domingo, 28 de junho de 2020

Duas mulheres... dois corações!




Duas mulheres... dois corações!
Então vieram duas mulheres prostitutas ao rei, e se puseram perante ele. I Reis 3:16
Luciana dos santos Macedo Costa 
Queridas irmãs, esta passagem está presente no livro de I Reis Capítulo 3:16-28 no tempo em que Salomão era o guia em todo o Israel e Judá (I Reis 1:35), a passagem descreve a atitude do coração de duas mulheres prostitutas que se puseram diante de Salomão para julgar a causa delas. Elas moravam em uma casa e ambas tiveram filhos com uma diferença de três dias apenas e uma das crianças veio a falecer, sendo que a que viu o filho morto trocou a criança pela da outra mulher que estava vivo, a mãe ao acordar percebeu que o seu filho tinha sido trocado! Imaginem irmãs, a dor e a confusão gerada entre as duas mulheres e quem se não o Senhor para fazer justiça para com aquela mãe? “Justiça e juízo são a base do teu trono; misericórdia e verdade irão adiante do teu rosto”. (Salmos 89:14). Deus usou Salomão para julgar a causa delas com sabedoria: quem estava falando a verdade? E a decisão final com quem ficaria a criança... “Então vieram duas mulheres prostitutas ao rei, e se puseram perante ele. E disse-lhe uma das mulheres: Ah! senhor meu, eu e esta mulher moramos numa casa; e tive um filho, estando com ela naquela casa. E sucedeu que, ao terceiro dia, depois do meu parto, teve um filho também esta mulher; estávamos juntas; nenhum estranho estava conosco na casa; somente nós duas naquela casa. E de noite morreu o filho desta mulher, porquanto se deitara sobre ele. E levantou-se à meia-noite, e tirou o meu filho do meu lado, enquanto dormia a tua serva, e o deitou no seu seio; e a seu filho morto deitou no meu seio. E, levantando-me eu pela manhã, para dar de mamar a meu filho, eis que estava morto; mas, atentando pela manhã para ele, eis que não era meu filho, que eu havia tido. Então disse a outra mulher: Não, mas o vivo é meu filho, e teu filho o morto. Porém esta disse: Não, por certo, o morto é teu filho, e meu filho o vivo. Assim falaram perante o rei”. I Reis 3:16-22
O Rei Salomão que tinha um coração sábio e entendido julgou a causa delas pedindo que lhe trouxessem uma espada para dividir a criança e que cada uma ficasse com a sua metade, qual mãe suportaria ver o seu filho dividido ao meio para ficar com uma parte? “A teu servo, pois, dá um coração entendido para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; porque quem poderia julgar a este teu tão grande povo?” I Reis 3:9; “Eis que fiz segundo as tuas palavras; eis que te dei um coração tão sábio e entendido, que antes de ti igual não houve, e depois de ti igual não se levantará”. I Reis 3:12 “Então disse o rei: Esta diz: Este que vive é meu filho, e teu filho o morto; e esta outra diz: Não, por certo, o morto é teu filho e meu filho o vivo. Disse mais o rei: Trazei-me uma espada. E trouxeram uma espada diante do rei. E disse o rei: Dividi em duas partes o menino vivo; e dai metade a uma, e metade a outra. I Reis 3:23-25
Foi então neste momento que Deus sondou os “dois corações” daquelas duas mulheres e elas puderam tirar deles o seu bom tesouro ou o que há de mal nele “O homem bom tira boas coisas do bom tesouro do seu coração, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más”. (Mateus 12:35); A mãe verdadeira da criança, quando soube da possibilidade de seu filho ser partido ao meio e morrer, clamou pedindo para dar o menino vivo, do que vê-lo morto! Esta mulher, tirou das entranhas do seu coração misericórdia e amor pela vida do seu filho! Para ela, era mais importante ele estar vivo, mesmo que fosse no seio de outra mulher! Porém, a outra mulher que tinha um coração má, perverso, invejoso, cruel exclamou NEM TEU, NEM MEU SEJA: DIVIDI-O. O Senhor nosso Deus conhece os corações e o quanto esta mulher era perversa, mentirosa e egoísta! Trazendo para os dias de hoje, quantas mulheres tem se comportado desta forma egoísta, más, de entranhas de maldade, sem amor algum em seus corações com esse comportamento “Nem teu, nem meu...” quando decidem realizar um aborto não se importando com a vida que lá está em seu ventre, abandonam-os em abrigos, desprezando-os e deixando-os entregues ao mundo que jaz no maligno, não se preocupando com a sua alma, não é muito diferente do comportamento desta mulher que viveu no tempo de Salomão! “Mas a mulher, cujo filho era o vivo, falou ao rei (porque as suas entranhas se lhe enterneceram por seu filho), e disse: Ah! senhor meu, dai-lhe o menino vivo, e de modo nenhum o mateis. Porém a outra dizia: Nem teu nem meu seja; dividi-o”. (I Reis 3-26) . Salomão julgou a causa delas com a reta justiça quando provou-as pela atitude dos seus corações. E quem julga as nossas causas irmãs e prova os nossos corações? O nosso Deus Todo Poderoso é quem nos julga com a reta justiça, pois somente ele é o justo juiz!
Que lição irmãs, podemos tirar desta passagem bíblica? Dois corações que foram pesados pelo Senhor, aquela mulher que falou a verdade, tinha entranhas de misericórdia e amor à vida do seu filho e clamou pedindo que não o matasse, mas que o desse vivo, era a sua mãe e recebeu a benção de tê-lo novamente em seus braços pela justiça de Deus. Enquanto a outra mulher pela maldade do seu coração agindo perversamente, com mentiras, egoísmo e soberba recebeu a justa correção do Senhor! “Então respondeu o rei, e disse: Dai a esta o menino vivo, e de maneira nenhuma o mateis, porque esta é sua mãe.
E todo o Israel ouviu o juízo que havia dado o rei, e temeu ao rei; porque viram que havia nele a sabedoria de Deus, para fazer justiça”. I Reis 3-27-28.
Que possamos estar sempre do lado da verdade e ter entranhas de misericórdia e amor confiando plenamente em Deus que é um juiz justo e só ele para julgar as nossas causas! Amém irmãs.
Luciana dos Santos Macedo Costa
Sl 7:11 Deus é juiz justo, um Deus que se ira todos os dias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário