Prudentes ou loucas?
ENTÃO o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo. E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas. Mateus 25:1-2
Luciana dos santos Macedo Costa
Queridas irmãs, a Parábola das dez virgens que se encontra em Mateus 25:1-13 nos é aberto uma cortina para que entendamos como será o reino dos céus? Observemos irmãs, a colocação do verbo que está escrito no futuro o reino dos céus “será” semelhante a dez virgens que tomando suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo sendo este o próprio Jesus Cristo “ENTÃO o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo” (Mateus 25:1). Cinco virgens foram chamadas de prudentes, pois, estavam com suas lâmpadas preparadas levando o azeite que é o Espírito Santo de Deus, que recebemos quando cremos verdadeiramente no Evangelho da Salvação, somos seladas com o Espírito de Deus e nos tornamos suas filhas! Para participarmos destas bodas temos que está com o azeite em nossa lâmpada que tem a função de iluminar, dá luz ao nosso espírito da mesma forma que o Espírito Santo de Deus ilumina o nosso espírito! Elas foram prudentes também por estarem vigilantes a espera do noivo que é o nosso Senhor Jesus Cristo. “Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas” (Mateus 25:4). Diferentemente as loucas não estavam preparadas com o azeite em suas lâmpadas ou seja, não receberam o Espírito Santo de Deus, não deram ouvido ao Evangelho da Salvação pregado, não Creram no Sacrifício de Jesus Cristo, não foram vigilantes quanto a sua vinda “As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo” (Mateus 25:3). Estas verdades se parecem com o que temos visto e ouvido de muitas mulheres: não conheço a Cristo, não acredito em suas palavras que estão na Bíblia, não creio no sacrifício de Jesus para Salvar os pecadores.
O Espírito Santo é algo que não se pode comprar, nem se pode dividir com ninguém e as loucas achavam que poderiam fazer isto na última hora, só que não foi assim, o noivo chegou e as prudentes entraram para as bodas e as loucas pediram para que abrissem a porta só que a resposta foi bem clara “não as conheço” “E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam” (Mateus 25:8); “E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta. E depois chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos. E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço” Mateus 25:10-12. A hora que Cristo voltar não haverá mais tempo para o arrependimento e crer, pois o dia e a hora de crermos é agora. “Porque diz: Ouvi-te em tempo aceitável E socorri-te no dia a salvação; Eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação” (II Coríntios 6:2).
Que possamos irmãs, sermos como as virgens prudentes e estarmos preparadas com azeite em nossas lâmpadas e vigilantes quanto ao dia do Senhor “O qual também nos selou e deu o penhor do Espírito em nossos corações” (II Coríntios 1:22); “Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens” (João 10:9). “Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir” (Mateus 25:13). Amém irmãs.
Nenhum comentário:
Postar um comentário