- Que um bom soldado de Jesus Cristo consegue combater e se defender dos ataques em suas batalhas, se ele estiver revestido da armadura de Deus que o torna capaz de suportar todos os dardos inflamados do maligno. Sem estas armas o soldado de Cristo torna-se um alvo fácil para o seu adversário! “No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos [lugares] celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.” (Efésios 6:10-17).
2- Um bom soldado de Jesus Cristo dedica-se a sua carreira (dias e anos da sua vida terrena) em servir, lutar, mantendo firme o seu testemunho e os seus passos não retrocedem e sim correm para frente, onde o seu alvo é Jesus Cristo. “Mas de nada faço questão, nem tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.” Atos 20:24; “PORTANTO nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta.” Hebreus 12:1; “Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. “Filipenses 3:14
3- Um bom soldado de Jesus Cristo guarda, defende a fé que lhe foi entregue sem descair, sempre combatendo com o mesmo ânimo pela fé no evangelho de Jesus! Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus. Romanos 5:2 Vigiai, estai firmes na fé; portai-vos varonilmente, e fortalecei-vos. ICoríntios 16:13 E temos, portanto, o mesmo espírito de fé, como está escrito: Cri, por isso falei; nós cremos também, por isso também falamos. IICoríntios 4:13 Somente deveis portar-vos dignamente conforme o evangelho de Cristo, para que, quer vá e vos veja, quer esteja ausente, ouça acerca de vós que estais num mesmo espírito, combatendo juntamente com o mesmo ânimo pela fé do evangelho.Filipenses 1:27 Se, na verdade, permanecerdes fundados e firmes na fé, e não vos moverdes da esperança do evangelho que tendes ouvido, o qual foi pregado a toda criatura que há debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, estou feito ministro. Colossenses 1:23
Que possamos irmãs, assim como o exemplo de Paulo servir ao SENHOR dos Exércitos como bons soldados de Jesus Cristo e que ao acabar a nossa carreira possamos ter este testemunho também: combati o bom combate, acabei a carreira e guardei a fé! Amém irmãs.
Sl 24:10 Quem é este Rei da Glória? O SENHOR dos Exércitos, ele é o Rei da Glória. (Selá.)

sexta-feira, 16 de outubro de 2020

Não endureça o teu coração!

LINK DA MENSAGEM EM ÁUDIO NO YOUTUBE 


Não endureça o teu coração!

“...Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações.” Hebreus 4:7b 

Luciana dos Santos Macedo Costa    

Irmãs, sabemos que quando a Palavra de Deus adentra aos nossos corações ela opera muitas mudanças, primeiro um novo nascimento (João 3:3), seguido de uma nova criatura (II Coríntios 5:17! Enfim, sua palavra é capaz de transformar um coração de pedra, endurecido, frio em um novo coração de carne, mole, dilatável, com entendimento...capaz de reconhecer que é um miserável pecador e que necessita do seu amor, bondade e misericórdia de Deus!

E a todo o momento o Senhor nos adverte dizendo que os corações das pessoas estão endurecidos, não escutam e não veem, não estão dispostos a voltar atrás em suas atitudes,  arrepender-se e se convertam ao Senhor para Ele os curar. “Porque o coração deste povo está endurecido, e ouviram de mau grado com seus ouvidos, e fecharam seus olhos; para que não vejam com os olhos, e ouçam com os ouvidos, e compreendam com o coração, e se convertam, e eu os cure. Mateus 13:15

O Senhor irmãs, chama de néscios (estúpidos) quem tem um coração tardio para crer, para dar ouvidos a sua voz que está nas Sagradas Escrituras, entendemos que é um coração que escuta, mas que sempre deixa para depois, para o amanhã, um dia talvez... E o tempo passa e ela permanece no engano do seu coração sem crer verdadeiramente e dar ouvidos a voz do Senhor! Quão triste e estúpido é agir dessa forma. “E ele lhes disse: Ó néscios, e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram! Lucas 24:25

Como está o seu coração minha irmã? Endurecido, tardio ou dilatado?! Espero em Deus que todas nós não tenhamos mais o coração endurecido como uma pedra, e nem estejamos tardias em crer quando ouvirmos a palavra do Senhor! Ao olharmos irmãs, para tudo que já foi manifestado para nós desde a criação do mundo, da concepção ao nascimento de uma vida, a natureza, o céu e o mar, tudo enfim... Enxergar um tão grande amor de Deus ao enviar seu filho Jesus Cristo e através da sua morte e ressurreição com o propósito de nos Salvar pela sua graça e misericórdia, necessitando apenas um ato nosso que creiamos nEle! Hoje Ele nos exorta a não endurecer os nossos corações! “...Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações.” Hebreus 4:7b;E, tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para ser salvo? E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa. E lhe pregavam a palavra do Senhor, e a todos os que estavam em sua casa.” Atos 16: 30-32

Quando a Palavra de Deus chegar até o seu coração, deixe-a operar, não endureça o seu coração, ela tem que arder em seu coração como se a pedra que o revestisse fosse retirada “E disseram um para o outro: Porventura não ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho, nos falava, e quando nos abria as Escrituras? Lucas 24:32

Deus quer que  o  nosso coração esteja dilatado (aberto para receber), para isso temos que deixar o endurecimento do coração e ser capaz de receber, abrigar, guardar a sua Palavra “Ó coríntios, a nossa boca está aberta para vós, o nosso coração está dilatado. II Coríntios 6:11.

Ninguém pode ter paz verdadeiramente enquanto não se reconciliar com o nosso Deus, pois quem endurece-se contra Deus e  a sua Palavra não tem paz e cairá no mal como está escrito no Livro de Jó “Ele é sábio de coração, e forte em poder; quem se endureceu contra ele, e teve paz? Jó 9:4; Bem-aventurado o homem que continuamente teme; mas o que endurece o seu coração cairá no mal. Provérbios 28:14  

Hoje,  minha irmã se ouvires a voz do Senhor não endureça o seu coração! Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos observem os meus caminhos. Pv 23:26 Amém irmãs.


quarta-feira, 7 de outubro de 2020

O grito de uma mulher sábia e pacificadora!

 



O grito de uma mulher sábia e pacificadora!

Então uma mulher sábia gritou de dentro da cidade: Ouvi, ouvi, peço-vos que digais a Joabe: Chega-te aqui, para que eu te fale. Chegando-se a ela, a mulher lhe disse: Tu és Joabe? E disse ele: Eu sou. E ela lhe disse: Ouve as palavras da tua serva. E disse ele: Ouço.” II Samuel 20:16-17

Luciana dos Santos Macedo Costa

Irmãs, esta passagem está escrita no Livro de II Samuel Capítulo 20:16-26 e descreve a intervenção de uma mulher em um conflito que ameaçava a sua cidade e os moradores de serem destruídos, o seu nome o Senhor não quis revelar, mas fez referência a ela como sendo uma mulher sábia... O cenário da sua participação se dá em um conflito que se passou na cidade chamada Abel Bete-Maaca (lugar que era conhecido onde se davam e recebiam bons conselhos) onde um homem mal chamado Seba, homem de Belial, filho de Bicri estava sendo procurado pelo capitão do exército do Rei Davi cujo nome era Joabe.

Seba era um homem mal, afastado do caminho do Senhor e provocou uma rebelião entre os homens contra o Rei Davi para que não tivessem parte com Davi, nem herança com os filhos de Jessé “ENTÃO se achou ali por acaso um homem de Belial, cujo nome era Seba, filho de Bicri, homem de Benjamim, o qual tocou a trombeta, e disse: Não temos parte em Davi, nem herança no filho de Jessé; cada um às suas tendas, ó Israel. Então todos os homens de Israel se separaram de Davi, e seguiram Seba, filho de Bicri; porém os homens de Judá se uniram ao seu rei desde o Jordão até Jerusalém.” II Samuel 20:1-2

O conflito se estendeu a cidade de Abel Bete-Maaca que iria ser atacada e destruída juntamente com todo o povo pela presença de Seba que havia fugido para lá “E vieram, e o cercaram em Abel de Bete-Maaca, e levantaram uma barragem contra a cidade, e isto colocado na trincheira; e todo o povo que estava com Joabe batia no muro, para derrubá-lo. “II Samuel 20:15.

Mas, durante o ataque à cidade podemos ver como Deus usou esta mulher sábia que gritou de dentro da cidade e pediu ao capitão Joabe que escutasse as suas palavras! Quanta coragem e sabedoria esta mulher teve nesta hora para humildemente usar palavras sábias que mudou e pacificou o curso final deste conflito! As palavras dela tocaram o coração de Joabe que estava disposto a destruir uma cidade inteira por causa de um homem mal chamado Seba. Podemos perceber irmãs, que aquela mulher sábia se apresentou humildemente e não com altivez e soberba diante de Joabe, que era o capitão do exército, pedindo para ouvir as suas palavras e dizendo que era uma das pacíficas e fiéis em Israel, e foi quando ela argumentou com sabedoria com o capitão porque procurava matar uma cidade que era mãe em Israel e devoraria a herança do Senhor?

 Então uma mulher sábia gritou de dentro da cidade: Ouvi, ouvi, peço-vos que digais a Joabe: Chega-te aqui, para que eu te fale. Chegando-se a ela, a mulher lhe disse: Tu és Joabe? E disse ele: Eu sou. E ela lhe disse: Ouve as palavras da tua serva. E disse ele: Ouço.” II Samuel 20:16-17; Sou eu uma das pacíficas e das fiéis em Israel; e tu procuras matar uma cidade que é mãe em Israel; por que, pois, devorarias a herança do SENHOR? II Samuel 20:19.

Vemos irmãs, que ela foi capaz de mostrar para Joabe o que a sua atitude impensada poderia prejudicar a todos inclusive ele, que seria a destruição daquela cidade e a herança do Senhor por causa de um só inimigo! Se era apenas Seba que ele queria, então afirmou contundentemente que dariam a sua cabeça para ele! “Então respondeu Joabe, e disse: Longe, longe de mim que eu tal faça, que eu devore ou arruíne! A coisa não é assim; porém um homem do monte de Efraim, cujo nome é Seba, filho de Bicri, levantou a mão contra o rei, contra Davi; entregai-me só este, e retirar-me-ei da cidade. Então disse a mulher a Joabe: Eis que te será lançada a sua cabeça pelo muro. II Samuel 20:20

Às vezes irmãs, em nossos conflitos precisamos identificar qual é a sua raiz, quem ou o que está provocando tal conflito e lançá-lo fora, buscando solucioná-lo, como é comum ouvirmos precisamos cortar o mal pela raiz! Ela conseguiu solucionar o problema com suas palavras sábias promoveu a pacificação do conflito e livrou a cidade e os moradores da destruição. A mulher sábia não agiu como muitas mulheres néscias, insensatas que diante de conflitos colocam mais lenha na fogueira para incitar ódio, raiva e contendas entre todos! Seus conselhos foram pacíficos e não gerou guerra e discórdia entre o seu povo e o capitão do exército do Rei Davi.

Colocando para nossas vidas e conflitos que enfrentamos, será que como mulheres crentes, preferimos agir sabiamente buscando sempre pacificar os conflitos? ou o contrário, sempre incitando brigas, discórdias, guerras colocando mais lenha na fogueira? Notamos que na passagem descrita diz  que ela gritou, parece até meio contraditório, porém o seu grito tinha outra intenção o de ajudar, resolver, pacificar a questão com sabedoria. E foi assim que ela levou a raiz do problema ao povo que era a presença de Seba naquele local e decidiu  juntamente com o povo que lançassem a cabeça de Seba pelo muro. E a mulher, na sua sabedoria, foi a todo o povo, e cortaram a cabeça de Seba, filho de Bicri, e a lançaram a Joabe; então este tocou a trombeta, e se retiraram da cidade, cada um para a sua tenda, e Joabe voltou a Jerusalém, ao rei. II Samuel 20:22

Que possamos pedir ao Senhor sabedoria, humildade para enfrentar os conflitos de maneira pacificadora assim como a mulher sábia de Abel Bete-Maaca. Amém irmãs.

Tt 3:2 Que a ninguém infamem, nem sejam contenciosos, mas modestos, mostrando toda a mansidão para com todos os homens.

 

Pv 26:21 Como o carvão para as brasas, e a lenha para o fogo, assim é o homem contencioso para acender rixas.

 

1Co 11:16 Mas, se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus.


sábado, 3 de outubro de 2020

Lições das tempestades...

LINK DA MENSAGEM EM ÁUDIO NO YOUTUBE 



Lições das tempestades...

“E logo ordenou Jesus que os seus discípulos entrassem no barco, e fossem adiante para o outro lado, enquanto despedia a multidão”. Mateus 14:22
E o barco estava já no meio do mar, açoitado pelas ondas; porque o vento era contrário”. Mateus 14:24

Luciana dos Santos Macedo Costa 

Irmãs, essa passagem está descrita no Livro de Mateus capítulo 14:22-36 e nela podemos perceber que Jesus Cristo ordenou que os seus discípulos entrassem no barco que mais tarde enfrentariam açoites pelas ondas do mar, pois o vento era contrário... “E o barco estava já no meio do mar, açoitado pelas ondas; porque o vento era contrário”. Mateus 14:24
Neste contexto de toda a passagem, vamos refletir sobre algumas lições que podemos aprender com as tempestades que enfrentamos.
Primeira lição: Jesus já sabia o que os seus discípulos iam enfrentar, como tudo que estar por vir em nossas vidas! Voltemos ao versículo base e observem que Ele ordenou que entrassem no barco, ou seja, é da sua vontade que passemos por tais tempestades!
Notamos que Ele não estava fisicamente dentro do barco com os seus discípulos, mas vamos ver no versículo seguinte que diz que Ele subiu ao monte para orar, e a quarta vigília da noite dirigiu-se para eles andando por cima do mar. “E, despedida a multidão, subiu ao monte para orar, à parte. E, chegada  a tarde, estava ali só. Mas, à quarta vigília da noite, dirigiu-se Jesus para eles, andando por cima do mar”. Mt 14:23-25
Segunda lição: Jesus Cristo pode não estar fisicamente ao nosso lado, mas Ele está orando por nós como orou por eles, intercedendo para que não desfaleçamos e descaiamos da fé “Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles”. Hebreus 7:25
Os discípulos tiveram muito medo de tudo que estavam enfrentando, e o medo fez com que não reconhecem que era Jesus Cristo andando sobre o mar.
Terceira lição: O nosso medo nos distancia e nos impede de confiar na pessoa e no poder de Jesus Cristo “E os discípulos, vendo-o andando sobre o mar, assustaram-se, dizendo: É um fantasma. E gritaram com medo. Jesus, porém, lhes falou logo, dizendo: Tende bom ânimo, sou eu, não temais. Mateus 14:26-27
Quarta lição: Não há tempestade que dure para sempre, um dia, no tempo do Senhor Ele estenderá as suas mãos e irá acalmar todas as nossas tempestades, assim como acalmou a que os seus discípulos enfrentaram “E, quando subiram para o barco, acalmou o vento”. Mateus 14:32
Quinta lição: As tempestades provam a nossa fé e como somos pecadoras, cheias de fraquezas, a nossa fé é ainda muito pequena diante do tamanho que Deus quer que a alcancemos, sendo provadas passaremos a confiar mais em Jesus Cristo e no seu Poder. Ele é o único que pode fazer tudo segundo o seu propósito e vontade nas nossas vidas. Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo; 1Pedro 1:7
Sexta Lição: Não deixemos para buscar o Senhor apenas em altas tempestades, mas que a nossa comunhão e intimidade com o Senhor seja diariamente quando o mar calmo estiver! Amém irmãs.