sexta-feira, 13 de março de 2020

Rute... dos campos de Moabe para os campos de Boaz!




Rute... dos campos de Moabe para os campos de Boaz!

“...o teu Deus é o meu Deus”. Rute 1:16
Luciana dos Santos Macedo Costa

Queridas irmãs, esta história é uma das mais belas da Bíblia e em particular uma das que mais amo! Encontramos preciosidades de valores espirituais do relacionamento de duas mulheres Noemi e Rute, a moabita, sua nora e também podemos perceber uma relação de amor, misericórdia, compaixão e bênçãos provenientes do Senhor que estão presentes em cada capítulo descrito. Todo o Livro de Rute é descrito em apenas quatro capítulos, que nos mostram o Pleno Propósito de Deus na vida destas mulheres. Vamos começar entendendo o contexto histórico e bíblico em que se passou a história, na época em que os Juízes jugavam, houve um período de fome na terra e um certo homem chamado Elimeleque juntamente com a sua esposa Noemi e os seus dois filhos Malom e Quilom que eram de Bélem de Judá saíram da sua cidade para os campos de Moabe região mais próspera (Rute 1:1-2). Os  moabitas eram um povo cuja descendência advém do relacionamento incestuoso de Ló e suas duas filhas depois que Sodoma e  Gomorra foram destruídas ficando apenas Ló e suas duas filhas que passaram a  habitar em uma caverna e para conservar a descendência do pai deram-lhe vinho e o embebedaram deitando-se com ele “E conceberam as duas filhas de Ló de seu pai.  E a primogênita deu à luz um filho, e chamou-lhe Moabe; este é o pai dos moabitas até ao dia de hoje” (Gênesis 19:36-37), este povo eram inimigos de povo de Israel,  idólatras de deuses pagãos e eram proibidos de entrar na congregação do Senhor (Deuteronômio 23:3-4). O início da história de Rute é marcado pela morte de Elimeleque e depois de seus dois filhos, que tinham tomado duas mulheres moabitas para se casarem uma delas era Rute e a outra Orfa e ficaram nos campos de Moabe quase dez anos (Rute 1:3-5). Quando Noemi ficou desamparada do seu marido e filhos, pediu para as suas noras voltarem à casa de suas mães, pois, sabia que não tinha como ter mais filhos, pois, já era muito velha, e Orfa a beijou e voltou, mas, Rute se apegou a ela. “Então levantaram a sua voz, e tornaram a chorar; e Orfa beijou a sua sogra porém Rute se apegou a ela” (Rute:1-14).
      Irmãs, precisamos enxergar a grandiosidade que há no relacionamento espiritual entre Noemi e sua nora Rute, sabendo que Noemi era de Bélem e cria no Deus de Israel que é o nosso Deus, enquanto que suas noras eram moabitas e não tinham por deus o Deus de Noemi, pois, os moabitas eram um povo idólatra de deuses pagãs, conseguimos enxergar pelas palavras de Rute que ela passou a crer no mesmo Deus de Noemi certamente ela (Noemi) falava da sua Lei, existência, poder e glória do Deus de Israel durante a sua convivência nos campos de Moabe! Vemos através das palavras de Rute que o relacionamento espiritual entre Noemi e Rute estavam enraizados no Senhor Todo-Poderoso, quando ela se apegou a Noemi, pois, o Deus de Noemi era agora o Deus de Rute  e o que as unia era muito além de um parentesco entre sogra e nora! E estas foram as palavras que Rute proferiu do seu coração dizendo que não a abandonaria, nem deixaria de segui-la, aonde ela fosse ela iria, aonde ela pousasse ela pousaria, o povo de Noemi seria o seu povo e por fim a última declaração a mais linda e expressiva de todas irmãs que foi: o Teu Deus é o meu Deus “Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus; Onde quer que morreres morrerei eu, e ali serei sepultada. Faça-me assim o SENHOR, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti” (Rute 1: 16-17). Notamos irmãs, como Rute passou a crer no Deus de Noemi e demonstrou virtudes da natureza Espiritual de Deus, cheia de misericórdia, compaixão e amor por sua sogra. As atitudes de Rute são de uma compaixão tão grande e de uma entrega e amor sacrificial por sua sogra, a qual não tinha pela sua idade condições de se sustentar, nem trabalhar, assim eram as viúvas naquele tempo. Mas o Senhor escolheu a Rute para apergar-se a Noemi e assim as duas voltaram para Bélem no tempo na colheita das cevadas para que se cumprisse o Pleno Propósito de Deus na vida dessas mulheres  (Rute 1:22).
        Agora em Bélem, Rute nos mostra irmãs, mais uma das suas virtudes ela era uma mulher que tinha coragem para trabalhar, logo cedo foi apanhar espigas no campo e este campo era de um homem chamado Boaz que era da família de Elimeleque esposo de Noemi “E Rute, a moabita, disse a Noemi: Deixa-me ir ao campo, e apanharei espigas atrás daquele em cujos olhos eu achar graça. E ela disse: Vai, minha filha; Foi, pois, e chegou, e apanhava espigas no campo após os segadores; e caiu-lhe em sorte uma parte do campo de Boaz, que era da família de Elimeleque (Rute 2:2-3), era do costume judaico tudo que fosse colhido e porventura esquecido ao chão ficava destinado às viúvas e órfãos (Deuteronômio 24:19-21). Segundo o Pleno Propósito de Deus, Rute achou graça aos olhos de Boaz, pois, ele viu em Rute uma mulher com qualidades admiráveis de uma mulher virtuosa, pois, não abandonou sua sogra Noemi e estava apegada a ela, quando veio para um povo que não conhecia,  deixando seus pais e sua terra “Então ela caiu sobre o seu rosto, e se inclinou à terra; e disse-lhe: Por que achei graça em teus olhos, para que faças caso de mim, sendo eu uma estrangeira? E respondeu Boaz, e disse-lhe: Bem se me contou quanto fizeste à tua sogra, depois da morte de teu marido; e deixaste a teu pai e a tua mãe, e a terra onde nasceste, e vieste para um povo que antes não conheceste” (Rute 2:10-11). Diante de toda a demonstração de misericórdia, compaixão e amor de Rute, Noemi usando de íntima gratidão não descansou em fazer de tudo para que Rute ficasse bem “E DISSE-LHE Noemi, sua sogra: Minha filha, não hei de buscar descanso, para que fiques bem?” Rute 3:1, orientou a Rute a descer a eira e deitar-se aos pés de Boaz para que ele fosse seu remidor, sendo um costume judaico que o parente mais próximo se casaria com a viúva e lhe suscitar descendência (Deuteronômio 25:5-6), assim Boaz o fez diante de todos os anciões que tomaria por mulher a Rute, a moabita e com ela o Senhor a fez conceber e dar á luz um filho chamado de Obede e esse é pai de Jessé que é pai de Davi. “Ele te será por restaurador da alma, e nutrirá a tua velhice, pois tua nora, que te ama, o deu à luz, e ela te é melhor do que sete filhos” Rute 4:15; E as vizinhas lhe deram um nome, dizendo: A Noemi nasceu um filho. E deram-lhe o nome de Obede. Este é o pai de Jessé, pai de Davi (Rute 4:17).           
           O Pleno Propósito final de Deus para Rute foi fazer com que saísse dos campos de Moabe e fosse para os  campos de Boaz e em sua eira aos seus pés dizer que ele seria o seu remidor! Que perfeição e providência irmãs, imaginar que uma estrangeira, vinda de povos inimigos, recebeu e creu no Deus de Israel o nosso Deus para cumprir o Pleno Propósito que dantes Ele tinha anunciado que Cristo viria da descendência de Davi, sendo Rute, a moabita, sua bisavó. Quantas bênçãos nesta linda passagem bíblica no qual vemos a mão do Senhor operando para que se cumpra os seus propósitos na vida daqueles que o temem. De sorte que todas as gerações, desde Abraão até Davi, são catorze gerações; e desde Davi até a deportação para a Babilônia, catorze gerações; e desde a deportação para a Babilônia até Cristo, catorze gerações. Mateus 1:17; Não diz a Escritura que o Cristo vem da descendência de Davi, e de Belém, da aldeia de onde era Davi? Jo 7:42; Lembra-te de que Jesus Cristo, que é da descendência de Davi, ressuscitou dentre os mortos, segundo o meu evangelho; II Timóteo 2:8; Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã. Apocalipse 22:16

Rute irmãs, foi uma nora segundo a descrição bíblica melhor do que sete filhos! Quantas virtudes enxergamos em uma só mulher: misericórdia,  compaixão, amor sacrificial, fidelidade, coragem, força! *Tenho essa história como uma das que mais amo, pois, a tenho como um pedaço de mim por uma convivência amorosa em Cristo Jesus com a minha sogra que há 26 anos que estou apegada a ela e ela a mim e o Deus dela é o meu Deus. Amém irmãs.


2 comentários: