sábado, 23 de maio de 2020

A excelência de uma Mulher!




A excelência de uma Mulher!

 

Muitas filhas têm procedido virtuosamente, mas tu és, de todas, a mais excelente! Provérbios 31:29

Luciana dos Santos Macedo Costa

 

Queridas irmãs, a Bíblia descreve a Mulher virtuosa de Provérbios 31 como sendo a mais excelente entre muitas filhas de Deus! Quanta honra para esta mulher receber essa menção. Se atentarmos bem irmãs, para o versículo iremos nos deparar com a palavra “excelente”, sabemos que o excelente se sobrepõe ao que é simplesmente bom e ótimo, ou seja, ela foi uma mulher que não se conformou em ser apenas uma boa filha de Deus, uma boa esposa, uma boa mãe, e uma boa serva, mas, ela se dedicou a ser a mais excelente! A mulher virtuosa foi notavelmente excelente, tornando-se um exemplo de mulher a ser seguido por nós, pela sua excelência em tudo o que fazia, o seu modo de agir e de pensar. “Muitas filhas têm procedido virtuosamente, mas tu és, de todas, a mais excelente. Provérbios 31:29.  

Dentre algumas virtudes “excelentes” de uma mulher, filha de Deus, podemos destacar  várias qualidades como por exemplo:

·     Aquela que é fidedigna as suas responsabilidades, segue  a verdade, a justiça e age com diligência e coragem sempre;

·        De caráter que busca a perfeição e separação em seu modo de viver;

·        Sábia e prudente no que faz e no que é;

·    Aquela que anda dignamente com Deus, que o honra seguindo seus ensinamentos, sendo firme e constante sempre;

·         Aquela que cumpre e aceita a vontade de Deus;

·         Que tem o amor divino em seu coração;

·         Prima pela excelência nas suas habilidades;

·         De um espírito excelente.

Quantos exemplos de virtudes “excelentes” para nós, filhas de Deus, seguirmos! A Mulher virtuosa irmãs, agiu, seguiu simplesmente conforme a Palavra de Deus nos exorta e orienta a buscarmos as coisas excelentes que são do agrado e alegria do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo! “Porventura não te escrevi excelentes coisas, acerca de todo conselho e conhecimento”. Provérbios 22:20. O adjetivo excelente quando é usado é notavelmente superior ao que é simplesmente bom ou ótimo, ou seja, Deus quer que nos esforcemos a buscarmos a excelência em toda a nossa vida cristã, Ele nos pede para procurarmos com zelo os nossos melhores dons, para podermos conhecer um caminho mais excelente, como filhas de Deus, seja no matrimônio, na educação dos nossos filhos, como suas servas, usando os dons dados por Deus para honrá-lo e glorificá-lo. “Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente”. I Coríntios 12:31.

A Mulher virtuosa conheceu este caminho, mais excelente, irmãs! Certamente que não foi um caminho fácil, sem sofrimentos, sem tribulações, mas com muito trabalho diário, fortalecia os seus braços, estava atenta a tudo e a todos, cingia os seus lombos de força, estendia a sua mão aos necessitados, abria a sua boca com sabedoria era temente a Deus! O caminho excelente que ela percorreu foi de ser louvada pelos que a cercavam marido e filhos e pode ser chamada de bem-aventurada!

Que possamos irmãs, olhar para a excelência da Mulher virtuosa e procurar andar também neste caminho da excelência passando a aprovar apenas as coisas excelentes, sendo sinceras e sem provocar escândalos contra Deus, nossa família, nossos irmãos ou na igreja de Jesus Cristo. Submetendo-nos a vontade de Deus e nos instruindo a cada dia na sua lei. “Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo”. Filipenses 1:10. “E sabes a sua vontade e aprovas as coisas excelentes, sendo instruído por lei”. Romanos 2:18. Amém irmãs.

 

2Co 9:14 E pela sua oração por vós, tendo de vós saudades, por causa da excelente graça de Deus que em vós há.

Pv 12:26 O justo é mais excelente do que o seu próximo, mas o caminho dos ímpios faz errar.

Pv 16:16 Quão melhor é adquirir a sabedoria do que o ouro! e quão mais excelente é adquirir a prudência do que a prata!

Jr 2:21 Eu mesmo te plantei como vide excelente, uma semente inteiramente fiel; como, pois, te tornaste para mim uma planta degenerada como vide estranha?

Dn 6:3 Então o mesmo Daniel sobrepujou a estes presidentes e príncipes; porque nele havia um espírito excelente; e o rei pensava constituí-lo sobre todo o reino.

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário